Translate

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

# A escrava do estado islâmico # Campos na Síria

É mau! É duro! Mas é real!

Recentemente li o livro "Escrava do Estado Islâmico" de Jinan Badel e Thierry Oberle e ao mesmo tempo (mera coincidência), li uma reportagem sobre a realidade de muitas mulheres que vivem em campos na Síria e fiquei chocada com a realidade que se vive em pleno século XXI.

É mau! É duro! Mas é real!

A primeira coisa que me veio à cabeça quando acabei de ler o livro "Escrava do Estado Islâmico" foi que a realidade que se fala e parece tão má é ainda mais negra quando contado na primeira pessoa. Quando estava a ler, eu sentia que estava a ler um relato de algo que se passou à muitos anos, mas a realidade era mais chocante, tudo aquilo que Jinan relata aconteceu apenas em agosto de 2014, ou seja foi apenas há 9 anos!

Foi um exercício duro, tinha que dizer a mim mesma que os relatos que estava a ler tinham apenas 9 anos, e isso fazia com que cada relato fosse mais duro. É mais fácil ler quando as coisas más aconteceram à vários anos, numa época primitiva, mas não, esta era uma das realidades do século XXI: mulheres são vendidas todos os dias, como escravas. 
O motivo? Apenas a religião!
 

Neste livro compreendemos o quanto as minorias religiosas curdas são consideradas inferiores, os homens são mortos, ou mantidos em prisões (onde acabam por morrer), aos jovens é feita uma lavagem cerebral para que se tornem membros do estado Islâmico, e as mulheres são vendidas como escravas. 
Vendidas! Em pleno século XXI milhares de mulheres são raptadas, são vendidas, mantidas cativas por elementos do estado Islâmico, são maltratadas e reduzidas à escravidão sexual.
Este é um livro pequeno mas denso, inquietante pois relata uma realidade que acontece mesmo por baixo do nosso nariz. Nunca tinha pensado tão profundamente na realidade destas mulheres, nunca pensei que seria tão mau, tão bárbaro, tão real... E o pior é que não tem fim à vista, porque o Estado Islâmico é algo tão denso, algo que os elementos interiorizam de tal maneira, que sempre que um morre, mais dois ou três se convertem... Aquilo é uma fábrica de criar pessoas odiosas que detestam tudo aquilo que não igual e não defende a sua religião.

Este livro foi um verdadeiro abrir de olhos para uma realidade que muitas pessoas desconhecem realmente. É mau! É duro! Mas é real.

E tu, já leste este livro? O que achaste? partilha nos comentários e no facebook, a tua opinião sobre este assunto.

34 comentários:

  1. Não conhecia, mas vou levar a sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Eu nunca vou estar preparada para ler rum livro com relatos tão reais, meu coração sempre chora!
    Obrigada pela indicação!

    Beijos
    https://www.blogdathaiara.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente é uma realidade em muitos países islâmicos. Não li o livro. Mas é sem dúvida uma excelente proposta literária.
    Excelente partilha, amiga Teresa.
    Votos de um excelente fim de semana!
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  4. Já tinha ouvido falar, mas confesso que nunca me deu para ler
    Vou levar a dica
    Nem tudo é como imaginamos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novo Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Gostei do seu poste, existe muitos artigos em seu blog relacionado a este que acebei de ler gostei de seu blog. Meu Veja os ganhadores

    ResponderEliminar
  6. Muy interesante. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  7. Muito mau, mas quando uma Europa os aceita
    Que dizer?!
    Beijinhos e bom fim de semana
    Há uma frase no meu blogue hiper, mega fabulosa "Eles não são todos iguais"

    ResponderEliminar
  8. Nunca li! Às vezes faz falta leituras assim, para nos abrir os horizontes e, ao mesmo tempo, dar-mos graças ao que temos!

    ResponderEliminar
  9. It is awful and thank goodness someone is drawing attention to it, but these people have no hope if no one helps them

    ResponderEliminar
  10. Não li essa obra, mas uma outra mais ou menos parecida que chama Cidade do Sol, sobre a realidade de mulheres afegãs. Bem chocante.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não conheço a obra que referes, mas fiquei com curiosidade de ler, são realmente realidades muito duras!

      Eliminar
  11. A mulher islâmica só serve para o homem se satisfazer e ter filhos. Nada mais. Para o homem islâmico a mulher é apenas um objeto e não um ser humano. Malditos sejam. Cobardes.
    .
    Um feliz domingo e semana que se segue.
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
  12. E mais recentemente em certos países, baniram salões de beleza e passeios nos parques... basicamente, às mulheres só lhes é permitido respirar, e procriar sem assistência hospitalar... sempre sem sair de casa... pois retiraram-lhes todos os motivos para sair de casa... como exercer profissões, ou frequentar escolas...
    E estas medidas mais duras, agudizaram-se nos últimos 2 ou 3 anos...
    Ainda não li o livro mencionado, mas o título não me é estranho...
    Tais realidades, são apavorantes mesmo!
    Beijinhos! Bom final de domingo!
    Ana

    ResponderEliminar
  13. Confesso que ainda não li!

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. Nice blog and particularly this topic is very helpful for beginners like me at tabonitobrasil.tv that looking information about blog commenting sits for their backlinks. Thanks for outstanding sharing and really appreciable.

    ResponderEliminar
  15. Hello!
    I haven't read this book but now I know I need to read it. Thank you for your entry!
    Greetings from Poland!

    ResponderEliminar
  16. Deve trazer a realidade nua e crua. Adorei a resenha que você trouxe sobre esse livro.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO do dia 21 de agosto à 14 de setembro, mas comentarei nos blogs amigos nesse período. O JJ, portanto, está cheio de posts legais e interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Instragam