Translate

terça-feira, 17 de março de 2020

# casa # covid-19

COVID-19 | O que fazer em casa com as crianças durante o isolamento

Com o encerramento da escolas, e com as recomendações da direção geral de saúde para que se evite ao máximo sair de casa, é provável que muitos pais, não saibam, o que fazer com os filhos durante estes dias de isolamento.
Apesar de parecer difícil, acreditem que não o é... Pode ser um pouco mais cansativo, mas como diz o ditado, o que tem de ser tem muita força, por isso toca a usar a imaginação e aproveitar bem estes dias em família para fazer algumas atividades tais como:
1. Estudar as matérias da escola
Dependendo da idade as matérias escolares podem variar, mas nada como tirar uma ou duas horas por dia para reler os livros, ou resumir alguma matéria. 
Se a criança andar no secundário, o ideal é estudar duas a três disciplinas por dia, sendo que pode dividir o horário de estudo em duas horas de manhã e duas horas de tarde, ou então, estudarem só de manhã ou só de tarde. Deixem que as crianças criem os seus horários de estudos, mas mantenham a vossa orientação.

2. Aprender a cozinhar
Ajudar a fazer o almoço/jantar é uma forma de aprendizagem e uma maneira de os manter ocupados. De acordo com a idade eles podem ter tarefas mais ou menos complexas, mas a ideia é que eles aprendam a fazer as coisas mais simples na cozinha, como cozer arroz ou massa, grelhar um bife... Mas sempre com a companhia e ajuda de um adulto.

3. Fazer um bolo
Não é algo para se fazer todos os dias, mas uma vez por semana, a tarde pode ser aproveitada para fazer um bolo. Um bolo de iogurte, pode ser um excelente exemplo de como reaproveitar e fazer "multiplicar" os alimentos. Expliquem que um iogurte só daria para uma pessoa, mas se juntarem mais alguns ingredientes, podem fazer uma sobremesa para toda a família.

4. Tempo de leitura
Tirar uma ou duas horas por dia para ler é sempre tempo bem gasto. Se os vossos filhos dizem que não gostem de ler, vejam com eles algumas opções de leitura diferente. Às vezes as crianças não gostam de ler porque andam a ler as coisas erradas.

5. Ajudar nas tarefas de casa
Mais uma vez, dependo das idades as tarefas devem ser ajustadas, mas existem coisas muito simples que qualquer criança pode fazer (mesmo que mal) para ajudar, e para aprender a participar na vida doméstica da casa. Arrumar os seus brinquedos deverá ser uma das primeiras tarefas.

6. E porque não aprender física e química com experiências caseira?
Existem várias experiências caseiras que podem ser feitas em família, além de divertidas, elas ajudam a aprender.

7. Escrever cartas
Se a criança já sabe escrever, peça a ela para escrever um diário a relatar os seus dias e a experiência de isolamento para mais tarde recordar. Pode também desafia-lo a escrever cartas para os amigos.

Espero que tenham gostado das sugestões, e que por ai esteja tudo bem. 
Contem-me lá como está a ser a vossa experiência com o COVID-19? Ainda estão a trabalhar? Estão em casa com os mais novos?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

18 comentários:

  1. As dicas são fascinantes. Agora serem cumpridas onde existam duas ou mais crianças é que já é um problema e grande. As pais inventam jogos, compram telas e folhas de desenho, incentivam-nas a estudar, a jogarem futebol com o gato, etc etc etc.
    Acontece que a criança não vê nos pais aquela pessoa que se chama: Professor/a. Daí a dificuldade, lol

    Mas pronto. Arranja-se sempre qualquer coisa para os entreter....Mas anotei as dicas...,

    Uma semana feliz

    ResponderEliminar
  2. Só é necessário ser-se um pouco criativo, porque há imensas atividades para se fazer com os mais pequenos, em casa.
    Boas dicas!

    ResponderEliminar
  3. Tudo bons conselhos. Resta fazê-los cumprir, é so o que lhes apetece, lool

    -
    Nesta senda feita de curvas e rectas
    -
    Beijos e uma excelente noite!

    ResponderEliminar
  4. Posso te dizer que são boas dicas mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas. Por cá estamos resguardados. A minha filha está a ter diariamente uma aula on line e os professores vão passando trabalhos para fazer.

    ResponderEliminar
  6. muy buenos consejos para entretener a los peuqes, ANIMO a todos.

    ResponderEliminar
  7. E a rapaziada pequenina
    destes tempos
    adapta-se, colabora mais
    nestes momentos
    que com sabedoria e alegria
    são fenomenais-,º```````

    Beijinhos e um belo dia Primaveril Teresa.

    ResponderEliminar
  8. Tudo o que está relacionado com a escola eles têm de fazer, até porque estão em contacto constante com professores e têm sempre muito para fazer, além de prazos estipulados para entregar os ditos trabalhos.

    ResponderEliminar

Instragam