Translate

sexta-feira, 13 de março de 2020

# covid-19 # pessoas

Não sei se tenho mais medo do COVID-19 ou se do povo português

Durante algum tempo tentei não falar no assunto, primeiro porque não sou especialista e segundo, já existem tantas informações sobre o assunto pela internet e pelas redes sociais que eu seria apenas mais uma a falar do COVID-19.
Contudo e devido aos últimos acontecimentos, senti que deveria falar do assunto, não pelo próprio vírus, mas acima de tudo por causa das atitudes que o povo português tem vindo ter nos últimos dias.
O COVID-19 é grave, e é bom que as pessoas tirem da cabeça que esta é apenas uma gripe. Existem grupo de risco, e uma capacidade de contaminação muito grande, por isso é obrigação de todos cuidarmos da nossa sociedade, dos nossos amigos e da nossa família. Várias pessoas não fazem parte dos grupos de risco, mas as regras de isolamento também se aplicam a elas pelo simples facto de que elas são o principal veículo de transmissão para aqueles que podem (e infelizmente vão morrer) com o vírus.
Incomoda-me muito esta postura do "quem vier depois que feche a porta", até lá quantas pessoas já não foram contaminadas? Isto não é algo que vai acontecer apenas aos outros. Sejam espertos e pensem um pouco, isto é matemática pura e simples, se numa semana foram infetadas 60 pessoas, em duas semanas são 120, em quatro semanas vão ser 240 e por ai a fora. Ninguém aqui é um super herói para não sofrer com as consequências disto, por isso parem de se comportar como tal.

Este comportamento animalesco que algumas pessoas estão a ter assusta-me mais do que vírus... Esvaziar supermercados? Isso é mesmo a politica do chicoespetismo que tanto irrita. Quer dizer, só porque meia dúzia de idiotas tiveram tempo (se calhar porque até estavam de quarentena) e dinheiro para fazer compras, decidiram invadir os supermercados e comprar todos os bem essenciais? Abram a pestana, esses bens são necessários a toda a gente e vocês apesar de terem tempo e dinheiro não são mais do que ninguém. Além disso, lembrem-se que vários médicos, paramédicos, enfermeiros entre outros, não tiveram tempo de fazer compras essenciais, porque estavam a salvar vida... Mas vocês não querem saber porque não era a vossa vida que estava em jogo, não é? Só espero que se um dia for a vossa vida, o médico decida faltar ao trabalho para ir comprar papel higiénico para a toda a família, e aproveitar a promoção dos 50% antes que seja tarde de mais.

É estúpido e egoísta, comportem-se como seres civilizados que dizem ser, e tenham a maturidade de pensar além do vosso umbigo. Sinceramente, não sei do que é que devo ter mais medo, se do vírus, se das pessoas que estão a ter estes comportamentos absurdos.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

16 comentários:

  1. Esta pandemia é grave, mas torna-se ainda pior por causa da irresponsabilidade de algumas pessoas :/

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde:- Esta situação do coronavírus é mais grave que aquilo que, infelizmente, muitas pessoas o pensam. parece que algumas pessoas, como vi hoje, quando tossem, brincam dizendo para os amigos que os acompanham que estão com o coronavírus. Não deveriam brincar com uma doença tão séria como esta. Muitos como diz e bem, vão morrer. Respeitar a doença é respeitar-se a si mesmo e, essencialmente, respeitar os outros
    .
    Cumprimentos poéticos
    .
    ^^^ A jovem solitária - O Mar e o Pôr-do-Sol ( Poetizando e Encantando. ^^^

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente com o teu texto! Enfim, tristes...
    -
    Arrepiam-me tuas palavras saídas d'alma.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. A irresponsabilidade de uns e o egoísmo de outros matam tanto ou mais que o vírus.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Isso é uma coisa muito seria, as pessoas não estão levando muito sério.
    Aqui no Brasil já são 151 casos confirmados, fora outros que ainda não receberam o resultados. As pessoas precisam se conscientizar mais.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  6. A começar pelo exemplo
    de Governo incompetente
    que nem agora controla
    os Aeroportos e fronteiras
    que povo fica contente ?
    E é verdade
    a incerteza do presente e do futuro
    preocupa, mas
    esperemos com serenidade
    dias melhores
    e até um bom fim de Semana
    sossegado
    pra todos -,*)))))

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Acho que esses comportamento, além de serem causa da estupidez e do egoísmo, também são causados em grande parte pelo exagero que a comunicação social passa cá para fora. Ainda assim, concordo com o que disseste.

    ResponderEliminar
  8. Também estou assustada e as pessoas parece que não têm noção ..

    ResponderEliminar
  9. Acredita que não é só o povo português... aqui no uk ainda não decretado estado de lock down :/

    ResponderEliminar

Instragam