sexta-feira, 8 de novembro de 2019

# capela # cidade

Uma tarde no Largo de Santa Catarina

No outro dia, perguntei ao meu pai se ele conhecia algum lugar bonito na cidade do Porto. Expliquei que queria algo bonito, mas pouco conhecido, ele não só me deu a morada como me levou lá e eu fiquei rendida.
Apesar de a Capela de Santa Catarina em Lordelo do Ouro constar em alguns roteiros de miradouros a verdade é que este lugar acaba por ser um pouco desconhecido, para as pessoas da própria cidade e ignorado pelos turistas.
Atualmente apesar de o acesso não ser o melhor nem o mais fácil, já é possível visitar um miradouro renovado e devidamente sinalizado.

Assim que chegamos ao largo saltei para fora do carro com a máquina fotográfica na mão, mas não consegui tirar uma única fotografia, estava perplexa com a paisagem que se estendia à minha frente. Consigo ver algumas casas e quintais por baixo de mim, mas a paisagem depois disso é algo de cortar a respiração e que me deixou a pensar "é por isso que eu amo esta cidade"!
No miradouro conseguimos ver a bifurcação entre o Rio Douro e o mar. Nas nossas costas a Capela de Santa Catarina ergue-se, no telhado temos cruzes e a ladear a porta estão imagens em azulejo.
A Capela de Santa Catarina foi construída nos finais do século XIV em terreno que teriam sido doados por D. João I. Desde sempre que este edifício está ligado à marinha e à pesca, sendo que a capela foi construída naquele lugar como patrono de boa sorte para os pescadores da zona.

Infelizmente no dia em que visitei o largo de Santa Catarina a Capela estava fechada, mas mesmo assim, não deixei de me render ao seu encanto. Aquele edifício que durante anos foi uma espécie de farol para os pescadores locais, é agora um dos mais belos lugares da cidade, escondido aos olhos de muitos.

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

13 comentários:

  1. Deve ser uma cidade linda... cheia de cantos a serem explorados...
    Uma cidade cheia de histórias...contos, poesias...
    Bem portuguesa!!!
    Sonho conhecer!!!

    ResponderEliminar
  2. Passaste uma tarde no lago,
    porque estás tão pensativa
    não terá sido do teu agrado
    ou será que estás comovida?

    Boa noite, bons sonhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Nunca tinha ouvido falar e estive no Porto o ano passado (adorei, btw)! Sem dúvida que nunca próxima visita vou procurar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou de cá e desconhecia completamente (até tenho vergonha)!

      Eliminar
  4. Porto é bem bonito para conhecer novos lugares
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Adorei :) a Julgo que o meu pai já me tinha falado deste sítio escondido da nossa cidade, quando for só Porto tenho de ir aqui :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Há muito que não o visito e penso que nunca tirei fotos! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oh então tens que visitar em breve, vou adorar ver as tuas fotografias lá!

      Eliminar

Instragam