Quem me segue pelas redes sociais deve ter reparado que no mês passado a BFF esteve em Portugal e que decidimos aproveitar o tempo agradável para irmos fazer um passeio em nome dos bons velhos tempos. O destino escolhido foi o Santuário Bom Jesus de Braga.
Conhecido também como o Santuário do Bom Jesus do Monte, situasse no concelho de Braga e fica também nas proximidades do Santuário de Nossa Senhora do Sameiro.
Este é um santuário católico dedicado ao Senhor Bom Jesus e é constituído por um conjunto arquitetónico paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).
Acredita-se que a primeira ocupação deste local remonte ao início do século XIV, quando alguém terá erguido uma cruz no alto do monte Espinho.
Já no ano de 1373 é mencionada uma ermida no local, sob a invocação da Santa Cruz. Esta ermida terá estado anexa à paróquia de Tenões.
Posteriormente, este tornou-se num local de devoção e peregrinação das gentes da região de Braga, e em 1494 foi erguida uma segunda ermida, por iniciativa do então Arcebispo de Braga, D. Jorge da Costa.
Só em 1522 é que foi erguida uma segunda Ermida por iniciativa do deão da Sé de Braga, D. João da Guarda, período em que se registou um aumento da devoção no local.
Foi só a partir de 1722, que o então Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, concebeu e iniciou um grande projeto que deu origem no atual Santuário.
Quem visita o Santuário do Bom Jesus pode deixar-se fascinar pela Basílica do Bom Jesus, projetada pelo Arquiteto Carlos Amarante. A basílica dispõe de uma planta em forma de uma cruz latina, sendo desta forma um dos primeiros edifícios de estilo neoclássico de Portugal.
Mas se existe algo que nos fascina pela sua imponência são as famosas escadarias, que vencem um desnível de 116 e estão divididas em três lanços: O Escadório do Pórtico, a escadaria dos Cinco Sentidos e a escadaria das três Virtudes.
Mas se os 581 degraus são demais para vocês, então façam a subida pelo funicular que liga a cidade de Braga ao Santuário do Bom Jesus, que atualmente é o mais antigo do mundo a utilizar o sistema de contrapeso de água.
E se isto ainda não chega para vos fascinar, então visitem o parque que é constituído numa área arborizada com diversos jardins e lagos artificiais, estabelecimentos de restauração e praças como o Terreiro dos Evangelista, entre outras infraestruturas de cortar a respiração.
Nunca é demais referir que o Bom Jesus de Braga está classificado como Monumento Nacional e declarado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.
Se não tiveram a possibilidade de conhecer este fabuloso lugar, então preparem as vossas coisas, pois vale a pena perder um dia por lá.
E vocês, já conheciam o Bom Jesus de Braga? O que acharam?
Acompanhem as novidades através do
Facebook | Instagram | Twitter |
Translate
quinta-feira, 17 de outubro de 2019
# bom jesus de braga
# braga
Uma Tarde no Bom Jesus de Braga
turismo
Etiquetas:
bom jesus de braga,
braga,
onde ir,
Santuário,
turismo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Já visitei algumas vezes e não paro de ficar maravilhada *-*
ResponderEliminarComo eu te entendo!
EliminarPor acaso conheço e é um lugar encantador! :D
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
É um lugar bem bonito para se conhecer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Acredita que é mesmo!
EliminarConheço muito bem em porque Braga foi onde cresci. Logo que o tempo ficava bom, ao fim de semana, ia com o meu pai para o Bom Jesus passear. Havia aí um parque infantil que eu adorava, assim como os passeios de barco no lago, e só tinha medo era dos cisnes, um preto em particular, que morava noutro lago, pequeno, pois uma vez ele mordeu as calças do meu pai e não as largava!Também ambicionava crescer para poder fazer um passeio a cavalo, mas viemos embora e isso nunca cheguei a fazer. Visitei há alguns anos e para minha felicidade estava igual ao que recordava. Vale muito a pena conhecer, sim, gostei de ler e espero que motive as pessoas a irem até lá...
ResponderEliminarÉ caso para dizer que cresceste num bonito lugar!
Eliminarque lugar mais lindo! adorei seu post cheio de fotos e informações e poder conhecer um pouco mais desse lugar
ResponderEliminarwww.tofucolorido.com.br
www.facebook.com/blogtofucolorido
Fico feliz que tenhas gostado do post!
EliminarNão conheço, mas também não é das coisas que mais goste de visitar :) preferia ficar nos jardins lol sabes que monumentos e afins, não é bem o meu género. Mas fizeste muito bem, nem todos podem nem devem gostar do mesmo né?
ResponderEliminarBjxxx
Sim, ainda bem que não gostamos todos do mesmo!
Eliminarque lugar lindo.
ResponderEliminarbjsss
www.andressamonteiro.com
Já lá estive e é um lugar de grande beleza, aproveito para desejar um bom fim-de-semana.
ResponderEliminarAndarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Olhares lindos de um lugar que gosto muito!!!
ResponderEliminarBj
É um sitio lindo, por isso foi um belo passeio! :) Beijinhos
ResponderEliminar--
O diário da Inês | Facebook | Instagram
Foi mesmo!
EliminarTambém já lá estive e é bastante bonito.
ResponderEliminarAdorei as fotos, já visitei muitas vezes na minha infância, que saudades :)
ResponderEliminarBeijinhos*