terça-feira, 23 de julho de 2019

# Basileia # cidade

Sobre as minhas férias... (4ªParte)

Tenho demorado tanto tempo a fazer os posts sobre as minhas férias na Alemanha que daqui a nada estou nas minhas outras férias e ainda não vos contei tudo sobre estas...
Num dos dias que estive de férias com a BFF na Alemanha, decidimos fazer algo diferente, por metemo-nos no carro e partimos rumo a Basileia, na Suíça.
A minha primeira reação sobre a cidade foi que ele em certos aspetos me lembrava o Porto, muito movimento, e uma mistura de arquitetura moderna com arquitetura medieval.
Para quem não sabe a Basileia é considerada a capital cultural da Suíça, e é banhada pelo Reno. Tive a sorte de atravessar as duas pontes principais, e me deixar fascinar pela paisagem. De um lado a zona histórica com edifícios de construção mais antiga, do outro lado, uma realidade mais metropolitana e atual. Esta divisão é conhecida como a Grande Basileia (Gross Basel) e Pequena Basileia (Klein Basel).
Infelizmente, e apesar do calor, tivemos o azar de apanhar bastante chuva (acreditem ou não a nossa visita a Basileia até teve direito à queda de granizo). Também não tivemos tempo para visitar nenhum dos 40 museus que existem na cidade, nem as famosas Muralhas da cidade, isso teve mesmo que esperar para uma segunda visita. Mas não vai ficar esquecido numas outras férias!
Basileia é maioritariamente dominada pela língua alemã, mas também se fala francês e os locais têm um dialeto – Baseldytsch – suíço-germânico, similar ao alsácio.
Facilmente se conhece a cidade caminhando a pé através ruas pequenas, estreitas e muito pitorescas com recantos de encantar. Parece que existe sempre um canto, uma escadaria ou lugar escondido, que nos vais trazer sempre muitas surpresas.
Na Basileia encontramos ainda canais de água (não tão grandes como os de Veneza) que estão junto às casas, obrigando os moradores a terem carro de um lado e barco nas traseiras.
Confesso que estou ansiosa por uma nova oportunidade de lá voltar, existe muita coisa que infelizmente não tive a oportunidade de ver durante estas férias. Contudo se tal como eu, estão a pensar voltar ou lá ir pela primeira vez, lembrem-se que a Suíça é um dos países mais caros da Europa, por isso tenham este fator em consideração quando estiverem a planear a vossa visita.

Espero que tenham gostado deste post sobre as minhas férias. Já alguém aqui visitou a Basileia? Se sim, o que acharam? Se não, gostavam de visitar?

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

20 comentários:

  1. Não conheço, mas gostava, aliás, eu gostava de conhecer tudo😄
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Nossa que lugar bonito para conhecer, gostei de ver como tem sido as tuas ferias
    Muito obrigada pela visita volta sempre adorei
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Senti-me quase a passear ao teu lado. Tão bom!

    ResponderEliminar
  4. Nunca saí de Portugal e vou te ser sincera, se fosse para outro país passar férias, teria que ser para a praia lool ( sei que tens lá a tua melhor amiga e entendo-te). Mas como cá temos excelentes praias e clima, acho que não iria.
    Vê-se que estavas feliz e isso é o que importa :)
    Bjxxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois lá isso é verdade para amantes de praia (que não é o meu caso), Portugal é um otimo destino!

      Eliminar
  5. Basileia é uma cidade muito bonita, aproveito para desejar a continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  6. Belos e bons momentos por certo Teresa a ver pelos olhares... Bj

    ResponderEliminar
  7. E continuas a deixar-me com saudades da Alemanha :) Que fotos inspiradoras :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. Pelas fotos, parece mesmo ser um local que vale a pena visitar.

    ResponderEliminar

Instragam