quarta-feira, 3 de abril de 2024

Decoração sustentável para as zonas exteriores

A Primavera já nos brinda com os seus dias de sol e temperaturas amenas e apetecem os momentos de lazer no exterior.

Nada mais apropriado, como tema para este mês, do que sugestões de decoração sustentável para varandas, terraços e pátios.

Decoração sustentável para as zonas exteriores 

Para as nossas propostas baseamo-nos nos seguintes princípios fundamentais: vida natural, zero plástico, reaproveitamento do que já existe e reutilização de materiais criando novas utilidades.

 

Não conseguimos imaginar uma zona exterior, seja ela grande ou pequena, sem plantas. Assim, a vida natural é a nossa primeira proposta.

Decorar com plantas é muito simples. É apenas necessário: analisar as condições do espaço que se pretende utilizar, nomeadamente o número de horas de exposição solar e a eventual exposição a vento ou maresia; definir que tipo de “decoração” é pretendida (várias plantas pequenas, algumas plantas maiores como destaques ou um misto de ambas) e escolher as espécies que mais se adequam a este plano.

Se tens por hábito esqueceres-te de regar as tuas plantas, antes de pensares em comprar “plantas” artificiais, faz uma pesquisa rápida na internet ou no horto da tua residência, e encontrarás seguramente a planta ideal. Sugestões não faltam: desde aromáticas resistentes como a lavanda e o tomilho até às suculentas e catos, a variedade é incontável e para todos os gostos e carteiras.


Relacionado com o tema das plantas propomos uma segunda ideia: não compres vasos. Vasculha os recipientes que tens por casa com o tamanho ideal para as plantas que escolheste e reutiliza-os.

Uma vista de olhos ao contentor do ecoponto amarelo pode ser uma sugestão. Se encontrares latas grandes, garrafões ou garrafas, tens os teus vasos garantidos.


Se aprecias um look de decoração coerente, ao invés de um mais excêntrico e divertido, sugerimos que cubras o material dos recipientes a reutilizar com tecido, por exemplo, proveniente de lençóis ou t-shirts demasiado gastas. Basta cortar ao tamanho, envolver o recipiente, prender com cordel ou colar com cola para tecidos.

Desta forma é possível transformar de forma simples o teu espaço exterior mantendo uma decoração estética coerente, poupando a carteira e o ambiente.


Se, por outro lado, já tens vasos e material de exterior, contudo o seu aspeto já não é o mesmo e pretendes um look novo, eis as nossas sugestões.

Pinta os vasos e objetos decorativos todos da mesma cor ou com tons complementares. Esta é uma tarefa muito simples que provoca uma mudança quase drástica ao aspeto dos materiais, pois o nosso olhar capta uma imagem mais calma e reconfortante quanto menos cores vibrantes forem absorvidas. O que significa que olhar para uma varanda com todos os vasos e objetos decorativos pintados, por exemplo, de cinza, transmite uma sensação de calma e conforto, ao contrário de olhar para uma varanda com vasos e objetos de inúmeras cores vivas.

No mesmo sentido sugerimos que optes por revitalizar o teu material de exterior em vez de adquirires outro. Exceto se algo se encontre completamente degradado, é sempre possível recuperar. Passar uma lixa no metal ou na madeira, pintar ou encerar parecem tarefas complexas, mas realmente não o são. Apenas é necessário algum material e tempo. Escolhe as tuas cores favoritas e aventura-te.


Também neste caso do reaproveitamento é possível inserir plantas, contudo o raciocínio é o inverso. Se já existem vasos decorativos convém procurar plantas que caibam nos mesmos. Sugerimos ervas aromáticas e flores comestíveis ou melíferas, pela sua dupla função gastronómica e auxiliadora da biodiversidade e ecossistema local. Trazer alguma mobília e almofadas do interior para tornar o espaço mais confortável, é também uma solução sustentável e económica.


Duas notas apenas sobre as tintas e ceras que eventualmente serão necessárias para as atividades propostas: opta por tintas e ceras com baixa percentagem de COV (compostos orgânicos voláteis), sem símbolo de toxicidade aquática e (no caso das ceras) o mais natural possível, pois serão mais seguras para o ambiente e para a tua saúde. Adicionalmente lava os pincéis que utilizares para um balde e deixa a água evaporar completamente no exterior. Esta técnica irá secar a tinta contra a superfície do balde permitindo que a mesma seja posteriormente raspada e descartada no lixo indiferenciado, ao invés de enxaguada com toda a sua toxicidade para os esgotos.


Esperamos que estas propostas de decoração sustentável à base de plantas, reaproveitamento e reutilização de materiais, te motivem a redecorar e a aproveitar o teu espaço exterior rodeado de Natureza, cor e objetos que te proporcionam utilidade e conforto.


Para mais dicas relacionadas com plantas, varandas e terraços visita o Instagram do blog e claro, o Blog Murta e fica a par de todas as nossas sugestões sobre horta em casa, plantas utilitárias, plantas e animais de estimação, e muito mais.



ESTE POST FOI ESCRITO EM PARCERIA COM A MURTA

Etiquetas: , , , , , , ,

Partilha este artigo:

9 Comentários:
Às 7:45 da tarde, abril 03, 2024 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Bonita publicação. O meu aplauso e elogio
.
Saudações poéticas e cordiais.
.

 
Às 9:36 da tarde, abril 03, 2024 , Blogger Cidália Ferreira disse...

É sempre um gosto ler todas estas dicas!!
.
Deambulando...
Beijo e uma excelente semana.

 
Às 12:53 da manhã, abril 04, 2024 , Anonymous Citu disse...

Linda decoración. Te mando un beso.

 
Às 7:51 da manhã, abril 04, 2024 , Anonymous Beites disse...

Interessante
mas necessário uma bela pasta *,~`))))))
Bela quinta feira em harmonia e boas rotinas Teresa, beijinhos.

 
Às 6:26 da tarde, abril 04, 2024 , Blogger Andreia Morais disse...

Seria muito feliz com um espaço decorado como o da fotografia

 
Às 12:51 da manhã, abril 05, 2024 , Blogger Juliana Ferreira disse...

Que lindas as dicas, dão outra cara ao ambiente e deixa de um jeito único

Beijos
www.pimentadeacucar.com

 
Às 2:20 da manhã, abril 05, 2024 , Blogger Mário Margaride disse...

Olá Teresa,
Gostei bastante destas ótimas dicas que aqui partilhas.
Deixo os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltastuaspalavras.blogspot.com

 
Às 2:20 da manhã, abril 05, 2024 , Blogger Mário Margaride disse...

Olá Teresa,
Gostei bastante destas ótimas dicas que aqui partilhas.
Deixo os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltastuaspalavras.blogspot.com

 
Às 2:21 da manhã, abril 05, 2024 , Blogger Mário Margaride disse...

Olá Teresa,
Gostei bastante destas ótimas dicas que aqui partilhas.
Deixo os meus votos de feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltastuaspalavras.blogspot.com

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]