terça-feira, 5 de março de 2024

Como Ter uma Horta Sustentável em Casa

Um estilo de vida sustentável assenta em inúmeras variáveis da rotina diária, seja o tipo de deslocações que efetuamos diariamente, como realizamos as nossas compras e que alimentos e ingredientes escolhemos, os resíduos que produzimos, o desperdício alimentar que criamos. Existem inúmeras atitudes que podemos adotar para reduzir o nosso impacto e não temos qualquer dúvida que uma delas consiste em criar uma horta caseira.


Como Ter uma Horta Sustentável em Casa 

Antes de desistires da leitura, porque acreditas que uma horta é algo que é complexo e dispendioso a nível de tempo e dinheiro, deixa-te ficar conosco porque temos argumentos que podem mudar a tua opinião.

Quando falamos em horta caseira não falamos necessariamente em quantidades de terreno organizadas em fileiras de legumes tão bonitos e mantidos que assustam qualquer jardineiro inexperiente. Falamos de vasos, e eventualmente sacos de cultivo, numa varanda, terraço ou até varandim de janela.

Consideramos que esta é a melhor forma de começar. Pequeno e controlado, para poderes identificar erros e melhorias aos poucos e gerindo cada vez melhor o tempo que dispõem para a vossa horta.


Agora que esclarecemos o conceito que visionamos, eis as dicas sustentáveis e económicas que, esperamos, façam-te considerar e cultivar os teus alimentos favoritos.


1. Identifica o espaço

É fulcral começares por definir qual o espaço que irás utilizar para a horta e as condições que o mesmo tem – é ventoso? Quantas horas de sol tem disponível? Tem espaço para cultivar alimentos que cresçam em altura? Aguenta o peso de vasos para cultivos em profundidade, com as cenouras e cebolas? E por aí em diante.


2. Seleciona as plantas a cultivar

Após identificares o espaço disponível torna-se simples compreender o que podes cultivar. Eis as nossas sugestões: se o espaço é ventoso escolhe plantas resistentes como as ervas aromáticas perenes (tomilho, rosmaninho, alecrim, etc.), se tem menos de 6 horas de sol por dia dá preferência a plantas que apreciam a sombra, e por fim, escolhe alimentos que sejam já favoritos aí em casa e semeia (processo mais demorado, mas mais económico) ou planta plantículas adquiridas em viveiro.


3. Seleciona o vaso apropriado

Sabendo quais são as plantas que vais adquirir, basta pesquisar um pouco para compreenderes que tipo de vaso ou saco vais precisar. O nosso conselho: reutiliza recipientes, garrafões, embalagens de grandes dimensões plásticas ou procura nas seções de promoções, ou liquidação de lojas de especialidade, desta forma evita-se o descarte de resíduos e de artigos que não encontraram comprador.


4. Fertiliza e rega moderamente

Para que o cultivo seja bem-sucedido as plantas necessitam de nutrientes e podes consegui-los através da mistura de composto com o substrato/terra na altura da plantação e através da utilização de fertilizante líquido. Sugerimos que obtenhas ambos os componentes via compostagem caseira por método Bokashi ou vermicompostagem, ambos métodos perfeitamente aplicáveis em todos os tipos de habitações. Da mesma forma que os nutrientes são importantes, também a água o é. Rega as tuas plantas moderadamente, sem encharcar, para que a tua horta seja bem sucedida.


5. Prepara-te para falhar

Este último conselho pode parecer o mais estranho, mas é o mais importante. Não te iludas com vídeos e fotografias das Redes Sociais e que te fazem crer que a tua horta vai ser maravilhosa instantaneamente. Não vai acontecer. Não conseguirás controlar todos os fatores e possivelmente algumas plantas não se irão desenvolver bem, ou de todo. Poderás ter boas colheitas como fracas, e é mesmo assim. A ideia é aprenderes com os erros, melhorares e desenvolveres a tua ideia de horta ao longo do tempo.


Esperamos que com estas dicas simples tenhas verificado que cultivar alimentos não tem que ser complexo e pode ser executado com um baixo orçamento e recorrendo à reutilização.


Para mais dicas relacionadas visita à categoria Horta em Casa do Blog Murta em e fica a par de todas as nossas sugestões sobre o tema de cultivo de alimentos, jardinagem, sacos de cultivo, compostagem e muito mais.



ESTE POST FOI ESCRITO EM PARCERIA COM A MURTA

Etiquetas: , , , , , , ,

Partilha este artigo:

7 Comentários:
Às 8:59 da tarde, março 05, 2024 , Blogger Francisco disse...

Excelentes dicas
Bom resto de semana
Beijinho

 
Às 10:01 da tarde, março 05, 2024 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Para quem tiver quintal as sugestões são brilhantes. Cumprimentos poéticos

 
Às 10:57 da tarde, março 05, 2024 , Anonymous Citu disse...

Gracias por los consejos. Te mando un beso.

 
Às 7:22 da tarde, março 06, 2024 , Blogger Andreia Morais disse...

Era algo em que gostava de investir, por acaso!

 
Às 7:12 da manhã, março 07, 2024 , Anonymous Beites disse...

Ontem não consegui comentar
vamos ver agora Teresa. Belo dia em harmonia, beijinhos *,~`)

 
Às 10:12 da manhã, março 07, 2024 , Blogger Luciano Otaciano disse...

Oi, Teresa! Como vai? Adorei suas dicas, são importantíssimas. Abraço!



https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

 
Às 2:04 da tarde, março 07, 2024 , Blogger Mari disse...

Muito bacana ter horta em casa
https://blogmariianaleal.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]