terça-feira, 16 de janeiro de 2024

Dicas sustentáveis para manter as casas quentes e confortáveis

Bem-vindos a 2024 e a mais um ano de incentivo a um estilo de vida sustentável promovida por esta parceria renovada, entre Ontem é Só Memória e Murta Atitude Natural. Hoje dedicamo-nos à estação de inverno e ao frio que se faz sentir um pouco por todo o país.

Quando se fala em sustentabilidade e simultaneamente combater o frio nas nossas casas, parece que estamos a falar de opostos e de uma realidade inalcançável. Mas tal não é verdade. Aquilo a que verdadeiramente nos referimos quando falamos em manter a casa quente de forma sustentável, são atitudes que todos podemos adotar para aquecer ou manter quentes as divisões, antes de ligar o aquecimento e despender energia.

Dicas sustentáveis para manter as casas quentes e confortáveis

Tirar partido do sol

Nos dias em que o sol brilha devemos tirar partido do aquecimento que se inclui gratuitamente na sua luz. Isto significa abrir os cortinados e persianas e deixar o sol incidir diretamente nas divisões. Assim que o sol deixar de brilhar é importante fechar os cortinados e manter o calor no interior das divisões.

Da mesma forma, assim que o dia inicia o seu término e a iluminação natural diminui drasticamente, é fundamental fechares todos os sistemas que tiveres instalado em casa, como persianas ou portadas, para evitar que o abaixamento da temperatura exterior seja sentido no interior de casa também.


Utilizar tecidos grossos 

Os tecidos aplicados em vários locais das divisões têm a particularidade de reduzir o frio transmitido por superfícies como janelas, paredes ou pavimento. Assim utilizar cortinados de tecidos grossos, como a flanela ou o veludo, pendurar tecidos na parede, por exemplo como substituto de quadros, e posicionar tapetes de espessura média a grossa, trará um grande benefício a nível de temperatura das divisões.

Dá preferência às divisões mais utilizadas e opta por tecidos naturais (sem mistura de plásticos como poliéster, rayon ou nylon) pois são mais respeitadores do ambiente e simultaneamente são mais eficazes para este objetivo.


Isolar portas e janelas

Muito do frio que sentimos nas nossas casas entra pelas portas e janelas mal isoladas. O ideal será sempre proceder à troca das janelas e portas por semelhantes mais eficientes energeticamente, contudo tal poderá implicar um investimento significativo. Assim a segunda melhor opção consistirá no isolamento destas superfícies com fitas especializadas e/ou com material de calafetagem quando aplicável. 

Todos estes materiais encontram-se disponíveis nas lojas de bricolage ou drogarias, não são muito dispendiosos e existem para as várias necessidades e tipologias de portas e janelas.


Aproveitar o calor da cozinha

Se cozinhas regularmente em casa com certeza já reparaste que durante a preparação das refeições, sejam elas no fogão ou forno, esta divisão da casa tende a aquecer rapidamente. Assim uma sugestão sustentável consiste em abrir a porta da cozinha durante a confeção, permitindo que o calor se espalhe pela casa. 

Uma outra dica simples ainda relacionada com este tema e o forno é o arrefecimento do mesmo após utilização. Para aproveitares todo o calor libertado durante o processo de arrefecimento do forno, deixa-o ligeiramente aberto e aproveitarás para aquecer a casa com o seu excedente de energia. 


Para finalizar uma nota que consideramos muito importante. Não vivemos num país tropical por isso utiliza vestuário adequado à estação do ano e região do país onde habitas, e não pretendas circular agora em casa com vestuário leve, quase de Verão, pois essa é uma realidade irrealista tendo em consideração o nosso clima e a eficiência (ou deveríamos dizer ineficiência?) das nossas casas.


Dicas simples para adotares antes de recorreres a sistemas de aquecimento, que consomem recursos naturais, aumentam exponencialmente a fatura de energia e, na realidade, não resolvem o problema em si (as entradas de ar frio e a ineficiência energética dos nossos edifícios). 

Se puderes tornar a tua casa mais eficiente, perfeito, se não, esperamos que estas dicas te ajudem a manteres uma rotina sustentável e confortável no interior de tua casa.


Não deixes de visitar o Blog Murta e ficar a par de todas as dicas sustentáveis que já partilhamos sobre o frio, humidade e chuva, enquadradas na grande temática das Dicas Sustentáveis. Também, não te esqueças de partilhares as tuas dicas nos comentários e no facebook

Se o tema da sustentabilidade te interessa não deixes de percorrer as restantes temáticas do Blog como a Cozinha Zero Desperdício, o Faça-você-mesmo e a Horta em Casa, e de conhecer a Loja Online em https://murta.eco na qual incentivamos todos a adotar um estilo de vida sustentável simples e baseado em artigos maioritariamente portugueses.



ESTE POST FOI ESCRITO EM PARCERIA COM A MURTA

Etiquetas: , , , ,

Partilha este artigo:

10 Comentários:
Às 9:54 da tarde, janeiro 16, 2024 , Blogger Francisco disse...

Gostei
Excelentes dicas
Obrigado :)
Beijinho

 
Às 10:20 da tarde, janeiro 16, 2024 , Blogger Andreia Morais disse...

Ótimas dicas!

 
Às 2:02 da manhã, janeiro 17, 2024 , Anonymous Citu disse...

Gracias por el consejo. Te mando un beso.

 
Às 7:53 da manhã, janeiro 17, 2024 , Anonymous Beites disse...

Agradece-se este descritivo Teresa *,~`)

Belo dia em harmonia
e rotinas saudáveis, beijinhos.

 
Às 9:31 da manhã, janeiro 17, 2024 , Anonymous Chic' Ana disse...

Sigo todas essas dicas, especialmente a de aproveitar o sol! :)
Beijinhos

 
Às 11:01 da manhã, janeiro 17, 2024 , Blogger Juvenal Nunes disse...

Sem dúvida que tudo quanto está escrito no artigo são evidências que nem a todos lembram.
Por essa razão vale a pena tê-las em conta e procurar pô-las em prática.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes

 
Às 1:17 da tarde, janeiro 17, 2024 , Blogger Mari disse...

Uhuuul! Amei as dicas!
https://www.blogdamari.com.br/

 
Às 3:14 da tarde, janeiro 17, 2024 , Blogger Tayane Ribeiro disse...

Amei as dicas. É sempre bom conseguir deixar tudo quentinho e de forma inteligente e sustentável
Beijos
https://www.dearlytay.com.br/

 
Às 8:19 da tarde, janeiro 17, 2024 , Blogger Ana Freire disse...

Adorei as dicas, até porque a grande maioria das casas portuguesas, não estarão muito bem preparadas para o tempo frio e húmido!
Beijinhos! Continuação de uma excelente semana!
Ana

 
Às 12:59 da tarde, janeiro 22, 2024 , Anonymous Anónimo disse...

Adorei conhecer seu blog, tem muito artigos bem interessantes. site oficial

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]