segunda-feira, 10 de julho de 2023

4 dicas para umas férias sustentáveis

O tão aguardado período de férias já cá está e, se como nós te preocupas com o ambiente, certamente já pensaste em tornar o teu período de descanso mais sustentável, e se assim é, esta publicação é para ti.
Preparamos um guia para garantires que as tuas férias possuem a menor pegada ecológica possível, abrangendo todas as fases de uma viagem com dicas simples e várias opções viáveis para todos.

4 dicas para umas férias sustentáveis


1. Deslocações

Como te deslocas para o destino das tuas férias pesa muito na pegada ecológica final da viagem, dependendo da distância e do meio de mobilidade que escolheres.
Nada se compara com fazer férias no nosso país à beira-mar plantado e que em tão poucos quilómetros quadrados possui uma enorme variedade de opções, portanto considera umas férias em território nacional para uma pegada ecológica consideravelmente menor e vivência o que o nosso país tem de melhor.
Se este ano visitar outro país está nos teus planos opta por utilizar o comboio, autocarro ou ferry para a deslocação. São de longe os meios menos poluentes comparativamente às opções do avião ou veículo particular. Se, no entanto, for imprescindível a utilização do avião como meio de transporte considera uma transportadora aérea que realize a compensação das emissões de carbono do teu voo.
Relativamente às deslocações durante a própria viagem sugerimos que adiras à mobilidade ativa e percorras os teus percursos maioritariamente a pé ou de bicicleta. Na impossibilidade aluga um veículo elétrico ou os serviços de uma empresa local com veículos elétricos.

2. Alojamento

O local onde irás pernoitar durante toda a tua viagem é igualmente importante e, de modo a assegurares a menor pegada de carbono, deves optar por alojamentos com preocupações ambientais e medidas implementadas facilmente comprováveis, como sejam: a instalação de painéis solares, a reserva prévia de refeições (ao invés dos buffets) de modo a evitar o desperdício alimentar, a instalação de mecanismos de poupança de água (com opções como torneiras e chuveiros cronometrados) e a disponibilização de refeições vegetais, vegan ou com alimentos locais e biológicos.
Adicionalmente aos cuidados do próprio alojamento também tu deves manter as práticas que cumpres em casa. Poupa água, toma duches curtos e fecha as torneiras durante utilizações, eletricidade, liga o ar condicionado apenas quando imprescindível e utiliza com moderação a água quente e as luzes artificiais, e separa devidamente todos os resíduos.

3. Rotina

Para evitar o constante descarte e criação de lixo inclui na mala de viagem reutilizáveis para todos: garrafas, palhas, guardanapos, toalhitas e sacos. Pode ser também muito útil, se fores para um alojamento com cozinha, levares contigo artigos de limpeza básicos como uma escova/esponja para a loiça, um sabão para loiça e roupa e os básicos alimentares (azeite, sal e pimenta), evitando assim a necessidade de comprar novos.
Na rotina diária como nas viagens a cosmética natural é praticamente obrigatória. Com tantos banhos e experiências ao calor toda a cosmética não biodegradável acaba a poluir rios e mares. Leva contigo os teus sabões e champôs sólidos, hidratantes e protetor solar naturais e estarás a contribuir para um amanhã melhor.
Quanto à alimentação escolhe, sempre que possível, opções vegetarianas e/ou elaboradas com alimentos locais e opta por snacks não embalados e refeições feitas no momento. Se tiveres hipótese de cozinhar, escolhe comprar alimentos no comércio local e opta por ingredientes a granel, simples, em época e, sempre que possível, provenientes de agricultura biológica. Mantém as refeições simples e serão igualmente saborosas.
 

4. Experiências

Na hora de criar memórias prefere experiências à compra de artigos sempre que possível. Opta por serviços de empresas locais e com preocupações com o ambiente, como a utilização de veículos elétricos ou a redução das excursões para respeitar a vida selvagem local.
Se a compra de uma lembrança é uma tradição que não podes ignorar então escolhe artigos artesanais e elaborados com materiais naturais e preferencialmente vegetais. Confirma que o artigo é de facto o que diz ser, pois efetivamente neste setor existe ainda muita falsificação e imitação.
Como última dica não podíamos deixar de incluir o mantra do turista sustentável: não deixes nada para trás. Para onde quer que vás, assegura que atrás de ti apenas ficam as tuas pegadas e mais nenhum tipo de impacto no ambiente local.


Esperamos que estas dicas tenham sido verdadeiramente úteis, fazemos votos para que tenhas umas férias inesquecíveis!
Se queres ficar a par de mais dicas e conhecer os produtos sustentáveis portugueses que temos à disposição visita o Blog e a Loja Online Murta, ambos em www.murta.eco.

E não te esqueças de partilhar no instagram como estão a ser as tuas férias sustentáveis, e claro as tuas dicas e sugestões!

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Partilha este artigo:

21 Comentários:
Às 1:49 da tarde, julho 10, 2023 , Blogger Matilde disse...

Excelente tema :) A sustentabilidade ja faz do nosso dia-a-dia nos ultimos tempos, temos carro electrico e paineis solares e quando vamos de ferias fazemos por ususfruir do mesmo :)

 
Às 2:01 da tarde, julho 10, 2023 , Blogger Lucimar da Silva Moreira disse...

Teresa um maravilhoso guia que você trouxe pra nós, sustentabilidade é importante pra nós e para o nosso planeta, bjs.

 
Às 3:33 da tarde, julho 10, 2023 , Anonymous Beites disse...

Saudável e com alegria
é a felicidade de cada dia *,~`)
Bela Semana com alegria Teresa.

 
Às 9:02 da tarde, julho 10, 2023 , Blogger Francisco disse...

Excelentes dicas :)
Boa semana
Beijinho

 
Às 11:53 da tarde, julho 10, 2023 , Blogger Mário Margaride disse...

Excelentes dicas aqui nos deixas.
Votos de uma excelente semana!
Beijinhos.

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

 
Às 12:49 da manhã, julho 11, 2023 , Blogger Juliana Ferreira disse...

Aquelas dicas para levar para a vida

Beijos
www.pimentadeacucar.com

 
Às 12:52 da manhã, julho 11, 2023 , Blogger Sofia Veloso disse...

Não é mesmo que acaba por ser umas boas dicas
Beijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente

 
Às 1:22 da manhã, julho 11, 2023 , Blogger Camille disse...

Caramba, achei interessante isso a preocupação ambiental. É bem pouco que isso é incentivado para as pessoas mas na real é importante para o planeta e a sua parte de trazer o tema foi maravilhosa. Além de que claro, é bom se planejar e o post também ressaltou isso. E sim as dicas foram úteis.

Snack Cheese 💕 Prove os nossos donuts: ~🍩v i s i t e - n o s💖

 
Às 3:02 da manhã, julho 11, 2023 , Anonymous Citu disse...

Geniales consejos. Ten una buena semana. https://enamoradadelasletras.blogspot.com/

 
Às 9:14 da manhã, julho 11, 2023 , Blogger Rita C disse...

Obrigada por todas estas dicas! 😌

 
Às 12:43 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Já somos duas!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico feliz que tenhas gostado da partilha!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito obrigada!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito obrigada!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico feliz que tenha gostado das dicas!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Concordo plenamente!

 
Às 12:44 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico feliz que tenhas gostado!

 
Às 12:45 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito obrigada!

 
Às 12:45 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Thanks!

 
Às 12:45 da tarde, julho 11, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico feliz que tenhas gostado das dicas!

 
Às 7:11 da tarde, julho 12, 2023 , Blogger Jovem Jornalista disse...

Viajar é tudo de bom! Dicas maravilhosas!

Boa semana!

O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

Jovem Jornalista
Instagram

Até mais, Emerson Garcia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]