Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2023

# comportamento # doença hereditária

A solidão é uma doença

O psicólogo Jonh Caciopo especialista em neurociência social, afirmou que a solidão não é um sintoma, mas sim uma doença que pode ser, tal como muitas outras doenças hereditária.
Hereditariedade desta doença é de 50%, mas não está restritamente associada aos genes, mas sim ao facto da dor sentida quando nos sentimos socialmente isolados.

A solidão é uma doença


Não importa o número de amigos no Facebook, no trabalho, na escola ou nos nossos círculos, a pessoa sente-se sempre sozinha e isso é a prova de que a solidão está ligada a fatores situacionais. Na realidade, o que acontece é que o cérebro das pessoas "solitárias" reage de maneira diferente aos estímulos, filtrando por defeito os estímulos positivos. Por exemplo, enquanto numa pessoa normal (por normal entenda-se não solitária), a hipótese de estar com os amigos é um estímulo positivo, porém as pessoas solitárias, veem essa possibilidade com indiferença.


O medo de receber más notícias ou sofrer deceções é uma das principais causas de isolamento por parte das pessoas que sofrem de solidão.
Contudo, é importante recordar que estar sozinho não é a mesma que sofrer de solidão e que a primeira premissa pode ser bastante desafiante e positiva.
 

De qualquer maneira, o estudo afirma que a solidão é contagiosa, e mata tanto quanto o tabaco. Além disso, é tanto ou mais prejudicial para a saúde como a obesidade e aumenta consideravelmente o risco de suicídio.

25 comentários:

  1. Complicado... tenho os meus momentos em que gosto de ficar no meu canto mas tambem gosto sair, estar com as pessoas de quem eu gosto mas sempre fui muito de ficar no meu canto...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é quando as pessoas só querem mesmo estar no seu canto!

      Eliminar
    2. Pois... infelizmente vivemos numa sociedade em que nos faz preferir a estar so do que mal acompanhado... :(

      Eliminar
  2. Dizia-se
    mais vale só
    que mal acompanhado, por assim dizer
    que realmente e que dizer ?
    Bom fim de Semana com alegria Teresa, beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  3. Depende do tipo de solidão. Eu gosto de estar sozinha Preciso desses momentos.
    Mas há que esteja rodeado de gente/familia e se sinta só!
    .
    Um olhar perdido, desiludido, ou talvez não
    .
    Beijos, e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Há vários tipos de solidão. Essa patológica que referes, e outras, as que povoam o nosso pensamento e o nosso sentir.
    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana.
    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. É mesmo preciso estar atentos, nem sempre tudo é fácil
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Interessante post
    Beijinhos e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Interesting
    https://www.melodyjacob.com/2023/04/spring-and-summer-basics-every-woman-should-own.html

    ResponderEliminar
  8. Achei interessante, mas confesso que gosto muito de curtir minha própria companhia. Tenho uma bateria social muito baixa.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante este estudo, não sabia que era desta maneira, muito curioso. Beijos :)
    https://enfimsetenta.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  10. Oi, Teresa. Como vai? O importante é se sentir bem estando só ou acompanhado. Abraço!


    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com



    ResponderEliminar
  11. Um assunto sério a ser tratado. Devemos cuidar da nossa saúde mental e emocional.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  12. Eu tenho momentos que preciso de estar sózinha... mas arranjo sempre tanto o que fazer nessas alturas... que nem chego a dar por isso... que ando numa fase mais metida comigo mesma!
    Excelente abordagem do tema! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam