Translate

segunda-feira, 13 de março de 2023

# primeira pessoa # touradas

Dizem por ai que é tradição...

Habitualmente sou defensora das tradições, contudo, e, em simultâneo, por muito contraditório que possa parecer, sou também defensora que as tradições devem ser adaptadas às novas realidades para mantê-las vivas, mas sem que as mesmas causem problemas ou prejuízos.

Dizem por ai que é tradição... 

Por esse motivo, quando se fala em touradas em Portugal, eu tenho sempre tendência de torcer o nariz, até porque entendo que seja uma tradição, mas também entendo que essa tradição de torturar animais, não faz mais parte da sociedade em que vivemos. Não devia ser suposto que o sofrimento de qualquer ser vivo seja usado para entreter as massas.

Além disso, existe sempre alguém que diz "Ah em Barrancos é tradição... Depois da tourada matam o touro e dividem a carne pelas pessoas da terra!". Este tipo de comentários irrita-me, até porque sempre se matou para se comer, consigo entender isso... Se é justo para os animais? Não, não é, mas compreendo que as pessoas não podem ser obrigadas a ser vegetarianas, e que por isso se mate para comer, mas até a morte deve ser digna. E eu não vejo essa dignidade nas touradas!


Quando se pagam bilhetes para ver um espetáculo sangrento, o que se pode esperar? Estamos a perpetuar a ideia que o sofrimento de um ser vivo, é algo bonito de se ver, algo que merece ser pago, e aplaudido, e isso é errado! Atualmente ainda muitos adultos incentivam os filhos a gastar o seu dinheiro num evento onde um animal é maltratado e usado como fonte de entretenimento. Mas e se fosse uma pessoa lá em vez do touro? Seria a mesma coisa? A lógica do espetáculo é a mesma, só mudamos os participantes... Contudo, de repente, já não parece correto!


Analisemos a seguinte situação:
Um homem viaja para uma zona remota do planeta sendo, posteriormente, capturado por uma tribo de canibais que tem por tradição, torturar e sacrificar as pessoas antes de a comer. Estes canibais, tal como as pessoas em Barrancos, vão matar uma criatura, mas vai ser para alimentar toda a tribo, será por isso que eles têm direito de comer este homem inocente? Segundo a tradição, sim, mas segundo a moral não.
A história é mesma, um ser vivo com direitos, colocado em diferentes tradições, é torturado e morto porque elas assim o ditam.

Dizem por ai que é tradição...

Será que a sociedade está à espera que quem não respeite um touro, respeite um cão ou um gato? Ou até mesmo uma pessoa?

Vejamos ainda mais um cenário hipotético em que um pai ou mãe descobre que o filho apedrejou até à morte um cão ou um gato. Que moral tem esse parente de repreender a criança/adolescente quando foi esse mesmo adulto que o levou para a tourada, incentivando assim a violência contra os animais? Esta falta de coesão entre as coisas, é grave e podia ser resolvido deixando de existir a tortura e a morte do touro! Querem touradas, porque não fazem apenas a pega do touro, ou uma corrida entre ele e o cavaleiro? Ninguém pede que a tradição termine, apenas que seja adaptada para que ninguém saia desta "brincadeira" a sofrer!


Não digam que difere, pois cá para mim é a mesma coisa, só muda o respeito que cada um tem perante o outro ser. 

Quando partilhei no instagram a celebre frase do maestro António Vitorino d'Almeida, percebi que tal como eu, muitas pessoas concordam com a necessidade de alterar e modernizar esta tradição.


28 comentários:

  1. Estou plenamente de acordo contigo, tambem nao consigo entender como podem dizer como e que uma coisa tao barbara possa ser tradicao. Para mim tradicao e ver o festivao da cancao e o da eurovisao todos os anos porque me faz lembrar os momentos com a minha familia, com os meus pais...

    ResponderEliminar
  2. Plenamente de acordo. As tradições já não são o que eram. E então as touradas...não fazem sentido nenhum.
    Votos de uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Bom assunto Teresa
    mas o que eu gosto de ver nas Touradas
    são os Forcados
    digam o que disserem, e àparte isso, respeito a tradição...
    Bela Semana com alegria, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tive um colega meu que era forcado, e tal como ele dizia "os forcados apenas brincam o touro"

      Eliminar
  4. Já fui fâ de touradas. Atualmente não aprecio nada
    .
    Uma semana feliz. Saudações poéticas.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  5. Um assunto com "pano para mangas"como se costuma dizer.
    'Cada um saberá das suas tradições', respeito mas nem todas são da minha preferência.
    Boa semana.
    Tudo de bom
    :)

    ResponderEliminar
  6. Nem tudo pode ser camuflado na palavra tradição. E quando determinadas práticas provocam sofrimento, acho que é hora de as reconsiderarmos

    ResponderEliminar
  7. Não passamos de um sociedade Hipócrita e sem Valores,
    Quando tinha dez anos pensava que o Ser Humano caminhava para a perfeição.
    50 anos depois?! Basta me sair à rua ou ligar a TV
    Boa semana
    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  8. Posso dizer mesmo que é algo que não gosto nem ligo assim muito, mas acho que nem tudo acaba por ser uma tradição porque a qualquer momento pode acabar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  9. Nunca gostei de touradas e mesmo que seja tradição, nada justifica maltratar um animal até a morte.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  10. Ten una buena semana. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  11. Ten una buena semana. Te mando un beso. https://enamoradadelasletras.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Moro numa zona que respira touradas sobretudo na altura da Ascensão no Ribatejo e ainda assim não poderia ser mais contra às touradas. Gosto - e admito - das largas de touros, de ver a malta maluca a levar umas cornadas enquanto brinca com os animais, mas touradas em si? Por mim podiam acabar hoje mesmo.

    ResponderEliminar
  13. Teresa,

    Gostei do seu post.

    Não é por que algo é considerado tradição que precisa continuar assim.

    Aliás, muitas tradições, como o espetáculo sangrento e primitivo das touradas que você citou deveriam ser considerados algo do passado. De um passado cruelmente desnecessário que não deveria mais fazer parte da atualidade.

    Abraços,
    Simplicidade e Harmonia

    ResponderEliminar
  14. Muitas tradições são homofôbicas, transfóbicas, misóginas e por aí vai. Deviam ser revistas.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Instragam