Translate

terça-feira, 29 de novembro de 2022

# murta # sociedade

Vida sustentável | Soluções naturais de limpeza

Os últimos anos de investigações e estudos comprovam que a adoção de um estilo de vida sustentável é, não só, preferível para o ambiente, como para a saúde e finanças domésticas.
Sabemos por experiência que muitos de nós até gostaríamos de agir de forma sustentável, mas saber como e por onde começar tem-nos feito desistir após uma tentativa de auto-motivação falhada. Não te preocupes, não estão sozinhos e hoje eu e a Murta vamos, dar-te uma ajuda.

A Murta, é uma microempresa totalmente portuguesa dedicada à promoção de um estilo de vida sustentável, natural, simples e artesanal, que pretende convencer os portugueses de que é possível adotar esta forma de viver com artigos provenientes de empresas portuguesas.
A pesquisa e procura incessante por produtos e modos de viver sustentáveis dá-nos a garantia de que um dos passos mais simples e eficazes para iniciar a transição consiste nas tarefas de limpeza.


Os detergentes de limpeza industrializados são combinações de agentes químicos em fórmulas variadas para diversos fins, mas todas possuem algo em comum: toxicidade. Para nós e para o ambiente. Assim, um dos primeiros passos que podem adotar em direção a uma vida sustentável (e mais saudável!) é a substituição desses detergentes por substâncias naturais e biodegradáveis.
E se pensavas que íamos sugerir detergentes ecológicos de marcas internacionais, desengana-te. As nossas propostas são: ácido cítrico, bicarbonato de sódio e sabão ralado. Com apenas estes três componentes é possível criar de forma simples e rápida todos os detergentes necessários para a total limpeza da casa.

O ácido cítrico apresenta propriedades abrilhantadoras, anticalcárias e de conservação tornando-se por isso perfeito para criar abrilhantador para a máquina de lavar loiça, detergente descalcificante para casas de banho e cozinha e amaciador para a máquina de lavar roupa.
O bicarbonato de sódio tem propriedades bactericidas, desodorizantes e neutralizadoras sendo ideal para criar detergente líquido multiusos (como lava-chão ou limpa vidros) e soluções naturais para remover odores de esponjas, panos e tapetes.
O sabão granulado, proveniente de desperdícios da produção artesanal, permite limpar em profundidade e criar detergente líquido para loiça e roupa, sozinho ou em combinação com o bicarbonato de sódio para uma desinfeção completa.
O processo de criação de qualquer das sugestões é extremamente simples e implica apenas utilizar diretamente ou diluir os componentes em água nas quantidades aconselhadas a cada caso, juntar óleos essenciais para aromatizar (opcional) e está pronto a usar e guardar.
São assim soluções naturais, eficazes, multifacetadas, totalmente seguras para o ambiente e toda a família (incluindo crianças e animais de estimação), personalizáveis ao gosto de cada um (pois é possível alterar as receitas de acordo com as necessidades) e económicas.

Fotografia original do Bicarbonato de Sódio disponível na Loja Online Murta.

Experimenta! É garantido que assim que as introduzires na rotina não vão mais optar pelos detergentes industriais.
Para mais informações sobre as nossas propostas visitem a Loja Online em www.murta.eco e aventurem-se num estilo de vida sustentável português. 



Este texto foi escrito em parceria com a Murta.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

22 comentários:

  1. Bons conselhos
    que saber é bom
    e dá alegria Teresa *.~`)

    Bela noite, beijinhos, que o fim de Ano será por aí *.*)))))))))

    ResponderEliminar
  2. Gostei :)
    Boa noite e boa semana
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito de saber mais sobre a microempresa bjs.

    ResponderEliminar
  4. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Estamos sempre aprender coisas e conhecer algo que não sabiamos muito
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Muito interessante saber essas informações
    big beijos

    ResponderEliminar
  7. Obrigada pela visita ao meu blogue!
    Realmente, se conseguirmos usar produtos mais naturais é melhor para nós, para o meio ambiente e para a nossa carteira.
    Pelo que vi de alguns produtos da Murta, não são os mais caros, mas em alguns casos nos supermercados até nos assustamos com o que pedem por um frasquinho de 100gr de um produto natural.
    Beijinhos e boa semana!
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão, por vezes o preço das coisas é o que afasta as pessoas de hábitos mais saudáveis!

      Eliminar
  8. Utilizo bastante bicarbonato de sodio e limao :)

    ResponderEliminar

Instragam