Translate

quarta-feira, 9 de novembro de 2022

# amor # gregos antigos

8 tipos de amor segundo os gregos antigos

Nos dias que correm, é muito fácil termos a perceção que o amor fica reduzido uma imagem romântica, contudo e apesar de essa parecer ser a mais importante variante do amor, a verdade é que existem vários tipos de amor, e que todos eles são importantes e vividos em vários momentos da vida.

O facto de existirem vários tipos de amor que podem ser sentidos muitas vezes em simultâneo pode trazer algo positivo, mas também pode ser algo negativo se for vivido e experienciado de forma negativa. Como tal, não é de surpreender que os grandes pensadores gregos da antiguidade, tenham separado o amor, em 8 categorias diferentes que, como explicado, podem ser experimentadas em simultâneo.

 8 tipos de amor segundo os gregos antigos


1. Eros (amor passional)
Eros era o nome do deus grego da fertilidade, e este amor, é provavelmente aquele que mais se aproxima do amor que sentimos frequentemente. Trata-se de um amor maioritariamente físico e intenso sendo guiado pela luxúria. Sendo por isso muito profundo.
Os gregos antigos, tinham medo deste tipo de amor, uma vez que o associavam o impulso instintivo do prazer e da procriação a uma perigosa perda de controlo.
Este tipo de amor é passageiro e tem tendência para passar rapidamente, exceto se for alimentado por outro tipo de amor.

2. Ludus (amor lúdico)
É fácil associar Eros a Ludus, uma vez que Ludus é associado aos famosos namoricos ou paixonetas. Namoriscar, o brincar com outras pessoas, ou até mesmo mandar mensagens provadoras, são apenas alguns exemplos do Ludus.
Estudos apontam que este quem experimenta este tipo de amor se sente mais jovem e eufórico, algo semelhante ao consumo de drogas como a cocaína.

3. Philos (amor-próprio)
Talvez o tipo de amor mais importante entre todos os tipos de amor. Ter orgulho em nós e nas nossas coisas, é um amor saudável,  que sem dúvida alguma nos permite estar bem com os restantes tipos de amor.

4. Mania (amor obsessivo)
Quando nos cruzamos com um Eros desequilibrado e um Philos que não é saudável, estamos perante a Mania, aquele tipo de amor que se caracterizar por ser obsessivo e dependente com ciúmes extremos e por vezes com violência,

5. Pragma (amor comprometido)

Pragma refere-se ao amor que se encontra muitas vezes nas relações duradoura e saudáveis. Trata-se de uma profunda compreensão e harmonia entre duas pessoas. Se por um lado Eros encontra o amor, o Pragma ajuda a manter esse amor constante.

6. Storge (amor familiar)
Storge é o carinho familiar que todos sentimos, principalmente entre país e filhos, mas está associado ao parentesco, onde o fluxo de amor assimétrico e unilateral. Podemos dizer que se trata de um amor incondicional.

7. Philia (amor de amigos)
Sabes quando se diz que os amigos são a família que escolhemos? Pronto, esse tipo de amor entre iguais que partilham os seus afetos entre si. Os Gregos Antigos valorizavam este tipo de amor em relação aos restantes, uma vez que uma das suas maiores características são a lealdade, partilha de emoções e um sentimento de sacrifício partilhado.  

8. Ágape (amor piedoso)
Este é um tipo de amor compassivo e desinteressado por todos, sejam eles conhecidos, vizinhos ou até mesmo desconhecidos. É por isso, a forma mais elevada de amor (e a mais rara de se encontrar).


8 tipos de amor segundo os gregos antigos


É fácil perceber, mesmo sem estas designações, que ao longo da vida experimentamos vários tipos de amor e cada um dele, à sua maneira contribui para moldar e transformar a nossa personalidade. Também é possível compreender que existem vários tipos de amor que podem ser sentidos em simultâneo e que isso, não tem mal nenhum desde que o mesmo seja saudável para nós e para as pessoas com quem nos relacionamentos.


E tu, já conhecias estes tipos de amor? Achas que os gregos antigos tinham razão ao falarem que existem tantos tipos de amor?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

28 comentários:

  1. Muito amor que nos brindas
    com esse sorriso bonito Teresa *.~`)
    Bela tarde solheira com alegria, beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Não, mas gostei muito
    Boa semana
    Beijinhos
    Francisco

    ResponderEliminar
  3. Que acabei por gostar bastante da sua partilha, é bastante interessante mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa!
    interessante,não conhecia essas definições.
    Tenha uma semana repleta de luz
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  5. Também acredito que há vários tipos de amor!

    ResponderEliminar
  6. I've heard of some of these. I remember when I discovered the concept f agape love. The greeks certainly thought deeply about things!

    ResponderEliminar
  7. Oi! Eu já conhecia estes tipos de amor.
    Acredito que todos sejam importantes,
    mas pra mim o amor philos é essencial.
    Beijos! :)

    ResponderEliminar
  8. Eu gosto do philos, e o mais bonito! e voce a mais linda nessa fotografia!
    Te mando um grande beijo com todo meu amor!!

    ResponderEliminar
  9. Interesting to know! Thanks for sharing.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  10. Que giro *.* Adorei este post :) Tambem eu acredito em varios tipos de amor :)

    ResponderEliminar
  11. Tinha o costume de conhecer 4, dos 8 apresentados. Mas gostei de conhecer os outros. Você tem certo didatismo para ensinar. Gostei bastante.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar com muitos posts interessantes. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Instragam