Translate

quinta-feira, 2 de junho de 2022

# plástico # sociedade

10 dicas para reduzires o consumo de plástico

Cada vez mais sabemos o quanto a reciclagem e os cuidados com o meio ambiente são importantes e fundamentais... Reduzir o consumo de plástico é uma obrigação não só para cuidar da nossa saúde, mas acima de tudo, para reduzir o impacto que ele tem no meio ambiente.

O plástico tornou-se num dos materiais mais nocivos para o meio ambiente, por isso é urgente encontrar alternativas sustentáveis para o seu uso, que de certeza não vou ter assim tanto impacto na tua rotina.
 1. Sacos Um dos grandes clássicos quando se fala de eliminar o uso de plástico são os sacos plásticos. Para evitar o consumo deste objeto, o ideal é recorrer a sacos de pano ou então reutilizar o máximo possível, os sacos plásticos. 2. Pastilhas elásticas Acredites ou não, as pastilhas elásticas têm, entre os seus componentes uma percentagem de plástico que quando descartada acaba por ser prejudicial para a natureza. 3. Embalagens papel e vidro Cada vez mais as lojas optam por caixas ou embalagem de papel, ou de vidro, contudo ainda é muito usual encontrar à venda determinados produtos em embalagens de plástico. Sempre que possível opta por embalagens de papel ou recipientes de vidro. 4. Compras a granel Bem essenciais como arroz, feijão ou outros grãos, ou cereais podem ser adquiridos a granel, pois assim torna-se fácil evitar adquirir os mesmos em embalagens de plástico. Além disso, o preço dos alimentos a granel compensa bastante. 5. Reutilizar copos e garrafas
Sabias que anualmente mais de 1,5 milhões de toneladas de plástico são utilizadas para a produção de garrafas de água? Para combater estes números, o ideal voltar a usar a mesma garrafas, enquanto for possível. 6. Nada de acumular recipientes de plástico Seguindo a lógica dos tópicos anteriores, é também importante referir a importância de reduzir para o máximo possível os recipientes de plástico para fins de armazenamento e transporte de comida. 7. Utiliza fósforos e evita congelados A maioria dos isqueiros são feitos de plástico, por isso e como podes imaginar são necessários muitos anos para que a natureza absorva completamente esta categoria de peças. Também os congelados contem tem excesso plástico devido às suas embalagens por isso o ideal é evitar o seu consumo. 8. Sumos naturais e fraldas Apesar de as fraldas descartáveis serem realmente muito práticas a verdade é que não são muito amigas do ambiente, pelo que talvez esteja na hora de voltarmos a usar as fraldas de pano, não é mesmo? Também as embalagens de sumos sejam em pacotes ou em garrafas de plástico devem ser evitados, pelo que podes optar por sumos naturais que além de serem livre de corantes e conservantes não necessitam de um recipiente de plástico, para o seu consumo. 9. Evita as piores categorias de plástico Claro que não sempre é possível evitar comprar algo que tenha plástico, por isso ocasionalmente trata-se de escolher um mal menor. Por isso se tiveres a oportunidade de escolher, evita os seguintes tipos de plástico:
  • Cloreto de polivinil (PVC nº 3);
  • Poliestireno (nº 6 PS);
  • Policarbonato (nº 7).
10. Equipamentos eletrónico Se estás a pensar em trocar algum tipo de equipamento eletrónico, tenta optar por adquirir um que seja em segunda mão ao invés de comprar algo feito de plástico novo. Quando esta hipótese não for viável tenta pelo menos optar comprar equipamentos que tenham menos materiais na sua embalagem. Existem muitas outras dicas que podes colocar em prática para reduzir o consumo de plástico e ajudares o meio ambiente. Se tiveres alguma dica ou sugestão não te esqueças de deixar nos comentários.

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

37 comentários:

  1. Importantes dicas para a sociedade de consumo que somos!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  2. Dicas e sugestões que aplauso e elogio.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
  3. Reciclar é bom
    dá alegria ao ambiente
    e tudo fica contente, e limpinho ´.~`)))))
    Boa e bela tarde também ao sorriso, beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Óptimas dicas, algumas já tento seguir! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Adorei as sugestões! Muito importante :)

    beijos
    https://duquesaazarada.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. É importante todo mundo ter a consciência de reduzir plástico para preservar o meio ambiente.
    big beijos

    ResponderEliminar
  7. Excelente post :) Por aqui ja andamos a praticar todas estas dicas :)

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito
    Obrigado pela partilha
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Sabes onde notei a maior "poupança": quando comecei a levar o saco de pano para ir comprar o pão diariamente. As senhoras do supermercado cobiçam as minhas sacas :) ... em vez de me fazer um desconto lol

    ResponderEliminar
  10. As dicas são bastante interessantes!!
    -
    Beijinhos. Boa noite.

    ResponderEliminar
  11. Que são umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  12. Evitar o uso de plástico desnecessário é uma tarefa diária. Acho impressionante como temos plástico em praticamente tudo, é realmente assustador. Suas dicas foram preciosas!

    ResponderEliminar
  13. Plastic lasts so long it's scary. And I didn't know that about gum...

    ResponderEliminar
  14. Todo mundo deveria ler essa sua postagem. De utilidade pública.

    ResponderEliminar
  15. These are great suggestions. I make it a point to carry my water bottle wherever I go.
    xoxo
    Lovely
    www.mynameislovely.com

    ResponderEliminar
  16. Olá Teresa!
    Consumo consciente!
    suas dicas são maravilhosas..
    Desejo-lhe uma semana iluminada
    Abraços Loiva

    ResponderEliminar
  17. Very nice post. Have a nice weekend :)

    ResponderEliminar

Instragam