Translate

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

# curiosidades # Natal

VLOG | 10 Curiosidades sobre o natal

Que o pai natal foi uma criação da Coca-Cola já estamos cansados de saber, e que na Baviera o Pai Natal visita as crianças montado num burro, também foi algo que eu já te contei aqui no blog, mas acredites ou não, existe muitas curiosidades sobre o natal que de certeza que nem te passam pela cabeça, e é sobre elas que te vou falar hoje.

1. Em algumas religiões afro-brasileiras como a Umbanda, Cristo é associado a Oxalá, o maior de todos os Orixás, e por isso celebram o natal como um agradecimento à entidade.

2. Os hinduístas reconhecem Cristo como a encarnação de Vishnu, uma das principais entidades divinas da religião. Eles celebram o dia 25 de dezembro como a Festa das Luzes, pois, acreditam que o nascimento da luz venceu a escuridão.

3. Para os chineses os pinheiros simbolizam o natal, mas também representam uma vida longa. Já na mitologia grega também era usual a tradição de relacionar as árvores às divindades, isto porque os gregos acreditavam que as plantas simbolizavam a evolução do Homem.

4. Ainda falando sobre as árvores de natal, sabias que na antiguidade as árvores representavam também a vida e a salvação. Os principais enfeites usados na antiguidade eram as pedras e os frutos, em especial a maçã de casca amarela que representavam os frutos de ouro do paraíso. Anos mais tarde as bolas de natal substituíram as maças.

5. As primeiras bolas de natal de vidro foram feitas por sopradores de vidro da Boémia nas República Checa no século 18.

6. Em países como a Polónia e a Ucrânia, os enfeites de natal contam com aranhas e teias porque por lá se acreditava que foram elas que teceram a manta para o menino Jesus o que representa a bondade e a prosperidade.

6. Os ingleses popularizaram a árvore de Natal no século 19, quando o príncipe Albert casou-se com a rainha Vitória e o casal montava árvores majestosas em sua residência de férias. A moda “pegou” entre a população e, consequentemente, foi adotada pelo mundo afora, tal como hoje ainda a conhecemos.

7. A canção “Noite Feliz” foi criada na Áustria em 1818. Tudo começou com o padre Joseph Mohr que saiu atrás de um novo instrumento para substituir o órgão da igreja. Durante suas peregrinações, o reverendo teve a ideia de fazer imaginar de como teria sido a noite do nascimento de Jesus e anotar os detalhes. Após isso, procurou o músico Franz Gruber para criar a melodia.

8. O natal é conhecido pelas cores verde, vermelho e dourado, e acredites ou não esta seleção de cores não foi feita à toa. Este conjunto de cores, remete para os presentes oferecidos pelos Reis magos, ou seja, a cor dourada representa o ouro, o vermelho representa o incenso e o verde representa a mirra.

9. São Francisco de Assis criou o primeiro presépio em 1223 em Greccio, na Itália. Ele queria ilustrar para os camponeses como tinha sido a noite do nascimento de Jesus.

10. No ano 143, o Papa São Telesforo estabeleceu a tradição de rezar uma missa para celebrar o nascimento de Cristo. Algo que posteriormente ficou conhecida como a Missa do Galo. Não há consenso sobre a origem do nome, mas acredita-se que o motivo se deve ao facto da cerimónia, nos tempos antigos, acontecer, até tarde na noite, ou seja, “até o primeiro galo cantar”. Outra lenda conta que um galo supostamente havia cantado no dia do nascimento de Jesus Cristo, anunciando o seu nascimento. 


Se gostaste destas curiosidades de certeza que vais adorar ver o novo vídeo que publiquei no canal, com mais informações e mais curiosidades sobre esta época.

Qual foi a tua curiosidade favorita? Já conhecias alguma?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

36 comentários:

  1. Uau amei! Não sabia a maior parte delas...
    Um beijinho,
    https://myheartaintabrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Sabedoria é mesmo assim dedicada
    e o que li
    será pra todos uma noite abençoada ´.`)

    Bela tarde com alegria e espírito Natalício
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Sempre a aprender contigo! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. O que te posso dizer que nem todas sabia, mas obrigada pela partilha
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Que interessante! Confesso que desconhecia a maioria

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito destas curiosidades :)
    Feliz Natal <3

    ResponderEliminar
  7. Post muito interessante! Conhecia uma ou outra dessas curiosidades!

    Beijo e feliz Natal!

    ResponderEliminar
  8. Very interesting! Really great information. My favourite color is red. Thanks for this post.

    ResponderEliminar
  9. Eu sabia alguma coisa sobre essa
    postagem, mas não seria nada
    de mais aprender o resto contigo.
    Um beijo de boas festas e votos
    de feliz ano novo.

    ResponderEliminar
  10. Nice video! I learned a lot here as well.

    I especially like that about the glassblowing

    ResponderEliminar
  11. So curious!
    Have a nice week:)
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito da postagem.Adorei as curiosidades.

    Desejo um Feliz Natal pra ti. Que o espírito natalino lhe traga esperança renovada. Com amor e a fé inabalável. Feliz Natal, e um abençoado 2020.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  13. Um post super interessante e informativo.
    Feliz Natal 🎅 e um Ano Novo pleno de tudo de bom (•ิ‿•ิ) 🎉
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Instragam