Translate

quarta-feira, 24 de novembro de 2021

# curiosidades # idade média

Vlog | Curiosidade bizarras sobre a idade média

A idade média está cheia de factos bem curiosos e bem bizarros. Aliás o nome de idade das trevas, não foi atribuído à toa a esta época, até porque existem factos bem estranhos que nunca nos foram mencionados na escola que provam que esta época não é só glória e glamoure.

1. Tratamento de doença
Na idade média, o tratamento de doenças tinha tanto de maluco como de ineficiente. Por exemplo, alguns tratamentos para a Peste Negra passavam por comer pó de arsénio, aplicar o rabo rapado de uma galinha nas feridas entre outros...

2. Punições criativas

A idade média foi uma época ótima quando se fala de criatividade das punições apresentadas, por exemplo, durante o reinado de Henrique II da Inglaterra, um ladrão de cavalos foi literalmente atirado para um tanque cheio de água benzida por um padre de forma a comprovar a sua inocência, ou seja se fosse inocente ele acabaria por se afogar porém se o corpo boiasse ele seria considerado culpa e posteriormente executado.

3. Casamento fácil
Era mais fácil casar da idade média do que tropeçar na rua, tudo o que era necessário era a presença de um homem e de uma mulher e cada um precisava de concordar verbalmente com a união, por isso era normal as pessoas casarem em qualquer local.

4. Os aprendizes
No norte da Europa era habitual os pais expulsarem os adolescentes de casa, tornando-os aprendizes de mestres, isto trazia vários benefícios, para os pais que tinham menos uma boca para alimentar e para os mestres que conseguiam mão-de-obra barata.
Alguns textos antigos incentivam os historiadores a defender que muitos jovens eram expulsos de casa porque eram indisciplinados e que os país acreditavam que o treinamento teria um impacto positivo nos jovens.

5. Os idosos
Uma pessoa com mais de 50 anos já era considerada idosa na idade média, por isso era muito usual serem reverenciados pela sua sabedoria e experiência, mas nem sempre isto era verdade, afinal de contas ninguém poderia aproveitar a "reforma" sem antes prestar o seu valor, em troca do respeito dos outros os membros mais velhos precisavam de continuar a contribuir para a sociedade.

6. Roupas às riscas

Hoje em dia roupas com riscas até podem estar na moda, mas na idade média usar uma peça de roupa às riscas era um pedido para atrair problemas. Aliás este padrão era exclusivo das classes sociais baixas como por exemplo prostitutas, carrascos, leprosos, hereges e por algum motivo que ainda não foi explicado, os palhaços.

7. Não havia anestesia
Como deves imaginar o acesso ao estudo da medicina era muito, mas mesmo muito limitado, por isso era muito normal que os barbeiros ficassem encarregados de fazer cirurgias e extração de dentes sem recorrer a qualquer tipo de higiene.
Os ditos “cirurgiões” tinham que improvisar na hora de amenizar a dor dos pacientes, e por isso era perfeitamente lhes darem bebidas alcoólicas antes dos procedimentos.
Claro que com tudo isto, já deves ter percebido que o pós-operatório também não era nada fácil, até ao século 16, as feridas eram habitualmente tratadas com óleo quente.

8. Histórias de conventos
No ano de 2015, foram encontradas 92 ossadas num território que era Littlemore Priory, um convento fundado em Oxford em 1100. Em determinado túmulo, havia o esqueleto de um bébe recém-nascido e uma mulher com o rosto virado para baixo.
Esse gesto é visto pelos historiadores como a representação de uma das freiras pecadoras denunciadas quando o local foi fechado.

 

Se gostaste destas curiosidade, não percas o novo vídeo do canal, onde te trago outras curiosidades que de certeza te vão deixar de boca aberta! 

Conhecias alguma destas curiosidades? Qual foi a mais gostaste?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

19 comentários:

  1. Mais uma bela publicação. O meu elogio

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  2. A do Barbeiro ainda é do meu tempo
    que dava arrepios passar por ali
    e os urros que mesmo a aguardente não aliviava o contratempo ´._. ``))))humor

    Parabéns ao exposto Teresa
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. Adoro estas curiosidades :) Muito obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  4. Não fazia ideia! :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Very interesting information! I really dont want to live at that times LoL.

    ResponderEliminar
  6. Desconhecia algumas!
    Em relação ao Sameiro... visitei_o inúmeras vezes só que há mais de 15 anos que lá não ia, daí para mim haver muito elemento novo!
    Bj

    ResponderEliminar
  7. The Middle Ages were kind of a crazy time lol. I didn't know that about marriages! I'm glad with modern medicine to live now!

    ResponderEliminar
  8. Uma publicação bastante interessante! :))
    -
    Existem silêncios que atropelam ...
    -
    Beijo e uma excelente noite :)

    ResponderEliminar
  9. A idade média foi um tempo bizarro com muita história estranha, mas na época era tudo normal.
    Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderEliminar
  10. Olá, Teresa!
    Sem dúvida alguma, quena idade média quase tudo era bizarro.
    Outro tempo, outra era, que aos olhos dos nossos dias não fazem nenhum sentido. No entanto, eram a realidade desse tempo.

    Excelente partilha!

    Continuação de boa semana.

    Beijinhos!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, Teresa, mas que bizarrices horrorosas, rssss,
    a da anestesia era um 'porre' que aplicavam no coitado; os tratamentos das doenças seria caso de polícia hoje! Aquela das punições... difícil de entender aquilo!
    Também li as assassinas, exterminadores... que loucura aquilo, mulher também é dose...é mais detalhista!!
    Vi teus vídeos, és muito simpática!! Pena que meu som não está aquela maravilha, vou mandar arrumar.
    Adorei, amiga, tomara que eu não sonhe com essas suas postagens, cruzes.
    Um bom restinho de semana,
    beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Isto não são curiosidades, é mesmo tortura
    :-)

    ResponderEliminar
  13. Yes, Middle Ages were at times quite bizzare in terms of costumes and traditions.

    ResponderEliminar
  14. Bom dia. Parabéns pelo seu excelente trabalho.

    ResponderEliminar

Instragam