Translate

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

# #ontemesomemoria # #pequenabonecadetrapos

Uma tarde no Mosteiro de Santa Clara

Como vos disse no outro dia, fui recentemente passar um dia a Vila do Conde e andei a explorar vários recantos e acabei por ir ter ao Convento de Santa Clara onde estava a decorrer uma feira medieval para celebrar os 700 anos do mosteiro de Santa Clara.
Mas falemos do convento...
O convento de Santa Clara foi um convento feminino instituído em 1318 e extinto no século XIX. Desta antiga construção resta apenas a igreja de estilo gótico e uma parte do edifício conventual.
Do património fundado por D. Afonso Sanches apenas chegaram aos nossos dias a igreja, a área residencial (outrora designada como os "dormitórios novos"), edificada no século XVIII, os arcos do antigo claustro com o seu chafariz e o extenso aqueduto - o aqueduto de Santa Clara, em parte destruído.
Após o decreto de extinção das ordens religiosas em 18341834, a vida no convento foi-se apagando lentamente, até chegar ao seu termo em 1892, com a morte da última freira. Mas até essa data, o mosteiro e o convento foram alvo de várias lendas que espelhavam o espírito e as vivências de uma vida cristã aprimorada.
Em 1902 as dependências do antigo convento receberam a Casa de Detenção e Correção do Porto, depois Reformatório de Vila do Conde e Escola Profissional de Santa Clara, sendo depois conhecido como Centro Educativo de Santa Clara, estabelecimento de tutela de menores que funcionou até 2007. 
 A partir dessa data o edifício ficou abandonado, e apesar de existirem projetos de requalificação dos edifícios o mesmo mantém-se abandonado.
Em conversa com alguns habitantes da Vila, percebi que existe um certo misticismo em volta deste convento e não se remete só à famosa lenda da Berengária. Segundo alguns as janelas estão quase toda protegidas com um gradeamento externo para evitar que as freiras enclausuradas se tentassem matar. Se este facto é verdade ou não, eu não consegui comprovar, mas a verdade é que em muitas janelas somos surpreendidos com gradeamentos.
Atualmente o edifício está muito degradado e se é difícil ter uma ideia de como seria na época em que era habitado pelas freiras, é mais fácil encontrar ainda alguns traços do edifício que albergou jovens rapazes confinados ao reformatório.

Já conheciam este edifico? Já visitaram a Vila do Conde?


21 comentários:

  1. Se não me engano nunca me deu para ir visitar, mas já passei por esses lados

    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Não é muito o que mais gosto de visitar. Monumentos não é comigo :)
    Mas tens aí belas fotos.
    Bjxxxxx

    ResponderEliminar
  3. Trabalhei nesse concelho e Vila do Conde tem belíssimos recantos!!! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dizem que sim, tenho que lá voltar para conhecer os restantes!

      Eliminar
  4. Já fui a Vila do Conde algumas vezes, mas ainda não tive oportunidade de visitar o Mosteiro de Santa Clara. Está na minha lista :)

    r: Também era um dos livros que mais queria ler, por acaso

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante, por acaso nunca fui.

    ResponderEliminar
  6. Não conheço.
    Ha sítios tão bonitos no nosso país, vou visitando quando tenho oportunidade, nao tanto como queria.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  7. Mesmo, mesmo :D

    deve ser super bonito :D

    NEW FASHION POST | THE COOLEST FOOTWEAR FOR FALL.
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  8. Momentos inesquecíveis, pois são sempre "locais" Muito interessantes e enriquecedores:))

    Bjos
    Votos de um óptimo Sábado.

    ResponderEliminar
  9. Adorei este tour que nos proporcionaste...
    Adoro viajar através dos teus olhares... sendo o local, bastante longe, aqui das minhas paragens... só assim o pude ficar a conhecer um pouco melhor, bem como a sua história...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam