Translate

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

# crónica # ideias

Crónica | O caráter social da mulher

Quem me conhece sabe que eu não ligo nenhuma para a opinião das pessoas, mas, fico seriamente irritada com a quantidade de apupos que me dirigem sempre que eu digo que não quero ser mãe.

Quando eu digo que não quero ser mãe, começa toda uma romaria e ritual vindo de pratricamente todas as pessoas que teimam em me considerar maluca por essa escolha. Já nem me dou ao trabalho de considerar isso um insulto, mas não gosto que coloquem a minha escolha em causa. Acho que aqui se aplica a máxima "se não pagam as minhas contas, não tem nada que opinar sobre a minha vida".
Vamos lá ver uma coisa friamente, não questionei as mulheres que foram mães nem os motivos pelo qual engravidaram, então porque é que me dizem "um dia podes mudar de ideias?". Aliás, quantas delas já mudaram de ideias e se arrependeram? E não me venham com coisas e coisinhas, toda a gente sabe que essas pessoas existem.
 

Mas... E porque existe sempre um mas, se um homem disser que não quer filhos parece que está tudo bem, e está tudo no lugar! Graças a Deus que o facto de ter um pénis e não querer ter filhos não faz dele menos homem, quando que por outro lado, ter uma vagina e não querer ter filhos, aparentemente faz do espécime feminino, menos mulher.
Quando um homem não quer ser pai, poucas ou nenhumas exclamações são proferidas, e quase nenhum desses homens teve um atestado de maluco passado pelas pessoas que pensam que ele pode mudar de ideias. Aliás, ninguém lhe diz que pode mudar de ideias, porque aparentemente os homens quando tomam decisões é para valer, já as mulheres aparentemente estáveis de sentimentos, emoções e decisões podem ser tão voláteis como o hidrogénio e o metano. Quando a decisão de não ter filhos vem de um homem, na mais louca das hipóteses ouve-se a frase "Um dia vais encontrar uma mulher que te faça mudar de ideias?". Sim, claro, tem que ser a mulher a fazê-lo mudar de ideias, porque ele está tão seguro das suas ideias, que não as vai mudar sem que uma mulher esteja 24 horas sob 24 horas a falar-lhe do assunto.

Mais uma vez percebo que a mulher fica limitada por ser mulher. Existem aqueles papeis que uma mulher tem que fazer. Não deve fumar porque fica mal. Não deve falar alto nem dar gargalhadas, deve cuidar da casa e parir. As regras são estas. E apesar de os anos passarem a verdade é que aquilo que se espera da mulher não mudou assim tanto, apenas se adaptou ao século XXI.
Se estou a ser drástica? Talvez, mas é em pequenas coisas que se vê o quanto ainda existem expectativas para as mulheres diferentes das dos homens, e vendo bem, pouca coisa mudou.

Acompanhem as novidades no Facebook, e o Instagram

31 comentários:

  1. Sendo um homem, talvez o meu voto na matéria tenha um peso muito menor, ainda assim concordo...muito. Ainda há muitas mulheres que se querem prender ao preconceito de "Não deve fumar porque fica mal. Não deve falar alto nem dar gargalhadas, deve cuidar da casa e parir."

    http://umaquestaodeespaco.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Se é uma decisão tua ninguém tem de se meter , pois só nos sabemos o que queremos dela não os outros .
    Concordo contigo em algumas das coisasBeijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Concordo demais contigo! É triste saber que ainda hoje sofremos com certas limitações simplesmente pelo fato de sermos mulheres, isso me irrita pra caraba também. Mas aos poucos as coisas estão mudando, pelo menos parece, né? Vamos torcer pra que a gente ouça cada vez menos frases como essas que você tem que ouvir sempre que diz que não quer ter filhos!
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderEliminar
  4. As pessoas são livres de tomarem as suas próprias decisões...ser mãe não é uma obrigação, é preciso querer muito...há por aí muitas mães que nunca o deviam ser.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  5. Hmmm assunto controverso, nao? E logico que que cada um sabe de si... e concordo que todos nos devemos ter o direito de escolha... mas na minha humilde opinião, acho que a natureza mais tarde ou mais cedo acaba sempre por falar mais alto, e instintivo... mas como disse e so a minha opiniao :)
    Bjinhosss e boa quinta*
    https://matildeferreira.co.uk/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. respeito por completo a tua opinião, mas a verdade é que existem instintos que nem toda a gente tem da mesma maneira!

      Eliminar
  6. As pessoas são livres de tomarem as suas decisões. Ninguém tem que "obrigar" ninguém a nada :)
    beijinhos

    amarcadamarta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Nem mais, isso é uma decisão muito pessoal, que tem de ser tomada no máximo a dois.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Olá linda... concordo plenamente contigo... as mulheres acham que só têm um caminho a seguir e têm que ter só aquelas regras....Ainda bem que existem mulheres firmes como tu que sabem o que querem... As pessoas ainda não perceberam que são livres... e que não são os outros que decidem... Gostei muito de ler o teu post... beijinhos grandes
    Ana Negrão Makeup

    ResponderEliminar
  9. Ainda vivemos numa sociedade conservadora, com algumas reminiscências do Salazarismo e de outros movimentos. Ainda há dogmas para as mulheres se comportarem. O machismo ainda prevalece mas acredito que a mulher vai ganhando o seu espaço e fazer ver aos homens que também é livre de escolher por si. Cada um é dono da sua vida e cabe a ti escolher o rumo da tua vida. Gostei do teu post.. beijinho
    https://area-escritalhada.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Numa sociedade conservadora espera-se que todas as pessoas se enquadrem nos papéis definidos mas e onde fica a liberdade?
    E você está certa. É uma decisão que não cabe questionamento
    Um beijo Teresa

    ResponderEliminar
  11. Tem pessoas com cabeças muito pequenas neh, falam mulher não pode isso, mulher não pode fazer aquilo, isso me irrita.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Concordo com o que dizes, quando um sabe de si! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  13. ;D

    Sempre tem alguém pra julgar negativamente. E nunca pra respeitar opiniões e gostos diferentes!

    Ótima quinta!

    Beijo! ^^

    ResponderEliminar
  14. Acho que é uma decisão pessoal e as pessoas só tem que respeitar nada mais...

    ResponderEliminar
  15. Sei bem como é, tenho ouvido muito isso quando me dizem que estou a ficar velha e que tenho de ter filhos rápido, mas a verdade é que nem se preocupam se eu quero ou se tenho estrutura física, psicológica e financeira para tal, até porque parece que mulher que não tem filhos deixa de ser mulher e passa a ser um extraterrestre.
    Xerim :)
    www.trilouca.com
    Canal no YT: http://www.youtube.com/c/blogtrilouca

    ResponderEliminar
  16. Sempre ouvi dizer «temos 5 dedos em cada mão e nenhum é igual».
    Tudo de bom.
    :)
    ;)

    ResponderEliminar
  17. Já falei desse assunto lá no meu canto, como sabes, mas sim tens razão, também eu fui criticada por não ter querido filhos, mas quem me criticou há uns anos, hoje acho que gostava de estar no meu lugar. Adiante.
    Sim, as mulheres não foram feitas para estar em casa a cuidar dos filhos e marido, mais essa agora.
    Bjxxx
    Instagram ∫ Facebook

    ResponderEliminar
  18. Ui, o que eu já aturei por não querer e não ter filhos! Se as pessoas se metessem na sua triste vida... ;)

    ResponderEliminar
  19. Olá, Teresa, admiro a sua coragem num mundo, ainda predominantemente machista...
    Luto pela liberdade de escolha da Mulher, seja lá que assunto for, somos seres humanos, nem melhor, nem pior que os homens, apenas humanos e temos o direito de decidir sobre nossa Vida!
    Quanto a fumar, sou contra para homem e mulher, pelos malefícios que causam, mas a escolha é de cada um, não podemos, nem devemos discriminar...
    Felizes dias, abraços carinhosos
    Maria Teresa

    ResponderEliminar

Instragam