Segundo Leonardo Mathias, Secretario de Estado Adjunto da Economia, vai passar a ser obrigatório que os bloggers façam a distinção entre os posts de opinião e os posts de publicidade.
"Desta forma, os bloggers que receberem uma contrapartida financeira ou material para promoção de bens ou serviços, têm de identificar claramente os "posts" como sendo publicidade. Esta modificação pode vir a alterar, de forma significante, a forma como os blogues vão promover as marcas parceiras" explica a jornalista Susana Ribeiro no artigo feito na plataforma Blasting News (vejam o artigo completo aqui).
A intenção desta medida é fazer a distinção clara entre opinião e publicidade, para que o leitor não seja induzido em erro, isto porque nos meios digitais é fácil camuflar os agentes económicos presentes e envolvidos no conteúdo apresentado.
Acompanhem as novidades no Facebook, e no Twitter.
Oi? O blog é gratuito, desde que se cumpram as regras. Agora querem impor leis?
ResponderEliminarParece que sim... Mas ainda não está garantido!
EliminarSe for apenas esse o objetivo até acho bem.... Mas como sou blogger à pouco tempo e os meus posts têm apenas a minha opinião, não tenho parcerias pagas...
ResponderEliminarBeijinhos
Clara Dinis
docinhomorango7.blogspot.com
Pois...
EliminarEu concordo com esta nova lei :)
ResponderEliminarÉ uma situação complicada... por um lado eu concordo por outro não...
EliminarTanta coisa com que se devem preocupar e nickles! Cá para mim vem a seguir a taxação de um imposto...Ah pois éééééé!!!
ResponderEliminarBeijinho sem publicidade na minha opinião***
BFS
Fala baixo que eles podem ouvir-te!
Eliminarmuito obrigada pela visita adorei
ResponderEliminarvolte sempre
beijinhos
Giveway Internacional
CantinhoDaSofia
Facebook
Não precisas de agradecer!
EliminarEu concordo apesar de, quer esteja indicado ou não, percebo claramente quando se trata de publicidade ou opinião. :)
ResponderEliminarIsa,
http://isamirtilo.blogspot.pt/
Existem casos que os profissionais conseguem esconder bem as intenções!
EliminarEu não tenho parcerias pagas, por isso, comigo não mexe muito. Se for pelo dever de informação acho bem...
ResponderEliminarhttp://adorosercomosou.blogspot.pt/
Pois, esse é um dos factores com o qual concordo!
EliminarPor um lado tem a sua lógica!
ResponderEliminarr: Sim, sem dúvida, ao menos fica logo tudo em pratos limpos, como se costuma dizer.
Beijinhos*
Sim...
EliminarAinda não percebi muito bem deste assunto terei de ir fazer algumas pesquisas.
ResponderEliminarhttp://retromaggie.blogspot.pt/
Pois, a lei ainda está em elaboração, e ainda estão a analisar, mas assim que souber mais vou avisando!
EliminarCom tanta coisa que há para estudar e para alterar, vão meter-se a criar medidas completamente descabidas. A questão é que o leitor acaba por saber o que é um texto de opinião e um texto publicitário. Além de que, mesmo com a lei, nada impede que qualquer blogger a deixe de cumprir, já que ninguém é obrigado a ter todas as facturas de tudo o que compra, logo como se prova que foi ou não um patrocínio??
ResponderEliminarEm todo o caso, acho que deveria ser da índole de qualquer blogger informar desde logo o seu publico. Também nós temos parcerias e fazemos questão de deixar claramente identificados os posts que foram publicados com parcerias/ com publicidade. Nem compreendo o motivo de esconder. Sendo de parceria ou não, senão gostarmos, temos que dar a nossa opinião nesse sentido. Aliás, a meu ver, toda e qualquer parceria tem que ter isso subentendido. Mas pronto, esta é a minha forma de pensar...
Ela
www.elaeele-nos.blogspot.com
Nao tenho parcerias pagas...tou na boa!xD
ResponderEliminarPois... Eu costumo indicar sempre quando se trata de ofertas, mas já vi posts suspeitos, nomeadamente de uma marca de perfumes que apareceu em simultâneo em vários blogues ;)
ResponderEliminarDesconhecia tal lei, mas não acho que seja assim tão grave. Sim, é descabida porque não faço ideia como vão conseguir controlar isso, mas também acho que cabe ao bom senso de cada blogger dar essa informação.
ResponderEliminarEu concordo que haja informação, mas tem que ser igual para tudo e todos...
ResponderEliminarBeijinhos :)
Acho que haveria outras medidas bem mais necessárias...
ResponderEliminarE talvez por isso, se lembrem de medidas como esta... para nos distrairmos, do que realmente, deveria ser mais importante...
Enfim... é o país que temos...
Beijos
Ana
Até acho bem.
ResponderEliminar