Dicas Sustentáveis para os Santos Populares

Os santos populares estão a chegar, e se pertences ao grupo que reúne a família e os amigos e celebra com uma jantarada, hoje trazemos dicas sustentáveis.

Se organizas convívios com regularidade sabes bem o quão impiedosos podem ser no que respeita aos resíduos produzidos durante e no final da diversão. Mas há formas de evitar esse desfecho. Hoje partilhamos as nossas sugestões para celebrares os santos populares em grande, mas com o mínimo de impacto no ambiente.

 Dicas Sustentáveis para os Santos Populares


Alimentação

Convenhamos, uma das partes mais importantes destes convívios é a comida. Somos portugueses com orgulho e deleitamo-nos com uma boa refeição acompanhada de todos os nossos entes queridos.

Contudo, a alimentação apresenta uma pegada ecológica considerável, quando não planeada ou organizada. Eis as nossas sugestões:

  • Opta por um menu vegetariano - grelha umas espetadas de legumes, cogumelos e queijo ou desafia todos à volta da mesa a criarem pizzas em conjunto.
  • Escolhe proteína animal certificada proteína animal certificada - uma das formas de garantir um menor impacto nos alimentos frescos que consumimos consiste na preferência por opções certificadas, como sejam pelo selo da produção biológica para a carne, ou MSC ou ASC para o peixe.
  • Complementa a refeição com acompanhamentos nutritivos - para reduzires efetivamente a quantidade de proteína animal comprada e consumida, serve saladas com leguminosas ou batatas, arroz ou massa consistentes para acompanhar a proteína.
  • Fornece bebidas a granel - cria cocktail, sangrias, sumos naturais ou águas aromatizadas, desta forma é evitada a compra de inúmeras garrafas individuais de bebida.

Adicionalmente compra o máximo de ingredientes a granel e/ou em embalagens de grandes dimensões, de produtores ou comércio local, evitando assim deslocações de maior e uma desnecessária quantidade de embalagens.

Por último, e ainda relacionado com a alimentação, elimina qualquer acessório de mesa descartável, talheres, palhas, pratos e, se te sentires com coragem, até os guardanapos, pois consistem em resíduos desnecessários e perfeitamente evitáveis com a colaboração de todos.

Decoração

Não seriam dicas sustentáveis se não propuséssemos uma decoração fácil com materiais naturais e reutilizados. Eis as nossas propostas:

  • Decora com plantas - os manjericos estão em época nesta altura do ano e são tradicionalmente associados aos santos populares, pelo que consistem numa ótima opção. Para que se mantenham saudáveis mais tempo é importante não molhar as folhas, não os deixar secar, nem encharcar muito e mantê-los num local bastante luminoso.
  • Decora com material reutilizado - recrutar os mais pequenos para esta dica é uma ótima ajuda. Com papéis antigos e folhas de jornais ou revistas velhas é possível criar grinaldas, marcadores de mesa e outras decorações coloridas de forma simples.

Se for importante a compra de algum artigo, garante que o mesmo é reutilizável, reciclável ou compostável.


Entretenimento

No norte do país existe a tradição de lançar um balão de papel com ar quente ao ar, contudo, e apesar de apreciadores da tradição, a mesma não tem nada de sustentável. A quantidade de resíduos gerados pelo lançamento desses balões é considerável e nada na sua constituição faz deles recicláveis.

Assim sugerimos o seguinte:

  • Lançar bolas de sabão - é seguramente uma brincadeira adorada pelas crianças e pode ser uma ótima substituição para o balão, uma vez que também “voam”.
  • Criar um cenário com velas imitando o espírito dos balões no ar - desta forma é garantido o ambiente e dispensado o lançamento dos balões de papel. Pendurá-las em locais altos, como pérgulas ou candeeiros, produz com facilidade um ambiente acolhedor.

Jogos tradicionais – uma ótima forma de entreter sem equipamentos eletrónicos consiste nos jogos tradicionais que podem ser organizados sem qualquer material. Jogar ao macaquinho do chinês, às escondidas, ao telefone sem fios ou até à petanca são ideias divertidas que podem entreter tanto miúdos como graúdos.


Esperamos que estas dicas, te ajudem a criar um convívio de santos populares inesquecível e com a menor pegada possível.

Se procuras mais informação sobre certificações alimentares, jogos tradicionais ou dicas para festas e eventos sustentáveis não deixes de visitar o Blog Murta, e claro partilhar através do instagram, as tuas celebrações!

Feliz Santo António, São Pedro e São João!

10 Comentários

  1. Uma menina jovem com sábios conselhos!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Amei seu post com dicas sustentáveis.
    beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, Teresa!
    Venho agradecer a sua visita ao Pétalas e espreitar o seu blogue.
    Pelo que já li, vou voltar aqui muitas vezes.
    Para já agradeço as excelentes dicas sustentáveis. Algumas irei utilizar no S. João, a única festa popular que este ano celebrarei com a família alargada.
    Um beijo. Divirta-se nos Santos Populares.

    ResponderEliminar
  4. ¡¡Hola Teresa!! Fantásticos consejos que nos das, muchas de estas cosas no las hacemos y merece la pena ponerse a ello. Nosotros estamos esta semana en fiestas en la localidad dónde vivo. Pondré en práctica alguna de tus ideas. Besitos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário