10 coisas que aprendi ao conduzir todos os dias

Tirei a carta de condução em setembro de 2009, mas a verdade é que desde então percebi que não gostava muito de conduzir. Apesar de conduzir pontualmente, fui adiando a compra de um carro.

Em 2018, quando comecei a trabalhar no escritório, percebi que era indispensável ter um veículo próprio. Reuni a minha coragem, e o meu dinheiro, e comprei um carro. Desde então, já passaram alguns anos desde que comecei a conduzir todos os dias, e acredita, aprendi muita coisa que só a prática do dia-a-dia nos ensina. Aqui estão algumas das lições mais importantes que tirei desses tempos ao volante:

10 coisas que aprendi ao conduzir todos os dias

1. Insólitos

Pensamos que apanhar insólitos na estrada é algo que só acontece aos outros, mas rapidamente aprendi que isso é mentira. Desde peões que se atiram literalmente para o meio da estrada, a carros que passam por cima de rotundas, e a estacionamentos tão maus que não lembram a ninguém, já vi de tudo. O ideal é acreditar que tudo pode acontecer.


2. E por falar em tudo pode acontecer...

A coisa mais insólita que me aconteceu foi estar presa no trânsito na IC29 devido a um acidente. Estava na faixa do meio, mas uma vez que essa faixa estava fechada, tinha que passar para a faixa da direita para continuar a circular. No meio da confusão, liguei o pisca e virei um pouco a direção. Depois de vários carros passarem sem me deixarem entrar na faixa, uma carrinha abrandou. Pensando neste gesto de boa vontade, comecei a virar o carro para meter à sua frente. Era muito fácil se tivesse sido só assim, não era? No momento em que estou a entrar para a faixa da direita, a carrinha acelera, passando rente à frente do meu carro, e qual não é o meu espanto quando vejo que os homens dentro dela atiravam-me beijinhos... Fiquei mesmo chateada com a atitude e não hesitei em lhes fazer gestos feios.


3. Temos que ter mais cuidados com os outros do que connosco

Para evitar chatices e complicações quando estamos ao volante, o ideal é estar mesmo muito atento a tudo o que nos rodeia e aprender a prever aquilo que os outros condutores e peões podem fazer.


4. Vão querer medir forças contigo

Alguns condutores julgam que são os verdadeiros heróis do volante, por isso mesmo quando não têm razão, vão medir força contigo. Isto acontece muito nas ruas sem prioridade, onde alguns "espertos" decidem que o STOP não é para eles e quase se atiram para cima de nós para nos forçar a parar.


5. Alguns ficam mesmo chateados e vêm o caminho todo a chatear-te

Já aconteceu que um belo dia, um fulano tentou "obrigar-me" a dar-lhe prioridade. Chateado quando eu não o fiz (já tinha deixado meter à minha frente o carro que estava à frente dele), ele veio o caminho todo colado à minha traseira e a tentar ultrapassar-me de forma quase doentia.


6. Buracos na Estrada

De certeza que já ouviram alguém dizer que as estradas portuguesas estão todas estragadas, e isso é bem verdade. Dia após dia, o regresso a casa torna-se numa verdadeira corrida de obstáculos.


7. Conduzir na cidade pode não ser assim tão caótico

Dizem que conduzir no centro da cidade pode ser stressante e cansativo, mas a verdade é que não é assim tão mau todos os dias do ano.


8. Poucos te vão agradecer

Podes até dar prioridade, podes não apertar quando uma pessoa está a estacionar, mas a verdade é que apenas um número muito restrito de condutores te vai agradecer quando tens um gesto cordial.


9. Vais tornar-te numa pessoa mais paciente

Falo por mim: apesar de em tempos não gostar de conduzir, a verdade é que agora encaro isso como normal. Com o passar dos meses, coisas que me deixavam nervosa já não me incomodam, e aprendi a ser mais tolerante e calma.


10. Ciclistas irritantes

Os ciclistas vão ter sempre, ou quase sempre, razão. Apesar de terem faixas próprias para circular e não deverem circular aos pares, é óbvio que eles não vão seguir as regras... mas exigem que os condutores o façam com eles... 


E tu, o que aprendeste com a experiência da condução? Partilha as tuas histórias, nos comentários e no facebook.

6 Comentários

  1. Buena reflexion. te mando un beso.

    ResponderEliminar
  2. A cada dia o seu momento
    e com o tempo
    esfuma-se o cinzento, em optimismo *,~`))))
    Bom e belo dia em harmonia e boas voltas Terresa, beijinhos.

    ResponderEliminar
  3. As pessoas estão horríveis atrás de um volante. Há gente boa mas creio que a maioria precisam de aulas de Boa Educação. É o que há e o que temos
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário