quinta-feira, 11 de maio de 2023

A idade não é um posto

Quero começar esta publicação por salientar que o texto que se segue não pretende faltar ao respeito a ninguém, até porque, como tu sabes, sou apologista que o respeito deve ser medido de igual modo entre todos.

A idade não é um posto

Moralmente concordo que devemos respeito aos mais velhos, não porque são mais velhos, mas sim porque são pessoas. Contudo, o respeito deve ser mútuo, coisa que não vejo em muitos dos idosos que por aí andam. Como tudo na vida, o respeito deve ser merecido e igual entre ambas as partes, como tal, se pretendem respeito comecem por respeitar os outros!

Sou a primeira a ajudar um idoso, mas nunca o faço quando me sinto obrigada a tal.
O que é recorrente, é que alguns idosos se sentem no direito de fazerem aquilo que querem, como querem só porque são velhos. Parece que se esquecem que essas atitudes, só vão saturar os mais jovens, que muitas vezes são as pessoas responsáveis por cuidar deles.
A verdade é que, somos nós, os jovens trabalhadores que sustentamos a reforma e o estilo de vida dos nossos idosos, por isso, sim, muitos de nós precisamos mais do que eles daquele lugar sentado no autocarro, ou de passar à frente naquela fila de supermercado.

Ainda no outro dia, no supermercado, uma senhora que ainda não era idosa, mas já aparentava ter alguns anos, perguntou, em tom de exigência, se podia passar à minha frente porque só tinha duas coisas. Quer dizer, veio toda despachada e desinibida e depois na caixa queria passar à frente de todas as pessoas. Recusei até porque eu só tinha três artigos para registar, e como referi, não tinha problema nenhum em ceder passagem se em vez de exigir ela tivesse pedido educadamente.

Dito isto, a senhora ficou muito revoltada a dizer que, tinha o carro mal estacionado e que mais-valia não levar nada. Encolhi os ombros e ignorei por respeito, pois acreditem que a resposta que ela merecia era um lembrete para o facto de o supermercado ter estacionamento gratuito e sublinhar que se ela ponderava não levar as coisas porque não podia esperar que eu registasse os meus três artigos era porque, muito provavelmente, não estava verdadeiramente a necessitar deles.


Quero com isto dizer que está na hora de os idosos pararem de tratar os mais novos (inclusive os filhos e os netos), como se eles fossem obrigados a fazer-lhes tudo. Os filhos não pediram para nascer e como tal não tem obrigação de fazer seja o que for, afinal de contas a maioria das pessoas provavelmente tomaria conta dos idosos sem problemas se fossem bem tratados por eles.

 

Entendo que este é um assunto delicado, mas qual é a tua opinião sobre este assunto? Participa também na sondagem que está a decorrer no instagram, e deixa por lá também a tua opinião.

Etiquetas: , , , , , , , , ,

Partilha este artigo:

29 Comentários:
Às 11:42 da manhã, maio 11, 2023 , Blogger - R y k @ r d o - disse...

Será que não é mesmo? Se calhar pensando melhor, 😁
A idade, é pelo menos, um sinal e fator de sabedoria.
.
Um dia feliz ... abraço.
.

 
Às 11:53 da manhã, maio 11, 2023 , Blogger Mariete Salema disse...

Peço desculpa mas não concordo consigo na maioria do que escreve. Sim, os mais novos tem o dever de respeitar e ajudar os mais velhos
Afirmar que os mais novos não têm obrigação de olhar pelos mais velhos, não concordo minimamente, Desculpe, mas a minha opinião, é que têm sim
Desculpe mais uma vez mas vou triste com a sua opinião sobre o tratamento que os mais novos têm e não têm que ter com os mais velhos
Ser mais velho pode não ser um posto. Mas uma pessoa mais velha tem de ser respeitada pela mais nova. Não como subserviência. Mas sim por respeito
Vou triste
*
Beijinhos
*

 
Às 12:17 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Matilde disse...

Discordo com o comentario acima e concordo plenamente contigo, querida Teresa, deve haver respeito entre todas as idades e o exemplo tem sempre de vir de quem é mais velho, vale para tudo ;)

 
Às 2:35 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Monique Larentis disse...

Concordo.. as vezes parece que é falta de educação, o que precisa ter de todos...

www.vivendosentimentos.com.br

 
Às 3:35 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Mariete Salema disse...

Embora cada caso seja um caso e possa ter resolução diferente. Certezas absolutas só na matemática.
Com o meu comentário acima não pretendo arranjar confusão, nem discussão. Respeito toda a opinião que seja diferente da minha, embora possa ou não concordar..
Beijinho.

 
Às 4:36 da tarde, maio 11, 2023 , Anonymous Beites disse...

Eu embora já partencente à classe dos mais velhos
tenho reparado
na verborreia mental de alguns, enfim *,~`)
Seguir em frente, sorriso bonito, bela tarde e beijinhos Teresa.

 
Às 4:40 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Tudo tem o seu peso e medida
Que existe uma grande falta de respeito dos mais jovens pelos mais-valias penso ser uma realidade. Um tema muito discutível que pode gerar as mais diversas opiniões.
Cumprimentos poéticos

 
Às 4:41 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Mais velhos...

 
Às 5:23 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Sofia Veloso disse...

Acho que a idade não inporta, mas o que devemos fazer é sempre respeitar os outros independente da sua idade
Adorei a sua partilha
Beijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente

 
Às 5:23 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Cidália Ferreira disse...

É assim; A forma como se pede, tem muito a ver. Depois, ter deixado o carro mal estacionado? Problema dela porque quando entra num hipermercado nunca sabe o tempo que vai demorar e, ainda que o estacionamento seja gratuito, à vontade não é à vontadinha.
Porém, descordo contigo. Os filhos devem olhar pelos Pais. Não pediram para nascer, mas se são alguém aos Pais o devem.
Eu vou fazer 60 anos. Não tenho emprego renumerado, porém, ando com a minha filha na venda ambulante, porque quero e me faz bem. A Minha filha tem uma criança com 18 anos (especial) que, sai agora da escola e não há vaga em lado nenhum (instituições) . Vou ficar com ela. A minha filha precisa de mim, eu ajudo até não poder mais. Então e um dia não tem a obrigação de olhar por mim? Claro que não quero que deixe de trabalhar por minha causa. Mas as vagas em lares e Instituições, infelizmente, são só por cunhas!
.
Sim, eu acho que a idade é um posto. Acho até que muita juventude está mal habituada. Há casos e casos, tudo é relativo. Educação, sempre!
.
Uma saudade que se ausenta...
.
Beijos. Boa tarde!

 
Às 8:18 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Andreia Morais disse...

Concordo contigo, a idade não tem de ser um fator para respeitarmos mais ou menos os outros. Devemos cuidar todos uns dos outros, com o mesmo grau de compromisso e de empatia, porque somos pessoas e não pela obrigatoriedade da idade

 
Às 9:03 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Francisco disse...

Há velhos que tem a mania e outros que são de uma enorme simpatia/empatia
Assim, como há jovens com muito valor e outros sem qualquer
Creio que a idade entre os 35 e os 55 são na sua maioria os piores, perderam-se muitos valores e de Respeito pelo Próximo independentemente da idade
Beijinho

 
Às 10:34 da tarde, maio 11, 2023 , Blogger Cidália Ferreira disse...

Atenção ao spam!

 
Às 2:40 da manhã, maio 12, 2023 , Blogger J.P. Alexander disse...

Es según la persona mayor hay personas que no tiene educación si se comportan mal. También es duro cuando te toca tratar a una persona mayor que sufre de parálisis u otras enfermedades. Te mando un beso.

 
Às 9:09 da manhã, maio 12, 2023 , Blogger Os olhares da Gracinha! disse...

A questão aqui é a educação... não tem a ver com a idade! Respeito igualmente!bj

 
Às 12:33 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ah sim, mas mesmo assim não é em todos os casos!

 
Às 12:34 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Entendo o que dizes, e acho importante salientar que em momento algum do meu post eu defendi que não deveria existir respeito. O que eu referi é que o mesmo deve ser mantido por ambos os lados, e que nem sempre isso acontece!

 
Às 12:35 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora nem mais, era mesmo aí que eu pretendia chegar!

 
Às 12:35 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora nem mais!

 
Às 12:36 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Pois, é isso, claro que não me refiro a todos os idosos, aliás conheço várias pessoas que já são idosas e que são de uma educação e respeito ímpar!

 
Às 12:37 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Claro que sim, nunca neguei que existe essa falta de respeito pelos mais novos, e claro que cada situação é uma situação, mas tal como dizes é discutível e dá pano para mangas!

 
Às 12:37 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora nem mais!

 
Às 12:43 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Não concordo com isso do "devem de cuidar dos país", pelo simples facto de que isso só deve ser feito quando os pais são merecedores, tal como refere nenhum filho pediu para nascer e como tal, não desejou nenhuma dessas responsabilidades. No futuro (que espero que seja longo), irei tomar conta dos meus país, não porque devo, mas porque eles são merecedores do meu tempo, esforço e cuidado.
Quanto ao seu caso familiar, valorizo imenso pessoas e avós que tal como você cuidam dos netos, e considero que o fazem por gostar e quererem passar tempos com os netos e não o vejo como uma moeda de troca.
Relativamente à frase "a juventude está mal habituada", concordo que seja verdade, mas será que muitos deles, não estão apenas a "seguir os exemplos dos mais velhos"?

 
Às 12:44 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ora nem mais, era mesmo aí que eu queria chegar!

 
Às 12:45 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Claro que sim, não podemos generalizar, seja em que escalão for!

 
Às 12:45 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Entendo perfeitamente, contudo não estava a referir-me a essas situações mais delicadas!

 
Às 12:45 da tarde, maio 12, 2023 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito bem resumido! Obrigada!

 
Às 10:50 da tarde, maio 13, 2023 , Blogger Ana Freire disse...

Concordo em absoluto com o comentário da Gracinha!
Tudo passa pela educação e não pela idade! Quantas pessoas de todas as idades, já me tentaram passar à frente, com a cartada das duas coisas numa fila de caixa... que eu às vezes até penso que é uma táctica... comprar duas coisas de cada vez... várias vezes!... :-))
A parte final do teu post... poderá ter mais que se lhe diga... pois todas as generalizações baseadas numa impressão à priori são arriscadas.
Quanto aos idosos, tratarem bem, os filhos e os netos... e se os idosos já não estiverem completamente nas suas faculdades mentais? A alteração da saúde mental ocorre cada vez mais, em idades cada vez mais precoces... daí que exigir-se a um idoso que se porte "bem"... para os nossos padrões... é algo que se pode tornar cada vez mais inviável... Exigir-lhes simpatia, paciência, tolerância, bons modos... é que há alterações comportamentais, que têm a ver com idade, educação, patologias várias, efeitos de medicação, ou com circunstâncias que despoletaram tal mudança...
Enfim... tudo isto para dizer que qualquer generalização... poderá não ser tão simples, quanto à partida, poderemos pensar...
Gostei imenso do teu post... pois um facto simples... permitiu proporcionar imensas reflexões sobre juízos de valor que todos temos tendência para fazer rapidamente... e o mundo... nem sempre é assim: preto ou branco, havendo bem mais de 50 sombras de gray, pelo meio... :-)) para acrescentar algum humor e leveza a assuntos sérios...
Beijinhos
Ana

 
Às 1:02 da tarde, maio 15, 2023 , Blogger Simplicidade e Harmonia disse...

Teresa,

A educação e a gentileza precisam fazer parte da vida de todos, independentemente da idade. Só assim teremos sociedades mais equilibradas.

Eu acho que precisamos refletir sobre nós mesmos, sobre nossa conduta de vida hoje para não nos tornarmos como idosos os que citou no post.

No supermercado, quando estou com uma compra maior e vejo uma pessoa com poucos itens, eu mesmo pergunto se ela gostaria de passar na minha frente - independentemente da idade. Mas se alguém quiser forçar, como no exemplo que citou e pelos motivos apresentados, aí já muda de figura. Uma situação desnecessariamente desconfortável que poderia ser evitada.

Esse é um assunto muito polêmico. Mas não precisava ser assim.

A brevidade da vida - Simplicidade e Harmonia

Os pensamentos de Deus - A Bíblia na vida diária

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]