Translate

segunda-feira, 17 de abril de 2023

# cultivar # cultivos em vasos

VIDA SUSTENTÁVEL | Como começar a cultivar

Abril chegou e com ele os dias de primavera com o sol a brilhar e as temperaturas a aumentar. A vontade de realizar atividades e tarefas no exterior cresce e segue lado a lado com os dias mais longos de sol. 


Quem acompanha a Murta sabe que, por lá, são a favor de experiências, do criar e do faça-você-mesmo. Assim, com os dias a brilhar, a Murta aceitou o desafio de te convencer a cultivar a tua pequena horta caseira.

E antes que penses em parar de ler esta publicação alertamos: cultivar não tem de ser complexo, nem tem que implicar gastos elevados, apenas necessitas de algum planeamento e tempo dedicado. As vantagens que traz são tão compensadoras que temos a certeza que não vais ficar indiferentes.
Convenci-te? Então vamos às sugestões de como começar a cultivar alimentos de forma simples, barata e compensadora:

 

Como começar a cultivar

1. Analisa o espaço que tens disponível: 

É fundamental compreender que tipo de espaço tens para as tuas culturas. É um varandim de janela ou um terraço? Tem exposição solar durante o dia todo ou mais sombra? Estas duas condições vão determinar o tipo de espécies e cuidados necessários, contudo e simplificando: um espaço com luz direta pelo menos metade do dia é adequado à grande maioria das espécies.


2. Escolhe as espécies que quer cultivar: 

 

Aconselhamos que optes por espécies que gostes e que uses, nomeadamente: ervas aromáticas e verduras como as alfaces e os espinafres. Para evitar frustrações, as espécies escolhidas devem ser adequadas à exposição solar e ao espaço disponível, por exemplo: não optes por abóboras se apenas tem espaço para alguns vasos à sombra, pois não vais obter resultados. Escolhe antes rúcula, rabanetes ou espinafres.
 

3. Prepara os vasos: 

Numa primeira fase aconselhamos a que te dediques aos cultivos em vaso (mesmo que tenhas mais espaço exterior) pois é mais facilmente controlável e manuseável. Mas não gastes dinheiro na compra de vasos novos. Reutiliza materiais e embalagens que tenhas em casa (garrafas e garrafões são ideais) e tem em consideração que precisas de furos no fundo, para escoar a água.


4. Semeia: 

Não gastes dinheiro com plantas já crescidas, pois, por vezes, não se adaptam bem a novas condições e para o jardineiro inexperiente podem ser desmotivadoras. Assim sugerimos que semeies e acompanhes todo o crescimento das tuas novas plantas. Tira fotos, faz um álbum e partilha com amigos e família os teus cultivos domésticos.

5. Não te esqueças de regar: 

A disponibilidade de água é fundamental para o crescimento das tuas culturas. Enquanto sementes, utiliza um borrifador, pois um jorro forte de água pode impedir as sementes de germinar ou esmagar as minúsculas plantas que acabaram de brotar, assim que tiverem algumas folhas e uma estrutura mais estável, já não precisas de tanto cuidado. Rega-as regularmente, mas não as ensopes. Para saber se precisam de água coloca um dedo na terra e sente a sua humidade, se sentires a terra seca, rega!


6. Presta atenção aos sinais: 

As plantas dizem-nos o que se passa com elas. As suas folhas ficam caídas ou alteram de cor quando têm muita água ou muito sol. O ideal será verificá-las sempre que as regas e adequar a sua localização se identificares que não estão com o verde-vivo de uma planta saudável.


7. Prepare-te para falhar e desfruta: 

É normal que nem todas as sementes germinem, que nem todas as plantas sobrevivam, que não tenha muitos frutos ou que as verduras e os frutos não fiquem muito grandes. Mas o sabor que eles terão é incomparável e a sua experiência memorável.
 

Visita www.murta.eco, conheça os conjuntos de sementes biológicas portuguesas que preparamos, para cultivos em vasos e todos os tipos de jardineiros, e experimente. Cria memórias com amigos e família, partilha-as connosco, através do instagram e desfruta dos teus cultivos à janela, no terraço ou no jardim.
 

Feliz abril e feliz primavera!

36 comentários:

  1. Por aqui tentamos fazer o melhor possivel para salvar o nosso planeta *.* Esta manha estivemos a fazer actividades para comemorar o Dia do Planeta Terra que é no proximo sabado 22 de Abril *.*

    ResponderEliminar
  2. Amei o post. Eu amo plantinhas, mas não sou boa em cuidar. Acho que todo mundo deveria pelo menos uma vez na vida tirar um tempinho para ter umas.
    Beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Cavar a terra faz calos, lol
    .
    Saudações cordiais … Feliz semana
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Olá Teresa!

    tenho uma pequena horta suspensa, com salsinha, cebolinha e morangos.
    é muito bom.
    Tenha uma semana repleta de luz
    abraços loiva

    ResponderEliminar
  5. Aprender a cultivar faz bem a gente, gostaria de ter um espaço aqui pra fazer uma hortinha bjs.
    https://www.lucimarmoreira.com/




    ResponderEliminar
  6. Só de pensar na horta
    fico logo com dores nas costas Teresa *,~`)
    Bela tarde com alegria, beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. This post brings back memories. My dad loves farming and made us farm to teach us how its done. Thanks for sharing these tips.
    https://www.melodyjacob.com/2023/04/tips-for-men-who-want-to-feel-young-again.html

    ResponderEliminar
  8. Ótimas dicas, para quem tem espaço para ter uma horta.
    Deixo os meus votos uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Ótimas dicas, para quem tem espaço para ter uma horta.
    Deixo os meus votos uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Ótimas dicas, para quem tem espaço para ter uma horta.
    Deixo os meus votos uma excelente semana!
    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Cultivar uma plantinha 🌱 é maravilhoso, aplausos para quem vive da agricultura porque é um trabalha árduo!

    Boa semana.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que acaba mesmo por ser umas boas dicas, mesmo não tendo espaço
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  13. Ótimas dicas! Confesso que sou uma negação com plantas.

    https://www.biigthais.com/

    Beijoos ;*

    ResponderEliminar
  14. Querida Teresa,
    Acho que todo mundo já pensou um dia em possuir uma horta em casa, nem sempre é possível devido a espaço, luz solar, tempo para cuidar do plantio, mas com certeza é uma excelente ideia, pois são produtos cultivados sem agrotóxico e você ainda faz economia na compra de frutas e hortaliças. Adorei as dicas, parabéns.
    Beijos!

    ResponderEliminar
  15. Bonita e interesante publicación, gracias por coimpartirla.
    Feliz semana.
    Saludos Cordiales.

    ResponderEliminar
  16. Excelentes dicas! Algumas ervas aromáticas tenho sempre por perto na varanda...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam