Translate

segunda-feira, 20 de março de 2023

# como me posso organizar # dicas

Dicas para organizar papeis

Apesar de estarmos na famosa Era Digital, a verdade é que ainda existem muitas burocracias e legalidades que precisam de papel, como tal, por vezes torna-se quase impossível manter tudo organizado, desde contratos, faturas ou outra papelada importantes que não podemos simplesmente descartar.

Dicas para organizar papeis

1. Arquivos com separadores coloridos

Todas as pessoas têm necessidade de ter os seus próprios arquivos, sejam eles em papel ou virtuais, além disso até as redes sociais como por exemplo o Pinterest, já permitem a organização por pastas. Porém, e quando o assunto é a organização de papeis uma das grandes dificuldade que costuma estar associada aos arquivos é a dificuldade de os organizar e após isso, encontrar seja o que for que lá esteja.
Usando cores nos separadores do arquivo fica mais fácil de encontrar as coisas ao longo dos anos, pois se usarmos sempre o mesmo esquema conscientemente sabemos que cor corresponde a cada tema.
Senão acreditas no que digo, imagina que todos os anos arquivas os teus papéis, dentro da capa que corresponde ao ano corrente coloca diferentes separadores, por exemplo, azul para assuntos médicos, amarelo para as finanças, roxo para os contratos e afins. Se todos os anos fizeres isto vais saber que o azul é sempre relacionado com assuntos médicos e o amarelo com as finanças, e consequentemente... Se precisares de "subpasta" podem sempre usar as cores variantes da cor principal

2. Cada coisa no seu lugar

Não é preciso ser-se um génio para saber que a desorganização é inimiga da organização.
Ter um local específico para as coisas ajuda muito não só na hora de arrumar, mas principalmente naquele momento em que estamos com pressa e precisamos de algo.
Sejamos honestos, se a organização não fosse importante as casas não tinham divisões e cada divisão não correspondia a determinada coisa. O mesmo se passa com os objetos, que devem ser colocados na divisão em que melhor se enquadram e se tiverem que ser guardados dentro de armário não deve ser num espaço aleatório, mas num local em que faça sentido estar. 

 

3. Realizar as tarefas por uma ordem específica

Os gurus da organização defendem que se uma determinada tarefa pode ser feita nos primeiros 5 minutos, então devemos passar à ação e fazer logo as coisas simples e que requerem despender menos tempo.
A verdade é que passamos muito tempo às voltas a pensar por onde começar, porém, se estabelecermos a ordem é muito mais fácil passar à prática e poupamos todo aquele tempo de indecisão. Por exemplo, primeiro saber o que postar, preparar o texto, preparar as imagens, colocar tudo no seu lugar, publicar, agradecer comentários e ver os outros espacinhos, divulgar nas redes sociais e por aí adiante.

Espero que tenhas gostado destas dicas, aplicas algum teu dia-a-dia?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

24 comentários:

  1. Muito boa explicação de bem organizar
    até o dia a dia Teresa *,~`)

    Bela tarde com alegria e sorriso bonito, beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. As dicas para tudo são sempre bem vindas!!
    .
    Mas o mar, é sempre a fonte da ilusão.
    .
    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  3. Arquivos com separadores também é uma dica que utilizo

    ResponderEliminar
  4. Organização é tudo! Eu procuro manter meus papéis organizados, acho que nesse quesito estou bem. Dicas excelentes! 😘

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito
    Obrigado pela dicas :)
    Beijinho de boa noite e boa semana

    ResponderEliminar
  6. Que é mesmo verdade, acho que vou ter de levar as tuas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  7. Organização é tudo na vida, dá trabalho mas vale a pena.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  8. Gracias por los consejos. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  9. Ótima partilha, eu costumo colocar em capas.
    Beijinhos, welovecr.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. I so need an organizer. Love this photo of you! Did you dye your hair it looks a bit pink.

    Allie of
    www.allienyc.com

    ResponderEliminar
  11. Oi, Teresa.
    Um ótimo texto! Ótimas dicas e muito úteis! Gosto de manter os meus papéis, a minha papelada, toda organizada. Realmente alguns documentos e notas fiscais não podem ser descartados na lixeira assim tão rápido, então é bom mantermos tudo organizado enquanto vamos acumulando esses papéis até o dia em que não tenham mais serventia e necessidade de serem guardados e sejam descartados, pois como diz a Bíblia, um livro no qual eu acredito e com o qual aprendo muito: "Há tempo para guardar e tempo para lançar fora."

    Boa noite! 🎈💐
    Um beijo! 💋
    💌💞

    ResponderEliminar

Instragam