Atualmente muitas pessoas fazem do seu blog uma segunda fonte de rendimentos, e nesse caso, é fundamental que exista uma gestão das publicações, dos conteúdos e do marketing.
A gestão do blog, inclui elementos como encontrar temas novos e interessantes para abordar, fazer pesquisas de palavras-chave e criar o melhor material possível para publicação.Contudo, o planeamento também deve incluir elementos como conhecer o público-alvo, fazer ‘brainstormings’ sobre o valor que cada publicação acrescenta e selecionar as ferramentas de promoção certas para atrair os novos leitores.
De forma resumida, o planeamento de conteúdos é uma ferramenta fundamental e um roteiro para manter tudo organizado.
1. Cria o teu cronograma
Existem vários tipos de cronogramas que podes usar, contudo, sou apologista que deves criar o teu próprio ficheiro e organizá-lo como for mais fácil para ti. Por exemplo, eu criei o meu próprio ficheiro em Excel, que divido em meses. Cada folha do mês inclui a data, o dia da semana, o título da publicação, os links internos e externos e a categoria.
2. Define as atividades
Eu uso o blogger planner para definir a minha lista de ideias (como, por exemplo, rubricas e reportagens) que quero publicar naquele mês que vou enquadrar com as publicações da atualidade e com os temas que vou acrescentando na minha lista de ideias. Desta forma é fácil observar o que quero mesmo que seja feito e enquadrar no meu planeamento.
3. Sequência de atividades
Para facilitar a organização cronológica das tarefas, antes de começares a produzir o conteúdo deves responder às seguintes perguntas:
- Essa atividade afeta outras? Quais? De que forma?
- Essa atividade é afetada por outras? Quais? De que forma?
- Essa atividade pode ser realizada paralelamente a outras? Quais?
4. O que deve conter um calendário editorial?
- Prazos para produção do conteúdo
- Datas das publicações no blog
- Datas das divulgações nas redes sociais
- Datas e formatos das divulgações via e-mail marketing
- Temas e formatos de cada conteúdo
- Palavras-chave utilizadas nos conteúdos
- Público-alvo de cada conteúdo
- Foco de cada material (para qual etapa da jornada do cliente e funil de vendas ele foi pensado)
- Entre outras
O
que achaste desta publicação? Utilizas algum tipo de calendário
editorial? Gostavas que eu partilhasse mais detalhes sobre o meu
calendário?
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest
Eu não uso calendário editorial Teresa, mas também não tenho essa ambição de tornar o blog rentável. Acho importante o blogger se planejar sim, especialmente se tem esse objetivo ~ fica mais fácil e previsível para os possíveis anunciantes. Beijos :*
ResponderEliminarTens toda a razão!
EliminarGostei muito deste post :) E sim, gostava de saber mais pormenores sobre o teu calendario editorial :)
ResponderEliminarObrigada pelo feedback, tentarei publicar sobre isso em breve!
EliminarMuito bem. Gostei das dicas tão importantes!
ResponderEliminar-
As palavras são o ponto de encontro
Beijos e uma boa tarde.
I'm not even close to being this organized lol but maybe that's why my blog isn't very monetized either! Great advice!
ResponderEliminarTalvez devas experimentar!
EliminarUma partilha muito interessante! Gosto sempre de conhecer este lado mais de bastidor :)
ResponderEliminarObrigada querida!
EliminarEu gosto de organizar no Trello e ainda tenho uma planilha no Excel com os links dos blogs que me visitam com as respectivas datas para eu dar feedback.
ResponderEliminarbig beijos
www.luluonthesky.com
Não consigo ser assim disciplinada. Já tentei, mas acabo por não seguir nenhuma ordem.
ResponderEliminarBeijinhos
Coisas de Feltro
Entendo bem, mas é uma questão de hábito!
EliminarUso o meu blogue só para os meus desabafos e devaneios
ResponderEliminarFrancisco
São umas boas dicas para acabar por seguir, confesso que nem todas acabo por fazer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Obrigada!
EliminarMuy interesante, te mando un beso.
ResponderEliminarInteresante post. Yo tengo.el mio para disfrutar de escribir y compartir. Beso
ResponderEliminarAmei o post. Antigamente eu gostava de ter um calendário editorial bem certinho, mas com o passar do tempo acabou sendo trabalhoso. Hoje costumo só definir sobre o que quero escrever, mas não penso muito em estratégias de divulgação e tal.
ResponderEliminarJá vou tentar seguir as dicas, pois meu método atual não está funcionando rs
beijos
https://www.dearlytay.com.br/
Gostei da publicação. Confesso que não sei mais do que aquilo que faço no meu blogue. Gostaria de saber fazer mais :)
ResponderEliminar-
As palavras são o ponto de encontro
Bom fim de semana. Beijo
Fico feliz que tenha gostado!
EliminarInteressante esta partilha.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Muito obrigada!
EliminarOi Teresa!
ResponderEliminarquao novedosa e esta informacao. Nao uso nada disso, sou uma bagunca. So compartilho pintura e alguma poesia de vez em quando, so por prazer. Como se costuma dizer: por amor a arte.
Muitos beijos e abracos, buen sabado por la noite!