Translate

quinta-feira, 4 de agosto de 2022

# blog # calendário editorial

Quero ser blogger... O calendário editorial

Atualmente muitas pessoas fazem do seu blog uma segunda fonte de rendimentos, e nesse caso, é fundamental que exista uma gestão das publicações, dos conteúdos e do marketing.

A gestão do blog, inclui elementos como encontrar temas novos e interessantes para abordar, fazer pesquisas de palavras-chave e criar o melhor material possível para publicação.
Contudo, o planeamento também deve incluir elementos como conhecer o público-alvo, fazer ‘brainstormings’ sobre o valor que cada publicação acrescenta e selecionar as ferramentas de promoção certas para atrair os novos leitores.
De forma resumida, o planeamento de conteúdos é uma ferramenta fundamental e um roteiro para manter tudo organizado.

1. Cria o teu cronograma
Existem vários tipos de cronogramas que podes usar, contudo, sou apologista que deves criar o teu próprio ficheiro e organizá-lo como for mais fácil para ti. Por exemplo, eu criei o meu próprio ficheiro em Excel, que divido em meses. Cada folha do mês inclui a data, o dia da semana, o título da publicação, os links internos e externos e a categoria.

2. Define as atividades
Eu uso o blogger planner para definir a minha lista de ideias (como, por exemplo, rubricas e reportagens) que quero publicar naquele mês que vou enquadrar com as publicações da atualidade e com os temas que vou acrescentando na minha lista de ideias. Desta forma é fácil observar o que quero mesmo que seja feito e enquadrar no meu planeamento.

3. Sequência de atividades
Para facilitar a organização cronológica das tarefas, antes de começares a produzir o conteúdo deves responder às seguintes perguntas:

  • Essa atividade afeta outras? Quais? De que forma?
  • Essa atividade é afetada por outras? Quais? De que forma?
  • Essa atividade pode ser realizada paralelamente a outras? Quais?


4. O que deve conter um calendário editorial?

  1. Prazos para produção do conteúdo
  2. Datas das publicações no blog
  3. Datas das divulgações nas redes sociais
  4. Datas e formatos das divulgações via e-mail marketing
  5. Temas e formatos de cada conteúdo
  6. Palavras-chave utilizadas nos conteúdos
  7. Público-alvo de cada conteúdo
  8. Foco de cada material (para qual etapa da jornada do cliente e funil de vendas ele foi pensado)
  9. Entre outras


O que achaste desta publicação? Utilizas algum tipo de calendário editorial? Gostavas que eu partilhasse mais detalhes sobre o meu calendário? 

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

23 comentários:

  1. Eu não uso calendário editorial Teresa, mas também não tenho essa ambição de tornar o blog rentável. Acho importante o blogger se planejar sim, especialmente se tem esse objetivo ~ fica mais fácil e previsível para os possíveis anunciantes. Beijos :*

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post :) E sim, gostava de saber mais pormenores sobre o teu calendario editorial :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelo feedback, tentarei publicar sobre isso em breve!

      Eliminar
  3. Muito bem. Gostei das dicas tão importantes!
    -
    As palavras são o ponto de encontro

    Beijos e uma boa tarde.

    ResponderEliminar
  4. I'm not even close to being this organized lol but maybe that's why my blog isn't very monetized either! Great advice!

    ResponderEliminar
  5. Uma partilha muito interessante! Gosto sempre de conhecer este lado mais de bastidor :)

    ResponderEliminar
  6. Eu gosto de organizar no Trello e ainda tenho uma planilha no Excel com os links dos blogs que me visitam com as respectivas datas para eu dar feedback.
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderEliminar
  7. Não consigo ser assim disciplinada. Já tentei, mas acabo por não seguir nenhuma ordem.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entendo bem, mas é uma questão de hábito!

      Eliminar
  8. Uso o meu blogue só para os meus desabafos e devaneios
    Francisco

    ResponderEliminar
  9. São umas boas dicas para acabar por seguir, confesso que nem todas acabo por fazer
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  10. Interesante post. Yo tengo.el mio para disfrutar de escribir y compartir. Beso

    ResponderEliminar
  11. Amei o post. Antigamente eu gostava de ter um calendário editorial bem certinho, mas com o passar do tempo acabou sendo trabalhoso. Hoje costumo só definir sobre o que quero escrever, mas não penso muito em estratégias de divulgação e tal.
    Já vou tentar seguir as dicas, pois meu método atual não está funcionando rs
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Gostei da publicação. Confesso que não sei mais do que aquilo que faço no meu blogue. Gostaria de saber fazer mais :)
    -
    As palavras são o ponto de encontro

    Bom fim de semana. Beijo

    ResponderEliminar
  13. Oi Teresa!
    quao novedosa e esta informacao. Nao uso nada disso, sou uma bagunca. So compartilho pintura e alguma poesia de vez em quando, so por prazer. Como se costuma dizer: por amor a arte.
    Muitos beijos e abracos, buen sabado por la noite!

    ResponderEliminar

Instragam