Ultimamente tenho visto vários artigos sobre pessoas tóxicas e como
podemos evitar essas pessoas para encontrar a felicidade. Porém
uma coisa que a maioria desses guiões se esquece de fornecer é que num grande número dos casos as pessoas tóxicas vivem na mesma casa, e são da família.
Apesar de qualquer familiar poder ser considerado um familiar tóxico, este tipo de disfunção comportamental está quase sempre associado às mães.
Uma mãe tóxica tem um comportamento estritamente relacionado com o amor incondicional que sente pelo filho. Porém neste caso específico falamos de um amor sufocante, egoísta e que geralmente é destrutivo.
Este tipo de comportamento é exercido desde criança, criando lacunas no amadurecimento pessoal do jovem e criando posteriormente a incapacidade de desenvolver uma personalidade e auto estima.
No que diz respeito à insegurança, muitas mães tendem a controlar e modelar os filhos de forma e verem neles as realizações que não conseguem para si. Isto deve-se também ao facto de muitas destas mães temerem a solidão por isso não deixam que a criança/jovem não tenha autonomia e se sinta sempre atraído para o lado materno.
Este tipo de mães tem ainda uma grande dificuldade em respeitar os limites. Este motivo é um dos principais fatores que as levam a controlar tudo e a sentir uma forte necessidade de o fazer. Frases como "vou controlar as coisas para te fazer feliz", ou então "Eu só quero o melhor para ti" são frases padrão, pois assim colocam uma almofada num dos fatores mais importantes da aprendizagem de um jovem: errar.
O fator mais conhecido, ou pelo menos mais falado é o da projeção dos desejos não realizados, como eu disse a cima, muitas mães tentam espelhar através dos filhos as aspirações que ficaram por realizar na sua vida. "Não quero que passes por aquilo que eu passei" ou então "Não cometas os mesmos erros que eu" são apenas algumas frases típicas deste distúrbio. Ao pensarem que os seus sonhos/vontades são verdades e que pensam no bem dos filhos, estas mães esquecem-se de que estão a criar uma relação baseada num falso amor.
A única maneira de lidar com a situação é aprender a dizer não. É importante que ambas as partes respeitem as vontades e desejos da outra parte sem nunca se vitimar. Ninguém quer causar danos (principalmente à família), mas ninguém pode deixar de ser feliz por viver numa rede.
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest
Bom artigo Teresa
ResponderEliminarinfelizmente às vezes, acontecem desgraças
no contexto....
Boa e bela Semana, bela tarde, beijinhos.
Obrigada, infelizmente tens toda a razão!
EliminarGostei
ResponderEliminarFrancisco
Obrigada!
EliminarQue é mesmo verdade, nada melhor que acabar por dizer não a certas pessoas
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Tens toda a razão!
EliminarÉ verdade, as crianças devem ser respeitadas, certas mães não percebem o mal que fazem à essas crianças inocentes. Belo post. Abraços, boa semana...
ResponderEliminarTens toda a razão!
EliminarBuena reflexion, te mando un beso.
ResponderEliminarThanks!
EliminarMais um excelente post... Pessoas toxicas nao fazem nada bem por isso o melhor é afastarmo-nos mesmo quando fazem parte da familia, por muito que custe :(
ResponderEliminarTens toda a razão, infelizmente quando se trata de jovens nem sempre é fácil fazer esse filtro!
EliminarThanks for sharing
ResponderEliminarvisit our website
ittelkom jakarta
Thanks!
EliminarGostei deste artigo.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
Livros-Autografados
Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
Eliminar