Translate

terça-feira, 12 de julho de 2022

# curiosidades # porto

VLOG | Curiosidades sobre os Tripeiros

Digo sempre com muito orgulho que sou uma mulher do norte. Nasci e cresci no Porto e aprendi a conhecer a história da minha cidade e os seus encantos, e é sobre essa história e esses encantos que te vou falar hoje. 

Alguma vez te perguntaste, porque motivos os habitantes da cidade do Porte são conhecidos como tripeiros?

A bem da verdade, é bastante usual, ouvir o termo “tripeiros” quando alguém fala dos habitantes da cidade do Porto. Na verdade, esta alcunha veio nada mais, nada menos que das famosas tripas do Porto, mais um prato típico dagastronomia da invicta.

 

Porém toda a história deste prato e da alcunha que ele originou esta alcunha, vem de uma lenda que segundo a narrativa tradicional resulta de um profundo envolvimento do burgo na expedição militar comandada pelo rei D.João I que em 1415, conquistou a cidade norte-africana de Ceuta, dando assim origem ao processo de expansão marítima e colonial que foi uma das grandes características de Portugal durante vários séculos.

 

A origem dos tripeiros surgiu do mito de que o rei mantinha uma relação muito privilegiada com a cidade do Porto e sabia que podia contar com o apoio da cidade, essa boa relação tinha por base o facto de o monarca nunca ter esquecido o apoio decisivo dos burgueses portuenses na sua chegada ao trono durante a crise de 1383 e 85.

 

O reconhecimento do monarca pela cidade era tão grande que D. João I fez questão de se casar na cidade do Porto com Dona Filipa de Lencastre e, posteriormente foi também nesta cidade que nasceu o seu filho Henrique que se destacou nas façanhas marítimas que tiveram origem junto aos estaleiros do Douro.

Agora deves te estar a perguntar como é que tudo isto tem relação com a origem da alcunha Tripeiros.

Claro que, tal como eu referi, trata-se apenas de uma lenda, mas está tão profundamente enraizada na Memória Colectiva da cidade que, para muitos, se trata de uma verdade inquestionável.

 

As origens do famoso prato tradicional de certeza que serão anteriores ao descrito e implicam só por si, um forte contexto cultural de aceitação e de prática culinária que não podemos (e nem devemos) restringir a um único episódio, que neste caso seria o eventual esgotamento e desaparecimento da carne de toda a cidade durante o curto espaço de tempo que coincidiu com os preparativos da armada de Ceuta e os meses que se seguiram.

 

Claro que, esta lenda, como toas as outras acabam sempre por ter um fundo de verdade. Neste caso são indiscutíveis o empenho e o sacrifício que a cidade fez para corresponder aos apelos de D. João e do Infante D. Henrique nos preparativos do que viria a ser o arranque da expansão marítima.

 

E se gostaste de conhecer um pouco sobre esta história, de certeza que vais gostar de ver o novo vídeo do canal, onde te falo desta e muitas outras curiosidades sobre a cidade invicta.

Já conhecias esta história?

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

16 comentários:

  1. Sorriso bonito é mesmo assim
    seja com o divinal prato, ou até às lendas sem fim ´.~`)))))))

    Boa e bela tarde, beijinhos, que vou pró youtube.

    ResponderEliminar
  2. Simplesmente maravilhosa esta publicação!!
    -
    Distancio-me de tantas coisas que gosto ...

    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  3. Sim, sabia que tinha a ver com as tripas do porto, mas prefiro a tripa de Aveiro eheheheh
    Adoro doce de ovos
    Beijinhos
    Francisco

    ResponderEliminar
  4. Como é mesmo bom conhecer um pouco mais de algo que nem sempre sabemos
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Adorei saber mais. Quanta informação interessante. bjs

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia. Obrigada por partilhar!
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Então não? Tão perto uma da outra,....qualquer dia temos que combinar um cafézinho,....
    Passei para desejar uma semana feliz!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar

Instragam