Saber organizar os nossos dias, é algo que está ao alcance de qualquer um. Contudo, ser organizado não é, algo que se aprenda de um dia para o outro, por isso, a organização exige regra e disciplina, mas após aplicada e adaptada à realidade de cada um pode ser um dos maiores aliados de sempre na nossa rotina e dia a dia.
Hoje decidi falar-te de algumas dicas, todas elas baseadas na minha experiência, sobre como podes-te organizar e conseguir uma vida mais calma e orientada para os teus outros objetivos.
1. Simplificar
Excesso de informação e/ou conteúdo muitas vezes, é o nosso pior inimigo na hora de manter a vida organizada. Saber filtrar o que é mais importante, o que é acessório e o que é dispensável é fundamental para conseguirmos facilmente perceber a prioridade das coisas.
Vou-te
dar um exemplo muito simples: imagina o caso de um estudante com
vários
apontamentos, todos idênticos sobre as mesmas matérias. Aqui o excesso
de conteúdo vai gerar, mais
confusão, afinal estar a ver a mesma matérias exposta em apontamentos
diferentes vai apenas causar confusão na hora de filtrar a informação
que deve ser estudada. Neste caso, (e o que eu fazia quando estudava),
era ler todos os apontamentos (mesmo os repetidos), e fazer um
resumo/compilação de todos eles e só depois estudar por este conjunto
resumido dos
apontamentos, pois neste caso, eles só contem as informações realmente
importantes.
2. Gestão do tempo
O principal problema de muita gente, na hora de organizar as suas
coisas é que, não sabem lidar com o tempo. Mas não é assim tão difícil
desde que, cada um aprenda a lidar com o tempo e a gerir o mesmo.
Afinal de contas, não é a toa que algumas pessoas parecem fazer mais,
(ou menos tarefas) do que nós no mesmo período de tempo. Trata-se de
saber como gerir cada minuto, perceber em média quanto tempo precisamos,
ou podemos disponibilizar para uma determinada tarefa. É fundamental
também evitar atrasos que vão comprometer completamente o rendimento do
nosso dia.
É imprescindível que as coisas que podem ser feitas de imediato ou a
curto prazo sejam realizadas o quanto antes para que, desta forma, a tua
cabeça fique "livre" para as coisas mais complicadas. Isto deve
tornar-se uma rotina que ajuda em muito a filtrar informação, e a gerir o tempo.
Por exemplo, chegas ao trabalho, abres a
tua agenda e vês que para hoje tens 10 tarefas para fazer. O ideal é
começar logo pelas mais simples e fáceis como, por exemplo responder a
e-mails, fazer telefonemas entre outros. Quanto mais rápido fizeres
estas tarefas menores, mais tempo vais ter para te dedicares às tarefas
mais complicadas e claro consegues ter alguma margem de tempo, para
lidar com aqueles imprevistos que todos sabemos que de vez em quando
aparecem.
3. Ver mais adiante
Planear nunca fez mal a ninguém, por isso, planear o futuro além de ajudar-te a organizar vai sem dúvida alguma te poupar de algumas dores de cabeça.
Se
tu sabes que em determinado dia, tem um determinado compromisso, sabes
de antemão que não podes ter, a tua agenda tão cheia como habitual, pois
precisas de disponibilizar tempo para o compromisso agendado.
Marcar com antecedência consultas médicas, exames de especialidade,
compras e prever algumas necessidades como a inspeção do carro, podem
ser uma maneira de aliviar pressão na hora de lidar com estes assuntos,
até porque, o que já está planeado, não fica esquecido e garantimos não
só organização do nosso dia (semana ou mês).
O mesmo se aplica às férias, festividades e encontros de família e amigos. Além de ser útil para que uma pessoa se possa organizar, é também uma boa maneira de manter as finanças em ordem.
Espero que tenhas gostado destas pequenas dicas, e que elas te ajudem a organizar melhor a tua vida.
Deixa nos comentários as tuas sugestões de organização. O que para ti, é fundamental na organização da rotina?
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest
Sem dúvida
ResponderEliminarmas que não é fácil, não é não ´.`)
Boa Semana, boa e bela tarde com alegria Teresa, beijinhos.
Dicas que elogio.
ResponderEliminar.
Cumprimentos cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Maravilhosa e interessante publicação!!
ResponderEliminar-
Distancio-me de tantas coisas que gosto ...
Beijos, e uma excelente semana
Muito obrigada!
EliminarExcelentes dicas!
ResponderEliminarObrigada, fico feliz que tenhas gostado!
EliminarGostei
ResponderEliminarObrigado por esta partilha
Boa semana
Beijinhos
Francisco
Gostei das suas dicas.
ResponderEliminarGerenciar o tempo é um grande desafio.
Eu gosto de anotar os compromissos do dia.
Beijinhos!!!
Que acaba por ser uma excelente dica para seguir
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem Post Novos Diariamente
Muito obrigada!
EliminarGreat tips! Simplifying is so important! :)
ResponderEliminarThanks!
EliminarGracias por los consejos. Te mando un beso.
ResponderEliminarThanks!
EliminarExcelentes dicas.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Ai de mim se nao usasse estas dicas no meu dia a dia :)
ResponderEliminarConcordo plenamente!
Eliminar