Translate

segunda-feira, 11 de julho de 2022

# como me posso organizar # dicas

Dicas de organização básicas para te ajudar no dia a dia

Saber organizar os nossos dias, é algo que está ao alcance de qualquer um. Contudo, ser organizado não é, algo que se aprenda de um dia para o outro, por isso, a organização exige regra e disciplina, mas após aplicada e adaptada à realidade de cada um pode ser um dos maiores aliados de sempre na nossa rotina e dia a dia.

Hoje decidi falar-te de algumas dicas, todas elas baseadas na minha experiência, sobre como podes-te organizar e conseguir uma vida mais calma e orientada para os teus outros objetivos. 

1. Simplificar

Excesso de informação e/ou conteúdo muitas vezes, é o nosso pior inimigo na hora de manter a vida organizada. Saber filtrar o que é mais importante, o que é acessório e o que é dispensável é fundamental para conseguirmos facilmente perceber a prioridade das coisas.

Vou-te dar um exemplo muito simples: imagina o caso de um estudante com vários apontamentos, todos idênticos sobre as mesmas matérias. Aqui o excesso de conteúdo vai gerar, mais confusão, afinal estar a ver a mesma matérias exposta em apontamentos diferentes vai apenas causar confusão na hora de filtrar a informação que deve ser estudada. Neste caso, (e o que eu fazia quando estudava), era ler todos os apontamentos (mesmo os repetidos), e fazer um resumo/compilação de todos eles e só depois estudar por este conjunto resumido dos apontamentos, pois neste caso, eles só contem as informações realmente importantes.

2. Gestão do tempo
O principal problema de muita gente, na hora de organizar as suas coisas é que, não sabem lidar com o tempo. Mas não é assim tão difícil desde que, cada um aprenda a lidar com o tempo e a gerir o mesmo.
Afinal de contas, não é a toa que algumas pessoas parecem fazer mais, (ou menos tarefas) do que nós no mesmo período de tempo. Trata-se de saber como gerir cada minuto, perceber em média quanto tempo precisamos, ou podemos disponibilizar para uma determinada tarefa. É fundamental também evitar atrasos que vão comprometer completamente o rendimento do nosso dia.
É imprescindível que as coisas que podem ser feitas de imediato ou a curto prazo sejam realizadas o quanto antes para que, desta forma, a tua cabeça fique "livre" para as coisas mais complicadas. Isto deve tornar-se uma rotina que ajuda em muito a filtrar informação, e a gerir o tempo.

Por exemplo, chegas ao trabalho, abres a tua agenda e vês que para hoje tens 10 tarefas para fazer. O ideal é começar logo pelas mais simples e fáceis como, por exemplo responder a e-mails, fazer telefonemas entre outros. Quanto mais rápido fizeres estas tarefas menores, mais tempo vais ter para te dedicares às tarefas mais complicadas e claro consegues ter alguma margem de tempo, para lidar com aqueles imprevistos que todos sabemos que de vez em quando aparecem.

3. Ver mais adiante
Planear nunca fez mal a ninguém, por isso, planear o futuro além de ajudar-te a organizar vai sem dúvida alguma te poupar de algumas dores de cabeça.

Se tu sabes que em determinado dia, tem um determinado compromisso, sabes de antemão que não podes ter, a tua agenda tão cheia como habitual, pois precisas de disponibilizar tempo para o compromisso agendado.
Marcar com antecedência consultas médicas, exames de especialidade, compras e prever algumas necessidades como a inspeção do carro, podem ser uma maneira de aliviar pressão na hora de lidar com estes assuntos, até porque, o que já está planeado, não fica esquecido e garantimos não só organização do nosso dia (semana ou mês).
O mesmo se aplica às férias, festividades e encontros de família e amigos. Além de ser útil para que uma pessoa se possa organizar, é também uma boa maneira de manter as finanças em ordem.

Espero que tenhas gostado destas pequenas dicas, e que elas te ajudem a organizar melhor a tua vida.

Deixa nos comentários as tuas sugestões de organização. O que para ti, é fundamental na organização da rotina?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

17 comentários:

  1. Sem dúvida
    mas que não é fácil, não é não ´.`)

    Boa Semana, boa e bela tarde com alegria Teresa, beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa e interessante publicação!!
    -
    Distancio-me de tantas coisas que gosto ...

    Beijos, e uma excelente semana

    ResponderEliminar
  3. Gostei
    Obrigado por esta partilha
    Boa semana
    Beijinhos
    Francisco

    ResponderEliminar
  4. Gostei das suas dicas.
    Gerenciar o tempo é um grande desafio.
    Eu gosto de anotar os compromissos do dia.
    Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  5. Que acaba por ser uma excelente dica para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  6. Great tips! Simplifying is so important! :)

    ResponderEliminar
  7. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  8. Ai de mim se nao usasse estas dicas no meu dia a dia :)

    ResponderEliminar

Instragam