quinta-feira, 23 de junho de 2022

Roteiro das férias no Gerês

Porque as boas tradições devem ser mantidas, hoje decidi contar-te tudo sobre as minhas mini férias no Gerês, incluindo locais a visitar, o meu plano de viagem, e claro, o orçamento que gastei em 3 dias de férias.

Decidi-mos sair do Porto relativamente cedo (por volta das 09h00), como o tempo estava um pouco instável, decidimos começar o nosso roteiro, com uma visita ao castelo de Montalegre. Fizemos cerca de 2 paragens, e fizemos a viagem, Porto-Montalegre, em cerca de duas horas e pouco.

Já em Montalegre, visitamos o centro histórico e seguimos para o Castelo que tem entrada gratuita.

Depois das aventuras nas muralhas e periferias do castelo, seguiu-se um almoço nas proximidades para recarregar baterias, e seguir para uma viagem de quase uma hora até à Ponte da Missarela, e depois mais três quartos de horas até à Cascata do Arado (que infelizmente tinha o acesso em obras e que por isso não conseguimos visitar).

Eram quase 17h00, quando chegamos ao alojamento. A Casa Do Criado, é simplesmente um local encantador e sossegado, perfeito para descansar. Aproveitamos o resto da tarde para relaxar na varanda do bangaló na companhia de um bom livro e uma bebida fresca.

Devo referir que a Casa do Criado, disponibiliza várias categorias de alojamento, e todas as refeições por um preço bastante interessante, além disso, a gastronomia lá tem mesmo aquele toque caseiro, complementado pelos sabores típicos da região.

Ao início da noite, eu e o J seguimos para o jantar, uns deliciosos rojões, numa mesa ao ar livre, o que nos permitiu apesar de o tempo estar um pouco fresco e o céu um pouco nublado, desfrutar de um pôr do sol bastante agradável.

O serão passado a dois entre conversa e leituras no exterior do bangaló, ou então com uma breve sessão de cinema no quarto.

Infelizmente no dia seguinte o tempo não colaborou, a chuva miudinha que se abateu sobre a Ermida, acabou por nos fazer ficar fechados em casa, mas não, sem antes irmos à casa principal desfrutar de um pequeno-almoço saboroso (com pão caseiro e acabadinho de sair do forno).

O sossego da zona, foi perfeito para aproveitar o do de chuva, para ler, dormir e descansar, algo que eu pretendia fazer durante estas férias, contudo, as visitas às cascatas e aos miradouros que tínhamos inicialmente planeado, acabaram por não acontecer.

No último dia, saímos cedo do alojamento para aproveitar bem o dia (afinal de contas no dia anterior não conseguimos visitar nada), e seguimos viagem para as termas de Lobios, onde aproveitamos as águas quentes para passar a manhã em banho e relaxar ao sol. — Se eu soubesse que era tão agradável, tinha planeado as férias de maneira a conseguir passar lá mais tempo, porque fiquei verdadeiramente rendida.

Depois do almoço, seguimos para uma rápida visita aos espigueiros e ao castelo do Lindoso, onde mais vez, temos o privilégio de estar em contacto com a natureza.

E, porque o que é bom acaba de pressa, regressamos a casa ao final do terceiro dia, e na mala trouxemos muitas saudades e a vontade de lá voltar.

Quando gastamos (duas pessoas):

Alojamento - 100.00€

Combustível - 58.88€

Portagens - 14.15€

Alimentação - 125.45€

TOTAL = 298,48€

TOTAL POR PESSOA = 14.24€

Outras observações:

Existe sempre, ou quase sempre, uma grande distância entre os pontos de interesse, por isso ao planeares a tua viagem, tem em consideração que apesar de os pontinhos no mapa até parecerem perto, a verdade é que,  devido ao facto de a viagem no Gerês ser sempre feita entre curvas e contracurvas, a verdade é que a deslocação vai demorar mais do que possas pensar.

Também as estradas, apesar de estarem em boas condições, não tem largura suficiente para que dois carros em sentidos opostos circulem com grande velocidade, por isso o ideal é respeitar os limites de trânsito e ter atenção redobrada no momento em que te cruzares com outro carro.

Se gostaste deste conteúdo e gostavas de ver mais fotografias, já está disponível no facebook, o album com todos os detalhes.

E tu, já alguma vez visitaste o Gerês e arredores? Como correu a experiência?