Translate

quarta-feira, 29 de junho de 2022

# casamento # casamentos

Como surgiram as tradições de casamento?

Quando se fala em casamentos, existem uma série de requisitos que devem ser cumpridos. Não falo só da preparação da festa e da cerimónia, e também não me refiro a todas as burocracias que um casal tem que enfrentar antes de dar o nó. Tudo o que acontece antes do grande dia, é pensado e planeado cuidadosamente e como não podia deixar de ser, todo esse processo inclui também as várias tradições de casamento que já conhecemos. 

Contudo, se por um lado conhecemos bem as tradições mais famosas de casamentos será que sabemos como elas surgiram? Pois bem, hoje vamos fazer uma viagem pelo tempo e conhecer algumas das mais famosas tradições de casamento:

1; 2; 3;
1. Vestido de noiva branco

O branco nem sempre foi a cor de eleição quando falamos de vestidos de noiva, por exemplo, a época renascentistas as cores de eleição eram bastante variadas entre elas o vermelho e o preto. Contudo, já nessa época, os vestidos eram grandes ornamentos e uma ferramenta para ostentar grandeza.
a tradição do vestido branco, surgiu com Mary Stuart a rainha da Escócia e França no século XVI quando ela usou para o seu casamento um vestido branco em homenagem à sua mãe.
Já no século XVII, Maria de Médici usou um vestido de cetim branco com joias preciosas e muitos detalhes em dourado. Tanto ela como a Mary Stuart são consideradas pioneiras quando o assunto é a escolha de branco para o vestido de noiva. Graças a elas, os vestidos de noivas (best wedding dresses) hoje em dia são desta cor.

2. Algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul
Esta tradição foi diretamente exportada dos Estado Unidos e, foi pensada com o objetivo de lembrar à noiva aquilo que ela deve levar para a nova fase da sua vida.
Algo antigo, refere-se a alguma relíquia ou objeto importante de família para desta forma representar as raízes da noiva que deverão permanecer com ela para sempre.
Já o "algo novo", é uma referência direta ao futuro da noiva. Algo emprestado, surge normalmente da amiga mais próxima e é também isso, uma referência às amizades que devem continuar mesmo após a alteração do estado civil.
Curiosamente o "algo azul", está diretamente ligado com o romance, fidelidade e com a simplicidade, e isso, obviamente é algo que os noivos desejam.

4; 5; 6
3. Padrinhos de casamento e damas de honor
Ao contrário do que muitas pensam, ser padrinho, madrinha ou dama de honor num casamento antigamente era uma função peculiar e um tanto ou quanto perigosa. Inicialmente as damas de honor tinham (como já mencionei nesta publicação), a função de afastar e despistar espíritos malignos, dai todas elas usarem vestidos iguais e penteados iguais. Já os padrinhos deveriam ser fortes e corajosos para ajudar o noivo a sequestrar a noiva (no caso de os seus sogros não concordarem com o casamento).
Felizmente atualmente as tarefas destas personagens hoje em dia já são mais calma e bem normal... Pelo menos é isso que eu espero!


Gostaste destas curiosidades? Gostavas de conhecer mais algumas? Qual é a tua tradição de casamento favorita?



Facebook Rjerdress | Site da Rjerdress



Este texto foi pago ou patrocinado.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

26 comentários:

  1. Beleza a condizer
    que o dia é como renascer ´.~`)))))))

    Bela tarde Teresa, beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Adorei a tradicao do vestido branco pois gosto muito da historia da Mary, Queen of Scots :)

    ResponderEliminar
  3. Que são mesmo modelos de vestidos bem bonitos, nem sei qual gostei mais

    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  4. Amei o post. Não conhecia a história das tradições e gostei muito.
    beijos
    https://www.dearlytay.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Que interessante! Obrigada pela partilha :)

    ResponderEliminar
  6. This is so interesting! Some of these traditions (such as the groomsmen) are so bizarre where they come from!

    ResponderEliminar
  7. Oi
    interessante o poste, hoje em dia ser padrinho e madrinha é sinônimo de ter que dar presentes caro.

    https://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. Acho curioso todos esses pormenores dos casamentos. E muitas tradições também variam conforme a região do país.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  9. Muito interessante. No tempo em que me casei se havia essas tradições eu desconhecia. Novo levei tudo o que tinha vestido, nada velho nem emprestado, e nem por isso tenho sido menos feliz. Gosto dos vestidos.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  10. Desconhecia e adorei
    Beijinhos e resto de dia feliz

    ResponderEliminar
  11. Teresa gostei muito de saber das tradições de casamento, amei os modelos dos vestidos bjs.

    ResponderEliminar

Instragam