quinta-feira, 12 de maio de 2022

VLOG | O estripador de Lisboa

Por todo o mundo existem inúmeras histórias de assassinos em serie. Na realidade, e se analisarmos bem, pudemos perceber que determinados países e regiões são mais propensos à existência deste tipo de perfil. Aqui em Portugal, não existem crimes em séries ou tão violentos como noutros locais, mas nem a nossa história está completamente imaculada, pois acredites ou não entre os anos de 1992 e 1993 ocorreram em Lisboa crimes verdadeiramente assustadores, e sobre os quais, não se obteve respostas e muito menos se encontrou os responsáveis.


Na manhã do dia 31 de julho de 1992 foi encontrada aquela que seria a primeira vítima do estripador de Lisboa. O corpo encontrado era o de Maria Valentina de 22 anos, e continha vários golpes de faca entre o tórax e a barriga. Além disso foi apurado que a vítima foi estrangulada, esventrada, cortada e teve ainda os órgãos internos removidos, entre eles, o coração, partes do fígado, intestinos e vagina.

Os integrantes da Polícia Judiciária ficaram chocados com o banho de sangue eu encontraram no local. O corpo seguiu para exames de perícia e o médico-legista afirmou que até à época e com cerca de 30 anos de experiência e mais de 40 mil autópsias no currículo, nunca tinha visto nada tão cruel.

Toda a violência e crueldade do assassinato de Maria Valentina, juntamente com as semelhanças com os ataques de Jack o estripador, fizeram com que tanto a polícia como a imprensa apelidassem o assassino como o “Estripador de Lisboa”.

a 27 de janeiro de 1993, é que o Estripador de Lisboa voltou a atacar. A segunda vítima foi Maria Fernanda de 24 anos. O corpo foi encontrado perto da estação de Entre Campos por trabalhadores das obras da ponte ferroviária. Também esta vítima fora estrangulada, esventrada e cortada. Tal como a primeira vítima, também ela teve os órgãos internos removidos, mas também desta vez o assassino foi mais longe e acabou por remover os seios da vítima.

Tratava-se de uma corrida contra o tempo até que o assassino voltasse a atacar.

A 15 de março de 1993, aconteceu o que a polícia mais temia. O estripador voltou a atacar, desta vez a vítima foi Maria João de 27 anos. O corpo de Maria João foi encontrado a cerca de cem metros do local da primeira vítima, e tal como as vítimas anteriores foi estrangulada, esventrada, cortada e os órgãos internos, tal como a segunda vítima, foram removidos.

Apesar de as investigações continuarem a verdade é que o Estripador de Lisboa não deixava rastos. A polícia tinha em mãos três crimes semelhantes, e nos anos que se seguiram não houve crimes contra prostitutas. Apesar das evidências, poucas ou nenhumas provas foram encontradas. A polícia tinha alguns suspeitos, mas não tinha nenhuma prova contra eles.

No dia 30 de novembro de 2011, a Polícia judiciária reabriu o caso do “Estripador de Lisboa”, isto aconteceu após um jovem ter tentado participar no concurso “Casa dos Segredos”. Ao apresentar-se, o jovem terá tido à produção do programa que poderia revelar a verdadeira identidade do assassino de Lisboa, acabando desta forma, por denunciar o próprio pai José Guedes.

Após a prisão preventiva do suspeito, foram feitos testes e acabou por ser comparada a impressão palmar encontrada num pacote de leite com sangue junto ao cadáver da terceira vítima, Maria João, e a mesma não coincidia, pelo que se veio a confirmar que José Guedes não era o estripador de Lisboa.

Porém José Guedes continua preso na cadeia de Aveiro, uma vez que ele foi associado ao crime que vitimou Filipa Ferreira.

Atualmente os crimes do Estripador de Lisboa já prescreveram, contudo, descobrir a identidade do assassino (que nesta altura pode até já nem estar vivo), seria uma maneira de colocar um ponto final na onde de crimes que aconteceu em Lisboa.

Se gostaste deste pequeno resumo da história do estripador de Lisboa, não podes deixar o vídeo que publiquei no canal do youtube, com estes e muitos outros detalhes sobre o caso.  

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest


Etiquetas: , ,

Partilha este artigo:

10 Comentários:
Às 4:23 da tarde, maio 12, 2022 , Anonymous Beites disse...

Sorriso bonito e em dia Teresa ´.~`))))

Bela tarde que vou pró Youtube.

 
Às 4:41 da tarde, maio 12, 2022 , Blogger Marisa Cavaleiro disse...

Uma história que está na nossa memória!
xoxo

marisasclosetblog.com

 
Às 5:01 da tarde, maio 12, 2022 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Afinal existem CRIMES PERFEITOS. Esse do Estripador de Lisboa, foi perfeito. Penso que hoje, com outras técnicas, tinha sido descoberto. Existe quem diga que o estripador tinha sido contaminado com a SIDA por uma prostituta e daí ter morto as três prostitutas.
.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

 
Às 7:31 da tarde, maio 12, 2022 , Blogger Loiva disse...

Olá Teresa!

Um mal que existe em muitos lugares do mundo. Mas Graças a Policiais que se empenham a maioria é contida.
Desejo-lhe uma semana iluminada.
Abraços Loiva

 
Às 9:39 da tarde, maio 12, 2022 , Blogger Mário Margaride disse...

Lembro perfeitamente das notícias desses crimes hediondos perpretados pelo chamado Estripador de Lisboa. O lamentável, é que nunca se descobriu o autor desses crimes. Como diz o Ricardo e bem, se fosse hoje por certo seria descoberto.
Enfim...as injustiças da justiça!
Continuação de boa semana.
Beijinhos!

Mário Margaride

http://poesiaaquiesta.blogspot.com

 
Às 10:55 da tarde, maio 12, 2022 , Blogger Francisco disse...

Recordo-me com alguma tristeza.
Beijinho de boa noite

 
Às 3:13 da manhã, maio 13, 2022 , Blogger J.P. Alexander disse...

Uy, te mando un beso.

 
Às 9:22 da manhã, maio 13, 2022 , Blogger Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Já não me tinha esquecido deste caso.
Gostei de ler.
Um abraço e bom fim-de-semana.

Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros

 
Às 1:55 da tarde, maio 13, 2022 , Blogger Matilde disse...

Lembro-me desta historia :(

 
Às 10:54 da tarde, maio 13, 2022 , Blogger Os olhares da Gracinha! disse...

Um horror...😔

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]