Translate

terça-feira, 10 de maio de 2022

# cérebro # saúde

9 dicas para melhorares o desempenho do teu cérebro

É perfeitamente normal que com o avançar da idade, comecemos a sentir que o nosso cérebro já não é como habitualmente costumava ser.

Contudo e apesar de a idade ter a sua influência na maneira como nosso cérebro funciona, a verdade é que existem várias coisas que pudemos fazer para ajudar nosso cérebro a ser mais saudável e a ter um melhor desempenho. 

1. Exercício físico
Praticar exercício físico de forma regular ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na cabeça e com ele estimula o crescimento de novas células cerebrais e as conexões que existem entre elas, tornando-as mais eficientes.

2. Aposta numa boa alimentação
Já sabemos que uma alimentação saudável é fundamental para o bom desempenho do corpo e da mente, contudo e quando o assunto é o desempenho do nosso cérebro existem alguns alimentos que podem ajudar entres eles alimentos ricos em Ómega 3 (gordura benéfica para a saúde cerebral), frutas e vegetais ricos em antioxidantes que protegem as células cerebrais, e o chá verde cujo consumo regular ajuda a melhorar a memória e desacelerar o envelhecimento cerebral.

3. Qualidade do sono
Um clássico quando se fala de bem-estar, a qualidade do sono é fundamental para um bom desempenho do teu cérebro. A privação de sono compromete a memória, a criatividade e a capacidade de aprendizagem. Por isso, se tens dificuldade em dormir as horas necessárias, procura dicas que te ajudem a dormir melhor.

4. Atividades sociais
Acredites ou não, desfrutar de atividades sociais pode ser um excelente exercício cerebral, isto porque, cultivar relacionamentos saudáveis traz vários benefícios cognitivos. Uma vida social ativa está estritamente relacionada a uma taxa de declínio da memória em adultos mais velhos.

5. Stress
Já sabemos que o stress não faz bem a nada, mas a verdade é que ele é um dos piores inimigos do nosso cérebro isto porque ele contribui para a destruição das células cerebrais. Especialistas indicam que uma boa maneira de gerenciar o stress é recorrer à meditação, uma vez que esta técnica contribui para o aumento da espessura do córtex cerebral e estimula as conexões entre os neurónios.

6. O coração
As condições que afetam o coração e consequentemente os vasos sanguíneos, também afetam a memória. Por exemplo pressão alta, diabetes ou obesidade contribuem para que o cérebro não trabalhe em pleno.

7. Estimula a tua mente
Tal como acontece com o corpo é fundamental que também estimules a tua mente. Quanto mais desafiares o teu cérebro melhor será a capacidade que ele tem em processar informações. Alguns exercícios que podes fazer para estimular o teu cérebro passam por ler, montar quebra-cabeças, resolver palavras cruzadas entre outros.

8. Técnicas simples podem ajudar a melhorar a memória
Atualmente sabemos que existem algumas estratégias que ajudam a melhorar a capacidade de guardar novas informações e mantê-las ao longo do tempo, entre elas a repetição. Entretanto podes testar várias outras técnicas que se enquadrem bem no teu estilo de vida.

9. Organização
Ninguém é perfeito por isso recorrer a ajudas externas não faz mal nenhum. Com isto quero dizer que podes usar o calendário ou a agenda, isto porque escrever e organizar informações reforça o aprendizado, e ajuda a economizar energia mental.

E tu, tens algum truque para exercitares e manteres o teu cérebro ativo?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

20 comentários:

  1. Boas sugestões
    fazem alegrar a alma e os corações Teresa ´.~`)))))
    Bela tarde´. `)))))

    ResponderEliminar
  2. Olá Teresa.
    Muito interessante esta publicação.
    Ficamos com várias ideias para podermos fazer um pouco mais por nós.
    Gostei muito.
    brisas doces *

    ResponderEliminar
  3. Grato pelas dicas. O meu elogio
    .
    Saudações cordiais … boa semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  4. Que sim, é mesmo uma boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem Post Novos Diariamente

    ResponderEliminar
  5. Olá Teresa, tudo bem?
    Nossa, é um fato o que você falou viu.
    Se a gente não procurar cuidar direito de nós e da nossa saúde mental, vamos acabar sendo prejudicadas com o passar dos anos.

    Também tenho sentido esse impacto,
    Até me identifiquei com o que você disse.

    Beijos, até breve!
    www.thaisbaruk.com.br

    ResponderEliminar
  6. Gracias por los consejos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  7. Excelente post :) tento seguir estas dicas, apesar de nem sempre ser facil, organizacao e rotinas sao fundamentais por aqui :)

    ResponderEliminar
  8. Adorei essas dicas. Eu sempre fico em movimento e não deixo meu cérebro ocioso por muito tempo.

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar

Instragam