quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Tormented Souls - ESPECIAL HALLOWEEN

Se há um género de videojogos que adoro é sem dúvida o do tipo de terror, principalmente os de sobrevivência. As franquias que trouxeram os jogos de terror ao mundo hoje em dia adquiriram uma vertente maioritariamente de ação do que terror, ou desapareceram. Se quiseres matar saudades de jogos clássicos de terror, podes olhar para criadores independentes como a Dual Effect Games. O estúdio lançou recentemente Tormented Souls que simula uma atmosfera de cheia de enigmas e puzzles para resolver com um controlo que nos faz lembrar os clássicos, mas com um toque de design moderno.

Uma cura para o bem estar.
No jogo controlamos Caroline Walker, que recebe uma carta com uma fotografia de duas meninas gémeas. A carta é do Hospital de Winterlake e Caroline decide investigar.
Infelizmente para Caroline, assim que chega é atacada ficando inconsciente. Ela acorda nua numa banheira e um dos seus olhos foi removido. Assim que ela escapa da situação, ainda se encontra numa das alas do hospital.
A narrativa desenrola se através de ficheiros e diários que encontras pelo hospital que se encontra vazio à excepção do padre e das abominações malignas que parecem ser uma fusão de metal com carne. Caroline não tem outra escolha senão lutar para abrir caminho e desvendar o mistério das duas meninas e o que se passou no hospital.
Apesar de a história ser um pouco previsível não é um problema apesar de tudo. O terror funciona a vários níveis mantendo uma imersão dinâmica. A viagem pelo jogo é a verdadeira atração fazendo pensar o que esta ao virar da esquina.
A dobragem das vozes é um pouco estranha…, mas o facto de que existe dobragem já é impressionante porque o orçamento para este jogo bastante baixo, e procura se inspirar pelos jogos clássicos ao qual esta homenageando.

 Um terror espectacular.
Os criadores fizeram um trabalho fantástico com os ambientes, o Hospital de Winterlake é magnifico, e o background excelente esta ao nível dos melhores jogos da Capcom (Resident Evil).Tormented Souls onde brilha é nos seus puzzles, que requer alguma investigação para resolver e não forca jogador a decorar montes de informação.
A luz esta muito bem usada. Ficar muito tempo no escuro leva o jogador ao game over, e tudo que Caroline tem no início do jogo é um isqueiro, e algumas áreas estão bloqueadas devido à presença de inimigos e a escuridão também. Portanto, o jogador precisa de encontrar para contornar o problema como, por exemplo, ligar a luz dos corredores.

Um problema monstruoso.
O combate é uma área que precisava alguma melhoria. Eu adoro o design dos monstros, que apresente seres humanos transformados em monstros macabros combinados com equipamento medico. Um torso fundido com uma cadeira de rodas andando, ate a ti com garras de ferro é uma visão horrífica, mas o efeito de terror é reduzido devido às animações e um sistema de combate fraco.
Lutar no jogo é relativamente fácil, o arsenal de armas é decente, mas a variação de ataques dos inimigos é muito pouca. É possível esquivar dos ataques sabendo antecipar as animações os ataques dos monstros.
Contudo, exploração é o papel mais importante do que combate por isso não é muito relevante como se pensava.

Vale a pena obter Tormented Souls?
Tormented Souls é um sucessor aos clássicos de sobrevivência de terror. Há muito tempo que queria um novo Silent Hill ou clássico Resident Evil fiel à origem, mas troco toda a drama e desapontamento por um sucessor em espírito. Explorar o hospital deu-me uma sensação de solidão e medo que faz com que os jogos de terror ainda resultam hoje em dia.
O maior problema que jogo parece ter, é seu orçamento em vez da habilidade dos seus criadores. Mas com jogos independentes, haverá sempre compromissos que terão de ser feitos ate serem lançados, e eu acho que Dual Effect arranjou o melhor que podia para balancear o projeto.

 E tu, gostas deste tipo de jogo? 


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Etiquetas: , , , ,

Partilha este artigo:

8 Comentários:
Às 11:40 da manhã, outubro 20, 2021 , Blogger " R y k @ r d o " disse...

Não aprecio nada que seja afeto ao terror. Não critico quem goste. Para terror já me basta a vida lol
Cumprimentos poéticos

 
Às 4:05 da tarde, outubro 20, 2021 , Blogger Cidália Ferreira disse...

Concordo com o Ricardo. Nada que tenham terror, violência, não vejo Não gosto do Halloween:))
-
Nunca deixem que vos destruam a autoestima
-
Beijos, e uma excelente tarde :)

 
Às 6:22 da tarde, outubro 20, 2021 , Blogger Sofia Veloso disse...

Das coisas que não costumo assistir, mas parece ser um boa sugestão para quem adora
Beijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias

 
Às 7:22 da tarde, outubro 20, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

A vida pode ser um verdadeiro terror, felizmente não é sempre!

 
Às 7:23 da tarde, outubro 20, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Realmente não é algo que seja do agrado de todas as pessoas!

 
Às 7:23 da tarde, outubro 20, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada!

 
Às 2:13 da manhã, outubro 21, 2021 , Blogger J.P. Alexander disse...

Gracias por la recomendación te mando un beso

 
Às 8:54 da manhã, outubro 21, 2021 , Blogger Isa Sá disse...

Não sou nada ligada a coisas de terror.

Isabel Sá
Brilhos da Moda

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]