quarta-feira, 15 de setembro de 2021

Sobre as férias em Guimarães

Como sabes, o mês passado fui de férias para Guimarães, e mantendo as boas tradições que passam aqui decidi fazer um pequeno roteiro com os locais que visitei, o sitio onde fiquei e quanto eu e o J gastamos na nossa viagem de 4 dias.

Decidimos aproveitar os dias ao máximo, até porque como só tínhamos alojamento para três noites e queríamos aproveitar a piscina, fomos para Guimarães relativamente cedo, por isso não te surpreendas se eu te disser que chegamos às 10h00 e fomos diretos para o Paço dos Duques, onde fizemos uma visita que infelizmente não foi uma deceção, pois por motivo de obras e restauração muitas das salas e quartos do edifício estavam interditos ao publico.

Depois seguimos o nosso passeio por Guimarães pelo centro histórico, onde visitamos a fabulosa Rua de Santa Maria, com as lojinhas de recordações, cafés e ainda gravuras históricas no chão. Também por lá visitamos a Igreja da Nossa Senhora da Oliveira, que fica exatamente no Largo da Oliveira.

E por falar em Largo da Oliveira, por lá existem vários cafés e restaurantes muito bem recomendados e por isso decidimos fazer uma pausa e almoçar por lá.

A tarde e o dia seguinte foi aproveitada para ficar na piscina do AN Resort, felizmente tivemos sorte com o tempo e deu para desfrutar e aproveitar ao máximo o tempo junto à piscina, o que foi muito relaxante e bem-vindo. Nos dias em que estivemos na quinta decidimos que íamos fazer por lá as refeições, por isso o nosso almoço era rápido e leve e à noite não dispensávamos um churrasco a dois com vista para campos profundos e um pôr-do-sol fabuloso.

Quanto ao AN Resort, tenho ainda que reforçar que o atendimento foi do melhor possível, os anfitriões estavam sempre disponíveis e ainda se ofereceram para nos indicar os melhores sítios para visitar e fazer as refeições. Outra coisa boa, é que nesta Quinta, só existe um quarto para alugar, por isso não tivemos que lidar com outros hóspedes podendo estar à vontade e sem qualquer tipo de confusão.

Claro que não podíamos vir embora sem visitar mais um pouco de Guimarães e das redondezas. No nosso penúltimo dia, acordamos cedo para visitarmos a Citânia de Briteiros, ruínas arqueológicas da idade do ferro.

De tarde visitamos o famoso Santuário da Penha e todo o seu parque, foi extremamente divertido e desafiante caminhar e tentar conhecer todos os caminhos e recantos do local. Infelizmente não conseguimos ver tudo como queríamos, e por isso ficou a promessa de lá voltar para visitarmos todos os recantos que ficaram por ver.

No dia do regresso ao Porto aproveitamos ainda o Museu da Cultura Castreja, onde vimos muitos dos artefacto recolhido da Citânia de Castreja. Depois claro, não podíamos vir embora sem visitar o famoso Largo do Toural, a Igreja da Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos, e claro caminhar ao longo de toda a famosa muralha de Guimarães.

Quanto gastamos na nossa visita de 4 dias a Guimarães?

Portagens (ida e volta): 6.00€

Combustível: 15.41€

Alojamento: 240.00€

Entradas nos Museus, Citânia e Paço dos Duques: 20.00€

Refeições em restaurantes: 36.30€

Idas ao supermercado para refeições no alojamento: 49.20€

TOTAL: 366.91€ para duas pessoas.

Não entrei em detalhes sobre os locais visitados porque como é habitual quero fazer publicações separadas e detalhadas sobre todos eles.

O que achaste deste breve roteiro? Já alguma vez visitaste Guimarães?