Para mim cozinhar é terapêutico e relaxante, contudo, quando vou para cozinha é como se eu aceitasse uma missão e como tal tento sempre dar o meu melhor, por isso como deves imaginar terminar este bolo foi uma verdadeira aventura para mim.
Ingredientes:
Para o Bolo:
- 150gr de manteiga
- 300gr de açúcar (coloco sempre um pouco menos)
- 6 ovos
- 300gr de farinha
- 1 colher de sopa de fermento em pó (se a farinha já tiver fermento eu não uso fermento)
- 75 ml de sumo de ananás
Para o recheio e cobertura:
- 200gr de chocolate de culinária
- 400ml de natas
- 75 ml de sumo de ananás (eu usei o sumo que vem nas latas do ananás em calda)
- Drageias coloridas
Preparação:
Começa este bolo derretendo um pouco a manteiga, mas não ao ponto de ficar completamente liquida, ou então umas horas antes de começares a fazer o bolo podes optar por deixar a manteiga à temperatura ambiente.
Separa as claras das gemas dos seis ovos. Bate as claras em castelo com pitada de sal até ficarem bem firmes.
Enquanto as claras batem, começa a preparar a massa do bolo. Mistura as gemas e o açúcar até formar uma pasta. Depois, aos poucos junta a farinha em pequenas adições e quando a massa estiver muito densa junta um pouco do sumo de de ananás. Pode eventualmente ser preciso um pouco mais de sumo dependendo da densidade da farinha que usaste, por isso é preciso adaptares à densidade da massa.
Depois de tudo misturado, junta aos poucos as claras em castelo, a primeira adição pode ser mais vigorosa, mas as restantes devem ser feitas com calma e de preferência com uma vara de arames para evitar retirar o ar das claras.
Coloca a massa numa forma previamente untada com manteiga e farinha. Leva ao forno a uma temperatura de 180º por 25 a 30 minutos. Contudo e como o tempo pode variar forno para forno, o ideal é que a partir dos 25 minutos faças o teste do palito.
Passado esse tempo, retira o bolo do forno e deixa arrefecer.
Enquanto isso prepara a cobertura de chocolate. Começa por derreter em banho-maria o chocolate de culinária, partido em pequenas porções. Assim que estiver derretido, retira do lume, e junta as natas aos poucos, porque dependendo da textura que pretendem podem ou não, necessitar dos 400ml. Para finalizar mistura também o sumo de ananás.
Quando a cobertura estiver pronta reservem. Antes de cobrir o bolo de limão é necessário fazer pequenos buracos com um palito pela superfície do bolo e corta-lo a meio na horizontal. Recheia o meio do bolo, e depois volta a colocar as duas partes do bolo, uma por cima da outra.
Cobre o bolo e as laterais com o restante recheio e deixa arrefecer antes de decorar.
Decora com drageias coloridas a gosto, podem ser espirais, ou até mesmo algum desenho.
O que achaste desta receita? Dá um pouco de trabalho, mas acredita que vale a pena.
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest
Não é mesmo que parece ter ficado bastante bom, acho que sim já vou levar a receita
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Obrigada!
Eliminarque pasada te ha quedado estupendo, y super apetitoso
ResponderEliminarHuuum, que delícia! Tenho de experimentar a receita :)
ResponderEliminarQuando experimentares depois diz-me o que achaste!
EliminarAté os diabetes se riem, lol
ResponderEliminarAspeto delicioso e apetitoso.
.
Saudações poéticos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Hummmmmm que delícia!!
ResponderEliminar-
Beijos- Boa noite!
Obrigada!
EliminarHummm!!! Ficou com uma aparência ótima!
ResponderEliminarDeu vontade de experimentar!
O colorido das pastilhas de chocolate deixaram o bolo lindo!
Um abraço!
El chocolate, en cualesquiera de sus presentaciones es de mis debilidades. Como bebida me excita las papilas, y en chocolatina, es un atojo que me hace salivar. Un abrazo. Carlos
ResponderEliminarSo true!
EliminarGracias por la reseña. Te mando un beso
ResponderEliminarThanks!
EliminarDeu fome, hein!
ResponderEliminarQue delícia 😋
ResponderEliminarVer esse bolo logo cedo, me deu fome! Eu adorei a receita e é bem prático até.
ResponderEliminarbjs bjs
https://beperes.blogspot.com/
Fico feliz que tenhas gostado da receita!
EliminarSuch a pretty cake! Awesome post!
ResponderEliminarThanks!
EliminarLovely cake! Beautiful post!
ResponderEliminarThanks!
EliminarLove your post :)
ResponderEliminarThanks!
EliminarObrigado e igualmente!
ResponderEliminarOie ! Eu também amo cozinhar, principalmente fazer doces. Que bolo lindo, deve estar delicioso, me deixou com muita vontade de experimentar.
ResponderEliminarJá quero testar sua receita ♡
www.blogresenhando.travel.blog
Ficou espectacular! E eu fiquei babando aqui deste lado!...
ResponderEliminarBeijinhos
Ana
Que bolo lindo! Parece estar delicioso também!
ResponderEliminarBoa semana!
O JOVEM JORNALISTA está de volta com muitos posts novos! Não deixe de conferir!
Jovem Jornalista
Instagram
Até mais, Emerson Garcia