Se me segues nas redes sociais deves ter reparado no outro dia, eu e o J aproveitamos o domingo para irmos dar um passeio e partimos à descoberta.
Entre um e outra pesquisa acabamos por ir visitar o Cavalete do poço de São Vicente e é sobre ele que te vou falar hoje.
Localizado em S. Pedro da Cova, no concelho de Gondomar, o Cavalete do Poço de São Vicente é considerado um dos "ex-libris" da freguesia, sendo ao mesmo tempo o testemunho da importância que a atividade mineira teve na zona durante muitos anos.
Este monumento tem um grande valor histórico, construtivo e social.
O cavalete e toda a paisagem do antigo couto constituem hoje o principal suporte de memória da importante actividade mineira que se desenvolveu desde o início do século XIX em São Pedro da Cova.Trata-se de uma estrutura vertical, com cerca de 38m de altura, marcada por 4 pilares e sucessivos patamares. Dada a sua capacidade de extracção, era o mais importante deste complexo e localizava-se junto ao limite entre as duas mais importantes concessões do Couto Mineiro: a de São Pedro da Cova e a do Passal.
E tu, já conhecias o Cavalete do Poço de São Vicente? O que achaste desta estrutura?
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest
Parece ser um local muito bonito. Não conheço in-loco. Mas um dia irei conhecer
ResponderEliminar.
Poéticos cumprimentos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Espero que gostes de visitar o local!
EliminarQue deve ser um lugar bastante giro para conhecer, acho que nunca tinha ouvido falar
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
É um pouco escondido, também só o descobrimos por sorte!
EliminarConfesso que não conhecia! :)
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Eu também não, foi uma sorte descobrir este local!
EliminarNunca visitei, obrigada pela partilha!
ResponderEliminarDe nada, foi um prazer!
EliminarLugar realmente interessante pra conhecer,
ResponderEliminardeveria ser bem preservado.
História pura!
😊😘
Concordo plenamente!
EliminarUm lugar muito interessante para os fotógrafos.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Fico feliz que tenhas gostado!
EliminarQue sitio tao bonito e interessante <3
ResponderEliminarÉ mesmo!
EliminarNunca tinha ouvido falar deste local, mas pelas fotos e pelo que escreves, deve ser interessante.
ResponderEliminar