terça-feira, 2 de março de 2021

"Sabiam que uma pele oleosa tem de usar hidratante na mesma?"

Com apenas 30 anos, a Soraia já se dedica ao mundo da internet desde 2011. Ela é licenciada em Marketing e tem formação profissional em maquilhagem, algo que dá para perceber quando se visita o seu perfil no instagram.

Ontem é só Memória: Quando é que começou o teu interesse pelo mundo da maquilhagem?
Soraia:
Lembro-me de ser pequenita e ver a minha mãe a maquilhar os lábios, não saia de casa sem batom e isso sempre me fascinou. Na escola primária adorava festas, principalmente o Carnaval (piada que agora não acho muita graça) porque me podia "pintar" e sair de casa assim. Tive o meu primeiro kit de maquilhagem, aqueles de miúdos, aos 10/11 anos no Natal (era a prenda preferida da carta) e foi o delírio. Aos 15 comecei a usar a máscara de pestanas e o lápis preto, batom do cieiro nunca faltou, mas aqui já colocava cores e glosses. A paixão maior veio aos 20 em que decidi que queria tirar a minha formação profissional, que o fiz em 2012/2013.

Depois de uma formação com a Inês Mocho, a Soraia nunca parou de aprender e se dedicar ao mundo da maquilhagem e essa sua dedicação é visível através do feed da sua conta de instragm.

Ontem é só Memória: Corri o teu feed de trás para a frente e de frente para trás, todas as tuas maquilhagens são lindas de morrer, mas de certeza que em algum momento uma experiência não correu bem... Conta-me como foi fazer aquela maquilhagem que tinha tudo para ser perfeita, mas que na prática não correu assim tão bem.
Soraia:
Ahah posso dizer que quando fui tirar a formação, achava que sabia fazer maquilhagens bem feitas (inocente ahahah), mas a verdade é que estava longe de fazer maquilhagens como eu imaginava. 

Claro que para o que sabia na altura não era péssimo, mas comparado ao que sei hoje nota-se uma grande diferença. Vou deixar aqui uma imagem, acho que faz sentido também para quem acha que não sabe maquilhar, ou que quer fazer disto carreira mas tem receio porque acha que não maquilha tão bem, não desistas é normal e tudo é um processo - de aprendizagem (muita) e treino. Praticar, Praticar, praticar. 

Claro que às vezes idealizo coisas que não saem como eu quero, por exemplo, esta maquilhagem amarela - imaginei uma coisa e ficou muito longe do resultado que eu queria, fiz as fotos e lembro-me de estar super deprimida e a dizer que não gostava nada ao meu namorado. Mas acabei por a publicar na mesma, e olhem até fez algum sucesso, acho que não estava mesmo à espera, até porque até hoje não morro de amores por esta maquilhagem. Mas às vezes é mesmo assim, temos de sair da nossa zona de conforto e arriscar mesmo que não saia como idealizamos à primeira.

Ontem é só Memória: Ao final de 10 anos a trabalhar na internet, o que é que te continua a fascinar?
Soraia:
Acho que ainda é o que me levou a entrar neste mundo - as pessoas e a partilha. Quando alguém me diz que se inspirou em mim, que eu a ajudei a encontrar a solução para algo, que comprou algum produto e adorou por minha causa, que aprendeu algo novo ou simplesmente que as minhas partilhas alegraram o seu dia.
Muitas destas pessoas tornaram-se amigas, algumas apenas virtuais outras já não deixaram de fazer parte da minha vida mesmo pessoalmente.

Depois de muitas horas e dias a usar maquilhagem, é normal que a pele comece a mostrar sinais de cansaço, mas de certeza que existem truques que podem ajudar...

Ontem é só Memória: Qual é o teu segredo para ter uma pele bonita e saudável?
Soraia:
Aquilo que muita gente não acredita, não faz e mesmo assim continua a perguntar qual é o segredo: Limpeza e cuidados de pele.
Se não retiramos a maquilhagem ao final do dia (e não vale usar só água) é óbvio que a pele vi começar a ressentir os efeitos. Não é a maquilhagem que faz mal, mas sim não a tirarmos, e não cuidarmos da nossa pele. Por exemplo sabiam que uma pele oleosa tem de usar hidratante na mesma?

Ontem é só Memória: Qual é o teu top 5 de produtos sem os quais não vives?
Soraia:
Desmaquilhante, gel de limpeza, creme hidratante e protetor solar, máscara de pestanas e o bálsamo hidratante de lábios (com ou sem cor)
Se tivesse de escolher mesmo só 5 produtos seriam estes,  se fosse apenas de maquilhagem juntaria aos últimos dois:  corretor, bronzer e iluminador.

Mas quando o assunto é maquilhagem, muitas dúvidas se levantam, e conceitos éticos são colocados sobre a mesa, culpando o necessidade de muitas pessoas, principalmenmte jovens de se esconderem por trás de filtros e maquilhagens de forma a corresponderem às expectativas dos outros.

Ontem é só Memória: Consideras que atualmente a maquilhagem é usada como uma camuflagem para que as pessoas escondam o "verdadeiro eu" e serem apenas pessoas "instagramaveis"?
Soraia:
Não, não é a maquilhagem apenas que vai esconder o verdadeiro eu. Acredito que muita gente o queira fazer mas aí não faz apenas na maquilhagem, mas nas roupas, nas fotos, nas comidas, casas instagramáveis (e acho que poderia estar aqui a mencionar bem mais coisas).
Não podemos achar sempre que maquilhagem é para esconder alguma coisa, que maquilhagem é fútil, que maquilhagem é apenas e só um exagero ou uma máscara. Parar de dizer às pessoas: ficas bem mais linda ao natural. Sim nós sabemos, mas gostamos de nos maquilhar.
Perguntei nos meus stories há uns dias o que a maquilhagem fazia sentir... a maioria respondeu confiante, poderosa, com garra. Para outras é uma terapia, é o seu momento a sós e para si tal como cuidar da pele ou do cabelo. Tudo é bom na medida que nos faz bem.

Ontem é só Memória: Quais são os teus projetos futuros?
Soraia:
Trabalhar mais tempo ainda nas redes sociais e a internet, voltar a relançar o meu blog, trabalhar mais ainda na área da maquilhagem que e a minha paixão, dar mais workshops e claro investir em mim e nas minhas formações.

E para que não percas pitada sobre os projetos da Soraia basta seguires a sua conta no instagram e estares atenta aos seus novos projetos.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Etiquetas: , , ,

Partilha este artigo:

24 Comentários:
Às 4:10 da tarde, março 02, 2021 , Anonymous Beites disse...

Miminhos de perfume de Mulher '_~`)

Bela noite aconchegada e beijinhos de aqui Teresa.

 
Às 5:24 da tarde, março 02, 2021 , Blogger INSPIRATION disse...

Adorei a postagem, não conhecia.
Tem uma ótima semana!

 
Às 6:05 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Andreia Morais disse...

Uma conversa muito interessante. Não a conhecia, mas foi bom acompanhar o seu percurso e as suas ideias

 
Às 6:40 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Marisa Cavaleiro disse...

Eu também sou da opinião dela que a maquilhagem nos faz sentir mais poderosas!
xoxo

marisasclosetblog.com

 
Às 7:25 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Magui disse...

Gostava de me saber maquilhar como deve ser ;))
Já estive para tirar um curso, mas depois não deu.
Beijinho

 
Às 8:57 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Luiz Gomes disse...

Boa tarde, parabéns pela postagem.

 
Às 9:57 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Melody Moon disse...

Adorei a entrevista! A Soraia é sem dúvida uma pessoa incrível e talentosa e apesar dos seus muitos sucessos nunca deixou de ser humilde e esse é um valor muito raro hoje em dia. Espero continuar a acompanhar o percurso dela sempre ❤ beijinhos ❤Melody ❤

 
Às 9:57 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Melody Moon disse...

Adorei a entrevista! A Soraia é sem dúvida uma pessoa incrível e talentosa e apesar dos seus muitos sucessos nunca deixou de ser humilde e esse é um valor muito raro hoje em dia. Espero continuar a acompanhar o percurso dela sempre ❤ beijinhos ❤Melody ❤

 
Às 10:12 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Thaiara Luz disse...

Eu gosto bastante de cuidar da minha pele, ainda mais que a minha é super oleosa, aí já viu né? O cuidado é dobrado!


Beijo da Thai
https://blogdathaiara.blogspot.com

 
Às 11:46 da tarde, março 02, 2021 , Blogger Alice Correia disse...

Eu gosto muito de seguir a Soraia e aprendo muito com ela! Espero que ela tenha muito sucesso e o caminho dela seja de muitas conquistas. Parabéns por esta entrevista!

 
Às 12:20 da manhã, março 03, 2021 , Blogger Catarina Guerra disse...

Que linda Soraia! És uma inspiração!

 
Às 12:21 da manhã, março 03, 2021 , Blogger Marcela Miranda disse...

Adorei demais conhecer pois não a conhecia!
Beijos!

Marcela Miranda

 
Às 1:04 da manhã, março 03, 2021 , Blogger Stephanie Vasques disse...

Que história incrível! Amei conhecê-la ♥

Com amor,
Steph • Não é Berlim

 
Às 6:20 da manhã, março 03, 2021 , Blogger lovenova disse...

I think makeup is very important. It's very good. Have a good life.
colored lace front wigs

 
Às 7:02 da tarde, março 03, 2021 , Blogger Isabel Jesus disse...

Adorei conhecer mais da Soraia, que eu fico mais é vidrada com as fotos no Instagram! :)

Beiijnhos

 
Às 7:28 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Muito obrigada querida!

 
Às 7:28 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico muito feliz que tenhas gostado!

 
Às 7:29 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico feliz em saber, pelo vistos sou mesmo a única que fico stressada porque acho sempre que nunca está bem o suficiente!

 
Às 7:29 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Também é um curso que gostava de fazer pelo menos para aprender mais um pouco, mas vou sempre adiando...

 
Às 7:30 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Concordo plenamente contigo!

 
Às 7:31 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Concordo plenamente!

 
Às 7:33 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Obrigada pela tua visita, fico feliz que tenhas gostado da entrevista!

 
Às 7:33 da tarde, março 04, 2021 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Fico muito feliz que tenhas gostado de a conhecer!

 
Às 11:21 da manhã, março 05, 2021 , Blogger Green disse...

Não conhecia, mas vou espreitar o perfil que fiquei curiosa.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]