Translate

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

# oftalmologista # olhos

6 sintomas que tens de ter em atenção antes de ires ao oftalmologista

Não é a primeira, e de certeza não vai ser a última vez, que te digo que é fundamental estar atento aos sinais que o nosso corpo nos manda. O mesmo se aplica à nossa visão, pois, quando o assunto é oftalmologia temos tendência para negligenciarmos os pequenos alertas e só decidimos visitar o oftalmologista quando sentimos que é mesmo necessário.

Muitas vezes nesta situação, já causamos a nós mesmas, danos que podem ser irreparáveis. Até porque depois de perdida a visão não pode ser recuperada de forma natural, por isso tem em atenção estes pequenos sinais que te podem ajudar a manter uma visão saudável por mais alguns anos.

1. Quando foi a ultima vez que foste ao oftalmologista?
Tal como outras especialidades, as visitas ao oftalmologista devem ser feitas com regularidade, pois esta é a melhor maneira de manter sobre controlo o estado na nossa visão.
Os exames oftalmológicos ajudam também a aprender informações sobre a tua saúde geral.

2. Dores de cabeça
Muitas vezes as dores de cabeça, são o resultado da compensação que os olhos estão a fazer de algo. Uma dor latejante, especialmente por trás dos olhos ou das sobrancelhas, pode ser um sinal que estás a ter dificuldades em ver algo, apesar de à primeira vista te parecer que está tudo bem.

3. Dores nos olhos
Este é um daqueles sintomas que não devem mesmo ser ignorados, principalmente se for uma dor aguda ou latejante que não desaparece pois é sinal que existe uma inflamação nos teus olhos, que pode ser algo simples de tratar ou também sintoma de algo mais grave.

4. Olhos vermelhos e inchados
Quando isso acontece estamos perante uma conjuntivite. Podem também ter ardor, vontade de coçar e ainda sensibilidade à luz. Não ignores estes sintomas, pois eles podem ser causados por uma infeção rival ou bacteriana.

5. Vês manchas ou flashes de luz estranhos
Ver pequenas manchas escuras ou faixas onduladas de vez em quando não é motivo de preocupação principalmente se elas aparecem depois de olhares para algo brilhante, mas se, de repente começares a ver muitas manchas e elas estiverem acompanhadas de flashes de luz, então consulta o teu oftalmologista o mais rápido possível.
Se também reparares que começas a ter dificuldade em ver pelos lados dos olhos, também deves consultar o oftalmologista, pois estes podem ser sinais de descolamento da retina, um problema sério que pode causar a perda permanente da visão.

6. Variações na visão
As flutuações na visão (primeiro tens uma visão nítida e depois tens uma visão embaciada), podem ser causadas pelo olho seco, estigmatismo não corrigido ou até mesmo sinal de diabetes não tratado.

Lembra-te que o oftalmologista não serve só, para ver se necessitas de óculos, existem várias patologias associadas aos olhos e é ele que te pode ajudar a cuidar delas da melhor forma.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

36 comentários:

  1. Que tens aí umas boas dicas para seguir
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. São muito boas dicas! Eu quando preciso de mudar a graduação dos meus óculos também tenho imensas tonturas! Esse é o sinal de que realmente preciso de mudar! Obrigada pelas dicas <3

    www.pimentamaisdoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Gostei da informação. Uso óculos, e por vezes até desmazelo as consultas :)
    -
    Do sombrio se afastam as nuvens altas
    .
    Beijo, e uma boa tarde!

    ResponderEliminar
  4. Amei as dicas para saber procurar logo um oftalmologista, é muito importante cuidar da saúde visual, eu vou a cada ano e já agendei uma nova consulta.
    beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Estarmos atentos aos sinais faz toda a diferença!

    ResponderEliminar
  6. Ei, Teresa, tudo jóia? Eu adorei o post e as dicas que estão nele são super importantes, é sempre bom estar atento aos sinais que o nosso corpo dá! Eu uso óculos e já tô sentindo que preciso fazer uma visitinha ao oftalmologista! Beijos.


    Books House

    ResponderEliminar
  7. Olá, Teresa.
    Geralmente a gente só procura quando o óculos quebra hehe. Gostei da postagem.

    Prefácio

    ResponderEliminar
  8. Dores de cabeca foram dos meus primeiros sintomas aos 14 anos...

    ResponderEliminar
  9. Post super necessário! Eu tenho dores de cabeça por fotofobia, o que ajuda a diminuir o incômodo é usar óculos escuros. Porém, tenho oftalmo marcado para o mês que vem, pois uso muito o computador durante o dia e quero um óculos que diminua o cansaço na visão.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderEliminar
  10. que bons conselhos que deixaste, tenho de remarcar uma consulta
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Eu vou todo ano, até pq uso óculos. Ótimas dicas!

    Beijos/Kisses.



    Anete Oliveira

    Blog Coisitas e Coisinhas

    Fanpage

    Instagram

    ResponderEliminar
  12. Olá...
    Esse post parece ser até um sinal kkkk... Ando adiando e adiando e adiando a ida ao oftalmologista... Meus olhos andam ardendo muito.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. E os olhos
    fazem mesmo muita falta
    pra ver sorrisos bonitos como os do topo da página '_~`)

    Beijinhos e um belo dia com alegria Teresa.

    ResponderEliminar
  14. Muito informativo e útil consultar imediatamente um oftalmologista se sentir que tem os sintomas descritos. Saudações

    ResponderEliminar
  15. Ótimas dicas. Eu não fui ano passado e preciso ir esse ano. Como você falou, precisamos ir com regularidade.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderEliminar
  16. Que poste maravilhoso!
    Ótimas dicas!
    Beijos.
    http://vinteedoisdemaio.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Eu uso óculos desde os 6 anos, por má formação na córnea que é hereditária, portanto é coisa que não negligencio nunca.
    Mas acho que tens razão, existem pessoas que "deixam andar" e depois quando vão às vezes já há um grande problema.

    ResponderEliminar

Instragam