quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

COVID-19 | Falando sobre os testes PCR

Apesar de não ter entrado em detalhes antes, devo-te dizer que recentemente passei por uma experiência muito complicada aqui em casa e que foi, por vários motivos muito difícil de lidar. Refiro-me claro, à COVID-19, que chegou a minha casa pedir autorização e infetou todas as pessoas menos eu. 

Mas desta vez não é sobre isso que te quero falar (isso vai ser conteúdo para outra publicação), hoje quero-te falar sobre os testes PCR, mais conhecidos como testes de zaragatoa, e explicar-te direitinho em que é que consistem, como são feitos e partilhar contigo a minha experiência. 

O que são testes PCR?

Os testes PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19 está presente numa amostra.
Na realização deste teste é pesquisado o material genético (ácido ribonucleico, ARN ou RNA) do vírus, e, caso seja encontrado RNA do vírus numa amostra, então isso significa que o vírus, ou restos dele, está presente, logo isso significa que havia uma infeção ativa no momento em que a amostra foi colhida. Logo estamos perante um caso positivo de COVID-19.

Basicamente os testes PCR servem para pesquisar a existência do vírus  podendo dizer se num determinado momento existe ou não uma infeção ativa. Estes testes ajudam ainda a identificar pessoas que podem contagiar outras, ajudando também, a orientar a implementação de medidas de isolamento e proteção de forma a conter a infeção. Este tipo de teste, contribuiu ainda para ajudar a caracterizar a doença, ajudando assim a compreender as formas de transmissão e a sua gravidade nos diferentes escalões etários, bem como a relação entre a gravidade e a presença de outras doenças.

Quem deve fazer este teste?

  1. Pessoas que contactaram com doentes COVID-19 confirmados.
  2. Pessoas com sintomas, ou suspeitas de contágio.


Como é feito?
Este tipo de testes é sempre analisado em contexto laboratorial. A sua realização pode ser feita diretamente num laboratório autorizado, ou num drive thru pertencente a um laboratório.
Neste teste, como já deves saber, é inserida uma zaragatoa no nariz, que fica lá por alguns segundos antes de ser recolhida e levada para análise.
No meu caso, e ao contrário do que muitas pessoas dizem, não achei o teste doloroso, mas sim desconfortante, pois sentes a zaragatoa a entrar pelo teu nariz e isso causa algumas impressão, contudo, não posso dizer que tenha sido um teste difícil de se fazer.

Informações Importantes:
Já toda a gente sabe que em caso de sintomas, ou em caso de contacto com um caso positivo, o procedimento será contactar diretamente a linha de saúde 24 (808 24 24 24), para que seja realizado o despiste e avaliada a verdadeira necessidade da realização do teste. Claro que, podes sempre realizar o teste de forma independente e particular, mantendo todos os cuidados já conhecidos.

 

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Youtube | Pinterest

Etiquetas: , , , ,

Partilha este artigo:

16 Comentários:
Às 4:07 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Cidália Ferreira disse...

Eu acho que de uma forma ou de outra todos vamos passar pelo Covid19. Este ano nem se fala das ditas gripes normais que, outros anos entupiam as urgências dos hospitais e centros de saúde. Ou, por medo, não vão ao médico, ou toda a gripe é covid!

Sim, cuidados sempre.
**
Se, o outro lado for a distância que nos separa
*
Beijo e um excelente dia.

 
Às 4:32 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Ana Castilho disse...

Por acaso nunca tive necessidade de fazer o teste, mas a minha mãe, a minha sogra e o meu cunhado já fizeram e nenhum diz que dói, mas que é apenas desconfortável.
Um beijinho,
http://myheartaintabrain.blogspot.com/

 
Às 4:44 da tarde, dezembro 16, 2020 , Anonymous Elizabeth Walker disse...

Thanks for the informative article!
All About Belt Reviews

 
Às 5:45 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Sofia Veloso disse...

Por acaso nunca fiz o teste, mas já tive pessoas da familia que fizeram mas deu negativo, acho que este ano é mesmo um ano de aprendizagem
Beijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias

 
Às 5:47 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Elvira Carvalho disse...

Ainda não tive necessidade de fazer o teste e Deus queira que não tenha que é bom sinal. Minha nora é Técnica de exames no hospital do Barreiro. E vem todos os dias a minha casa já que fico com a neta de meses, e também com a irmã quando não há aulas. Uma colega da minha nora ficou infetada e a minha nora apesar do teste negativo esteve 14 dias em casa. Se ela tivesse dado positivo é claro que eu e o marido teríamos ido fazer o teste. Mas como ela deu negativo não foi preciso.
Abraço e saúde

 
Às 7:36 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Andreia Morais disse...

Obrigada pela tua partilha tão elucidativa! Até ao momento, não tive necessidade de fazer o teste

 
Às 8:58 da tarde, dezembro 16, 2020 , Blogger Walter Segundo disse...

O importante é sempre fortalecer a imunidade, seja através da alimentação, suplementos vitamínicos e atividades físicas. ;)

mundoalternativo

 
Às 12:22 da manhã, dezembro 17, 2020 , Blogger Anete Oliveira disse...

Felizmente não precisei fazer o teste ainda. Que bom que vc não pegou e espero que seus familiares que pegaram estejam todos bem.

Beijos/Kisses.



Anete Oliveira

Blog Coisitas e Coisinhas

Fanpage

Instagram

 
Às 8:35 da manhã, dezembro 17, 2020 , Anonymous Beites disse...

Elucidar é bom
e com alegria
se faz um bom dia
com otimismo
é saúde da boa sem eufemismo '.~)

Beijinhos, também ao look bonito na foto.

 
Às 12:03 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Creio que tenhas razão!
Quanto às gripes, alguns estudos apontam que a utilização das máscaras, está a fazer com que este ano existam menos casos de gripe!

 
Às 12:03 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Sim, é mesmo só desconforto!

 
Às 12:03 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Thanks!

 
Às 12:04 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Esperemos que nunca seja necessário!

 
Às 12:05 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Apesar de ser importante manter um estilo de vida saudável, a verdade é que só isso não é suficiente para combater o vírus...

 
Às 12:05 da tarde, dezembro 17, 2020 , Blogger Teresa Isabel Silva disse...

Ainda bem... Obrigada!

 
Às 4:54 da tarde, dezembro 19, 2020 , Blogger Green disse...

Nunca tive de fazer o teste, felizmente, mas é sempre bom saber mais informação sobre o tema.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]