O ano passado, eu a S e a A decidimos ir dar um passeio. O nosso objetivo era conhecer a escondida, mas muito bonita aldeia de Lindoso, com o seu castelo e com os seus espigueiros.
Estamos a falar de uma viagem de quase duas horas bem aproveitada para colocar a conversa em dia, e acreditem em mim, assim que lá chegamos ficamos fascinadas com o que os nossos olhos viam.
Localizado no distrito de Viana do Castelo, o Castelo do Lindoso foi erguido na idade média tendo como função a vigia da fronteira com Espanha.
Apesar de não ter estado envolvido em grandes batalhas ou episódios de história militar, é considerado como um dos mais importantes monumentos militares portugueses, pelas novidades técnicas e arquitetónicas que são destacáveis para aquela época.
O castelo do Lindoso for erguido no reinado de Afonso III, como uma tentativa de reforço do sistema defensivo das fronteiras, contudo só em 1278. Durante o reinado de D. Dinis é que este monumento sofreu algumas remodelações, sendo também, ampliado.
Durante a guerra da restauração da independência, este castelo assumiu um forte destaque nas manobras militares, sendo utilizado como base de apoio para as incursões das tropas sob o comando de Vasco de Azevedo Coutinho e de Manuel de Sousa de Abreu.
Com o passar dos anos, e com a paz que se veio a viver até aos nossos dias, o castelo perdeu a sua função defensiva, tendo sido abandonado e acabando em ruína. Só no século XX, o conjunto foi classificado como Monumento Nacional No século XX, o conjunto foi classificado como Monumento Nacional.
Atualmente, e embora não possam ser datados com precisão, podem ser observados atualmente os vestígios da residência do alcaide, do quartel da guarnição, da capela, da cisterna e de um forno.
De toda a estrutura que chegou aos nossos dias, é possível encontrar um núcleo composto pelas muralhas de alvenaria de pedra, cujo topo é circundado por um adarve.
A adaptação do perímetro defensivo do castelo aos tiros da artilharia, no século XVII, materializou-se por uma linha envolvente de muralhas de tipo abaluartado
Junto ao castelo podemos ainda encontrar um conjunto de 50 espigueiros, sendo que só aqui é que conseguimos um grupo tão elevado destes edifícios.
Estamos a falar de espigueiros do séculos XVII e XVIII, todos em pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos assentes na rocha e encimados por mós ou mesas.
E vocês já conheciam a aldeia do Lindoso? Ficaram curiosos para visitar?
Acompanhem as novidades através do
Facebook | Instagram | Twitter |
Translate
quarta-feira, 8 de janeiro de 2020
# castelo
# espigueiros
Uma manhã, no castelo da Aldeia do Lindoso
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Fui lá há vários anos. Tenho que regressar :)
ResponderEliminarAdorei as fotos!
Vale de certeza a pena!
EliminarQue show de lugar! Belíssimas fotos e passeio! beijos, chica
ResponderEliminarObrigada!
EliminarQue rico passeio e as fotos estão muito lindas :)
ResponderEliminarBeijinhos
Muito obrigada querida!
EliminarNossa que lindo para conhecer
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post
Tem post novos todos os dias
Obrigada!
EliminarJá estive por essas terras é sempre bom recordar
ResponderEliminarBjs
Kique
Hoje em Caminhos Percorridos - Nova namorada do papá
Acredito que sim...
EliminarGostei de ver as fotografias.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Muito obrigado!
EliminarUm salto ao passado
ResponderEliminarvejo eu nas fotos com agrado -,`````
Um belo dia alegre desejo eu Teresa
Beijinhos -,``````
Ainda bem que gostou!
EliminarNão conhecia, terei de o colocar na lista. Impressionante, muito obrigado.
ResponderEliminarBeijinhos
Acho que fazes muito bem!
EliminarQue belo passeio.
ResponderEliminarObrigada!
EliminarSuch an beautiful castle. I like your photos.
ResponderEliminarNew Post - http://www.exclusivebeautydiary.com/2020/01/dear-2020-beauty-of-hope_9.html
Thanks!
Eliminar