Translate

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

# hidratos # hidratos de carbono

Uma questão de saúde

Confesso que já há muito tempo que não vos escrevia este tipo de posts sobre a minha luta contra o peso e os problemas que daí surgiram. Felizmente, depois do post "Uma questão de autoestima" e como deu para perceber, eu estava bem comigo mesma e por isso, achei que não valia a pena estar a esmiuçar o assunto até ao exaustão, contudo, a semana passada percebi que alguns hábitos não se perdem e no seguimento de uma visita ao médico trouxe comigo algumas novidades.
Como vos disse em tempos, era frequente cortar os hidratos das minhas refeições, não era uma regra, mas também não era uma exceção. Em 7 almoços semanais era provável que 4 deles fossem sem hidratos de carbono, e o mesmo acontecia ao jantar, sentia-me bem, e por isso quase sem dar conta reduzi cada vez mais o consumo destes alimentos. Comecei aos poucos a reparar que andava mais cansada (mesmo muito cansada), com muito sono e com dificuldades de concentração. Para variar culpei o stress e o excesso de trabalho, porém quando fui à medica decidi pedir uma análises ao sangue só para ver se estava tudo bem.
Quando recebi os resultados fiquei surpreendida. Eu estava a destruir o meu corpo aos poucos! OK e calhar destruir é muito forte, mas vocês já vão perceber.
Imaginem a minha surpresa quando a médica me disse que estou com princípios de anemia! Só para terem uma noção dos valores das minhas análises, por exemplo, o acido fólico cujo valor normal seria de 5.38, está no meu caso a 0.92.
Falei com a médica sobre a minha alimentação, estava tudo OK, como legumes, como carne, como peixe... E depois cheguei à parte em que confessei que raramente como hidratos.
Pelo menos estava descoberto o mistério do meu estranho cansaço e claro não sai do consultório sem ouvir um sermão da médica (e depois da enfermeira que trabalha comigo).

Mais uma vez (desta vez sem saber), levei as coisas ao extremo. Isto de não comer hidratos foi um hábito que apanhei quando estava mega gorda e que trouxe comigo por achar que era saudável, mas que aos pouco me estava a causar lesões. Isto só prova que tudo deve ser ingerido com peso e medida sem medo que determinado alimento nos vá engordar, todos os alimentos tem algo que necessitamos e por isso é que as pessoas dizem (e com razão) que devemos variar na nossa alimentação. Eu estou bem, já estou a tomar vitaminas e comer de tudo, não foi muito grave porque decidi ir ao médico e não culpar só o stress pelo meu cansaço, mas podia acabar com uma anemia ou algo pior se deixasse as coisas se arrastarem.
Mais uma vez, peço para as pessoas com problemas com o peso que tenham cuidado com o que fazem ao vosso corpo, e se quiserem fazer uma dieta mais rigorosa procurem um médico e vejam os conselhos que ele tem para vos dar.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

21 comentários:

  1. É mesmo importante estarmos conscientes do que consumismo e das consequências do que retiramos. Ainda bem que resolveste ir ao médico!

    ResponderEliminar
  2. Você teve a atitude certa, sempre é muito importante irmos periodicamente ao médico.
    http://www.blogmarianaleal.site/

    ResponderEliminar
  3. Ir a uma consulta médica é um ato de necessidade e inteligência. As coisas não acontecem só aos outros
    .
    Boa noite

    ResponderEliminar
  4. Apanhaste um susto,
    que te sirva e exemplo
    se podes comer de tudo
    evitarás o sofrimento?

    Boa noite e bons sonhos.

    ResponderEliminar
  5. Ainda bem que foste ao médico e que o problema já se está a resolver :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  6. As dietas devem ser sempre acompanhados por um especialista e claro tudo o que é em excesso faz mal, no teu caso exageraste na falta de algo que se deve comer com moderação. Mas ainda bem que tudo se compôs :)
    Bjxxxx

    ResponderEliminar
  7. Nada melhor que ir ao nosso medico para nos aconselhar e tirar duvidas e ainda não esquecer de tratar da nossa saúde
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. São erros que muitas vezes cometemos por desconhecimento, ainda bem que foi a tempo de resolver esse problema.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  9. Erros que não se podem cometer!
    Bj e vai recuperar em bem

    ResponderEliminar
  10. Espero que tudo continue a correr bem. eu também sou apologista de que se deve comer de tudo nas quantidades certas.

    Isabel Sá  
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  11. A solucao esta sempre no equilibrio ;)
    Eu tambem tenho tendencias para sofrer de anemia, heranca da minha mae que teve uma quando estava gravida do meu irmao mais novo... compenso com legumes ricos em ferro como é caso dos brocolos e espinafres ;)
    Beijinhos e as melhoras*

    ResponderEliminar
  12. Ainda bem que descobriste a tempo o que se estava a passar e conseguiste reverter a situação.

    ResponderEliminar

Instragam

Follow Us @soratemplates