sexta-feira, 29 de novembro de 2019

# ambiente # consumo

Pequenos gestos que fazem muita diferença

Numa altura em que as questões ambientais estão a ser discutidas um pouco por todo o mundo, a verdade é individualmente ainda encontramos uma grande diferença, entre aqueles que fazem quase tudo e aqueles que fazem quase nada para ajudar o ambiente.
Sempre fui contra os extremos, contudo sou apologista que cada um, de forma individual pode fazer o melhor pelo meio ambiente. Posso não reduzir o consumo de plástico ao usar pensos higiénicos, mas posso reduzir o consumo de plástico usando uma garrafa de vidro todos os dias (sim, eu usava uma garrafa de plástico todos os dias).
Claro que isto é apenas um exemplo, mas a verdade é que se tivermos em mente o que queremos fazer para melhor, o podemos adaptar às nossas rotinas de uma forma equilibrada e amiga do ambiente.
Por isso é que decidi fazer esta publicação, não com dicas de mil e uma coisas que podem fazer para melhorar, mas sim dicas daquilo que eu mudei e como o fiz, para vos inspirar a melhorar um pouco a vossa pegada ambiental.

1. Pilhas
Deixei de usar pilhas descartáveis à mais de 5 anos. Não existe necessidade de estar constantemente a comprar pilhas, quando existe a possibilidade de as carregarmos em casa. A minha dica é terem sempre pilhas suplentes carregadas para evitar serem apanhados de surpresa e colocarem a carregar assim que perceberem que elas já estão descarregadas.

2. Escovas de dentes de bambu
Os especialistas defendem que as escovas de dentes devem ser trocadas a cada três meses, ou seja, no mínimo estamos a falar de quatro escovas de plástico que são deitadas ou lixo (ou recicladas) desnecessariamente. Atualmente as opções das escovas de dentes de bambu são igualmente boas e mais amigas do ambiente.

3. Reduzir o consumo de carne
Não precisamos de nos tornar vegan ou vegetarianos, basta que o consumo de carne e peixe seja controlado e ponderados. A compra de carne fresca deve ser feita de forma conscienciosa e equilibrada, e se possível reduzida. Tento fazer pelo menos o equivalente a um dia sem consumir carne ou peixe, e mesmo durante a semana tento aproveitar o máximo possível evitar grandes quantidades de carne ou peixe, que substituo por legumes. Colocar mais legumes na refeição e substituir a uma parte do consumo de proteínas é uma boa solução.

4. Laminas descartáveis
Tirando situações especificas, sempre que é necessário cortar pelos, uso uma máquina depiladora ou cera quente. Hoje em dia o preço destes equipamentos é relativamente acessível, e alem deste equipamentos terem uma grande durabilidade, toda a gente sabe os pelos até demoram mais a crescer, por isso a longo prazo é bom para nós, para o ambiente e para a nossa carteira.

5. Garrafas, copos e palhinhas de plástico.
Quando vou jantar a algum lado e opto por beber refrigerante, raramente peço uma palhinha, prefiro beber pelo copo (se não for de plástico) ou pela lata. Nunca uso copos de plástico a não ser que seja mesmo necessário, e as garrafas, como eu vos disse, foram substituídas por vidro, e se por algum motivo tiver que recorrer a uma garrafa de plástico tento reutiliza-la o máximo de vezes possível.

6. Cigarros e beatas
Odeio deitar as beatas para o chão, sempre detestei e sinto-me mesmo uma "porca" ao faze-lo, mas a verdade é que nem sempre existem alternativas e andar com os cigarros na carteira depois de usados deixa um cheio insuportável. Confesso que compre um cinzeiro daqueles portáteis, mas o cheiro fica mesmo assim na carteira, por isso nunca o uso.
Uma das melhores soluções que encontrei para melhorar este meu defeito é ter sempre uma garrafa onde coloco as beatas. Sei que a garrafa de plástico não é a melhor opção, mas também é uma boa maneira de reutilizar as garrafas que tal como em cima nem sempre consigo evitar de usar.

7. Descargas da sanita
Pode parecer nojento, mas a verdade é que eu vou muitas vezes à casa de banho fazer xixi, se, de cada uma das vezes eu abrir a água, estamos a falar de um consumo elevado ao final do dia e depois no final do mês e por ai a diante. Claro que quando vive com outras pessoas isto nem sempre é possível, mas quando estiverem sozinhos em casa ou se tiverem a vossa própria casa de banho tentem fazer as descargas intercaladas.

8. Água
Sou contra o desperdício de água, e irrita-me ver pessoas que deixam torneiras abertas. Para começar raramente abro a torneira com a pressão toda, depois aproveito a água de lavar a comida antes de confecionar as refeições para regar as plantas e coloco sempre um balde comigo no duche, assim a água que cai à minha volta vai para o balde que depois uso para lavar o chão do pátio.

9. Reciclagem
Desde criança que fui habituada a fazer reciclagem, por isso hoje não vejo nisso um trabalho extra, mas sim apenas mais uma das minhas tarefas do dia-a-dia. (ate no trabalho faço reciclagem)

Estão são apenas alguns exemplos de comportamentos que aprendi a alterar nos últimos anos e meses de forma a ajudar, a verdade é que se cada um mudasse pequenos hábitos desde sempre, hoje talvez não fosse necessário pensar em medidas mais drásticas como abolir o plástico, entre outras coisas. Adaptem as coisas que podem mudar à vossa vida e vão ver que afinal nem é assim tão difícil e o fator "sacrifício" nem existe.

E vocês, o que fazem para ajudar o ambiente?

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

32 comentários:

  1. Ir fazer xixi e não puxar o autoclismo? Fiquei com ciumes. É que o meu xixi não é perfumado, lol. Não acredito, peço desculpa, que não puxe o autoclismo sempre que vá fazer xixi.
    Uso lâminas descartáveis.
    Não fumo
    Dá muito trabalho estar a carregar pilhas, lol

    Mais a sério: Gostei das dicas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que nem todas as sugestões se aplicam a todas pessoas, ou se aplicam sempre... Acho que cada um deve ponderar as melhores opções!

      Eliminar
  2. Fiquei curiosa com as escovas de bambu.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Nas horas de aflição toda a gente se lembra que algo tem de ser feito antes que seja tarde de mais para salvar o planeta. Mas logo que passa a aflição se esquece de tudo isso!

    Boa noite, bons sonhos e bom fim de semana Teresa Isabel.

    ResponderEliminar
  4. Revejo-me muito na tua postura! Há coisas em que posso não ser tão amiga do ambiente [como no caso dos pensos higiénicos], mas tento compensar noutras mudanças. A próxima é mesmo introduzir as escovas de bambu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se toda a gente fizer pequenas alterações já é uma grande ajuda!

      Eliminar
  5. Acho que nós com o tempo vamos fazer com que os outros mudem um pouco em certas coisas que fazem
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Desde há muitos anos que faço separação de lixos, coloquei no autoclismo uma garrafa grande cheia de água, o que faz com que se a descarga de água seja bem menor, aproveito as água de lavar legumes para regar as flores e muitas outras coisas.
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. Ora aqui esta uma excelente atitude que pode fazer a diferença
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Grande Promoção

    ResponderEliminar
  8. I try to recycle as much as I can and use less straws when I go out.

    www.fashionradi.com

    ResponderEliminar
  9. Epa ir à casa de banho e não puxar o autoclismo, desculpem lá, mas não. Lol. E beber bebidas da lata é nojento, até me arrepia pôr lá a boca só de pensar onde aquilo andou o.O Tbm andei muito tempo com uma garrafa para pôr as beatas. Mas não é a coisa mais prática. Falta muito cinzeiro na rua... eu gosto de refeições sem carne ou peixe, mas é difícil fazer isso aqui em casa porque o marido quer é carne... Não trago sacos de plástico do supermercado qd vou buscar fruta e legumes. E tbm não deixo a torneira aberta sem necessidade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu disse cada um adapta as coisas à sua realidade, não somos todos iguais... Fazes a tua parte e isso é bom!

      Eliminar
  10. Foste de encontro ao que penso, estou ctg, se todos os fizermos um pouco, juntos acabamos por fazer muito :) continuo a fazer reciclagem, não sou capaz de deitar lixo para o chão e se for ao parque dou por mim a apanhar lixo dos outros e a colocar o caixote do lixo

    ResponderEliminar
  11. Se todos tiverem estes cuidados a diferença vai ser muito significativa! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  12. Que post maravilhosa!
    Hoje o povo só pensa em gastar, as vezes é bom lembrar de se concientizar sobre o mundo.


    Beijos da Thai
    https://blogdathaiara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  13. Sempre fiz a reciclagem, uso uma escova de bambu e já ando a reduzir o consumo de carne! Pequenos gestos que fazem a diferença :)
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  14. nice post!
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Não faço reciclagem porque sou preguiçosa:) mas também não uso plásticos, cartão ou vidro, tenho uma garrafa biodegradável onde tenho água que é o que bebo. Estou tão pouco tempo em casa que nem lixo faço e praticamente nem cozinho.
    Concordo contigo, o que me chateia são as manifes desses jovenzinhos filhinhos da mamã.

    Li por aqui alguns comentários contra a não descarregar o autoclismo, porque não?? Eu também faço isso e não é só por causa da conta da água nem do ambiente, é porque não há necessidade e pronto. Os homens que fazem xixi na rua como fazem? e nós mulheres, aquela que nunca fez na rua numa hora de aperto nem sabe a felicidade que dá ahahahahah
    Bjxxxxx bom domingo.

    ResponderEliminar
  16. Sempre reciclo, separo lixo, evito os plasticos e o consumo exagerado de agua.
    Beijinhos ;*

    Blog Menina Caprichosa | Canal Youtube | Facebook | Insta

    ResponderEliminar
  17. Fiquei fascinado com a carinha que aparece em cima. Que olhar tão carinhoso e sedutor

    Fazer xixi e não puxar o autoclismo? Hummmmm. Xixi perfumado

    Abraço

    ResponderEliminar
  18. Great post. Thank you so much for sharing.

    Giveaway - http://www.exclusivebeautydiary.com/2019/12/what-made-this-decade-count-for-you_1.html

    ResponderEliminar

Instragam