Translate

quinta-feira, 26 de setembro de 2019

# anual # como me posso organizar

Sabes te Organizar (10)

Organizar... Eis uma palavra que dá calafrios e dores de cabeça a muitas pessoas. Obviamente que não me tenho organizado muito bem, pois reparei que não fazia uma publicação desta rubrica há bastante tempo... Mas isso já é outra questão.
Desta vez, achei que seria interessante falar-vos no planeamento anual e de como eu organizo o meu planner anual de forma a tornar a minha rotina mais fácil e de forma a evitar gastos desnecessários.
Começo por criar uma tabela simples em word (nada mais básico não é), onde na primeira linha coloco os meses, na primeira coluna dos dias da semana, e nas restantes preencho com os dias do mês.

Depois, usei um marcador verde para destacar os feriados (inclui o carnaval porque a empresa onde eu trabalho fecha no carnaval), e a amarelo destaquei as datas festivas (dia do pai, dia da mãe, e os dias 24 e 31 de dezembro). 
A roxo, escrevi todos os aniversários, que eu sei que vão trazer gastos em prendas, e a cor-de-rosa, coloquei as coisas que tenho que fazer naquele mês e que sei que vão ser um encargo extra às minhas finanças, como por exemplo as vacinas da Egas da Becas, e o seguro do carro.
Agora proponho que analisemos o meu planner anual, para entenderem a forma como eu faço a gestão do mesmo:

Janeiro:
- 3 aniversários + o meu aniversário

Fevereiro:
- Carnaval. Como eu não celebro este é um bom mês para organizar as finanças e marcar por exemplo a consulta na dentista.

Março: 
- 2 aniversários
- Dia do Pai

Abril:
- Vacinas e registo da Becas 

Maio:
- Vacinas e registo da Egas
- 1 aniversário
- Dia da mãe

Junho:
- Sem aniversários e sem gastos extras planeados, é um bom mês para ir de férias porque além dos feriados, muitos dos destinos ainda não consideram este mês como época alta.

Julho:
- Aniversário de casamento dos meus pais
- 1 aniversário (prenda simbólica)
- Boa altura para ir ao médico fazer o check-up anual

Agosto:
- Continuar o check-up anual e fazer alguns exames de especialidade 

Setembro:
- Reorganizar as finanças.
- Fazer as listas e orçamentos para as prendas de natal (já só faltam 4 meses e ninguém quer ser apanhado desprevenido)

Outubro:
- 1 aniversário
- Bom mês para ir de férias,  muitos dos destinos ainda não consideram este mês como época alta. e porque temos um feriado que podemos aproveitar

Novembro:
- Seguro do carro
- 1 aniversário

Dezembro:
O pior mês se sempre.
- Prendas de Natal
- 2 aniversários

Como podem ver para mim são impensáveis gastos extras nos meses de janeiro e dezembro, pois já tenho uma carga extra muito grande. Os meses de março (por causa do aniversário da minha mãe) de abril, maio e novembro também são meses e que eu já sei que vou ter mais gastos, por isso vou evitar marcar férias ou exames médicos de especialidade nesses meses.
Junho e outubro são as melhores opções para férias, pelo menos se pretendo viajar. Já julho, agosto e setembro são meses onde posso e devo fazer exames médicos mais complexos e dispendiosos, bem como organizar as minhas finanças e aproveitar para poupar alguma coisa.

E então, o que acharam deste método de organização anual? Acham que pode ajudar financeiramente? Já alguém utiliza o planner anual?

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

22 comentários:

  1. Ai de mim se nao o soubesse :)
    Agora com a creche do Lu ainda mais hehe :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma boa organização é mesmo imprescindível, porque nos ajuda a ter um maior controlo nas nossas tarefas e despesas

    ResponderEliminar
  3. Atualmente não preciso pois tenho poucas atividades... mas levo as dicas! Bj

    ResponderEliminar
  4. Tenho que fazer uma coisa destas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  5. Assim é uma boa organização...
    :))

    Bjos - Votos de óptima noite.

    ResponderEliminar
  6. Eu bem que podia ser um pouco mais organizada no que se refere a estas coisas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Isso deve ser bastante prático
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro tudo o que seja dicas de organização. Não tenho uma coisa dessas, mas acho que vou aderir! Parece-me óptimo :)

    ResponderEliminar
  9. Essa visão 360 é sem dúvida nenhuma muito útil. Permite logo fazer uma gestão equilibrada.

    ResponderEliminar
  10. Por acaso sou uma pessoa bastante organizada, mas estas dicas nunca são de mais.

    ResponderEliminar
  11. siiiim meu deus também preciso de uma folha destas no meu planner para 2020 xD

    ResponderEliminar

Instragam