quinta-feira, 26 de setembro de 2019

# anual # como me posso organizar

Sabes te Organizar (10)

Organizar... Eis uma palavra que dá calafrios e dores de cabeça a muitas pessoas. Obviamente que não me tenho organizado muito bem, pois reparei que não fazia uma publicação desta rubrica há bastante tempo... Mas isso já é outra questão.

Desta vez, achei que seria interessante falar-vos no planeamento anual e de como eu organizo o meu planner anual de forma a tornar a minha rotina mais fácil e de forma a evitar gastos desnecessários.
Começo por criar uma tabela simples em word (nada mais básico não é), onde na primeira linha coloco os meses, na primeira coluna dos dias da semana, e nas restantes preencho com os dias do mês.

Depois, usei um marcador verde para destacar os feriados (inclui o carnaval porque a empresa onde eu trabalho fecha no carnaval), e a amarelo destaquei as datas festivas (dia do pai, dia da mãe, e os dias 24 e 31 de dezembro). 
A roxo, escrevi todos os aniversários, que eu sei que vão trazer gastos em prendas, e a cor-de-rosa, coloquei as coisas que tenho que fazer naquele mês e que sei que vão ser um encargo extra às minhas finanças, como por exemplo as vacinas da Egas da Becas, e o seguro do carro.
Agora proponho que analisemos o meu planner anual, para entenderem a forma como eu faço a gestão do mesmo:

Janeiro:
- 3 aniversários + o meu aniversário

Fevereiro:
- Carnaval. Como eu não celebro este é um bom mês para organizar as finanças e marcar por exemplo a consulta na dentista.

Março: 
- 2 aniversários
- Dia do Pai

Abril:
- Vacinas e registo da Becas 

Maio:
- Vacinas e registo da Egas
- 1 aniversário
- Dia da mãe

Junho:
- Sem aniversários e sem gastos extras planeados, é um bom mês para ir de férias porque além dos feriados, muitos dos destinos ainda não consideram este mês como época alta.

Julho:
- Aniversário de casamento dos meus pais
- 1 aniversário (prenda simbólica)
- Boa altura para ir ao médico fazer o check-up anual

Agosto:
- Continuar o check-up anual e fazer alguns exames de especialidade 

Setembro:
- Reorganizar as finanças.
- Fazer as listas e orçamentos para as prendas de natal (já só faltam 4 meses e ninguém quer ser apanhado desprevenido)

Outubro:
- 1 aniversário
- Bom mês para ir de férias,  muitos dos destinos ainda não consideram este mês como época alta. e porque temos um feriado que podemos aproveitar

Novembro:
- Seguro do carro
- 1 aniversário

Dezembro:
O pior mês se sempre.
- Prendas de Natal
- 2 aniversários

Como podem ver para mim são impensáveis gastos extras nos meses de janeiro e dezembro, pois já tenho uma carga extra muito grande. Os meses de março (por causa do aniversário da minha mãe) de abril, maio e novembro também são meses e que eu já sei que vou ter mais gastos, por isso vou evitar marcar férias ou exames médicos de especialidade nesses meses.
Junho e outubro são as melhores opções para férias, pelo menos se pretendo viajar. Já julho, agosto e setembro são meses onde posso e devo fazer exames médicos mais complexos e dispendiosos, bem como organizar as minhas finanças e aproveitar para poupar alguma coisa.

E então, o que acharam deste método de organização anual? Acham que pode ajudar financeiramente? Já alguém utiliza o planner anual?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

25 comentários:

  1. Ai de mim se nao o soubesse :)
    Agora com a creche do Lu ainda mais hehe :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Uma boa organização é mesmo imprescindível, porque nos ajuda a ter um maior controlo nas nossas tarefas e despesas

    ResponderEliminar
  3. Atualmente não preciso pois tenho poucas atividades... mas levo as dicas! Bj

    ResponderEliminar
  4. Tenho que fazer uma coisa destas!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  5. Assim é uma boa organização...
    :))

    Bjos - Votos de óptima noite.

    ResponderEliminar
  6. Eu bem que podia ser um pouco mais organizada no que se refere a estas coisas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Isso deve ser bastante prático
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Eu adoro tudo o que seja dicas de organização. Não tenho uma coisa dessas, mas acho que vou aderir! Parece-me óptimo :)

    ResponderEliminar
  9. Essa visão 360 é sem dúvida nenhuma muito útil. Permite logo fazer uma gestão equilibrada.

    ResponderEliminar
  10. Por acaso sou uma pessoa bastante organizada, mas estas dicas nunca são de mais.

    ResponderEliminar

Instragam