sexta-feira, 6 de setembro de 2019

# aulas # pais&filhos

5 dicas para um regresso às aulas sem problemas

Finalmente chegou o tão desejado (ou então não) regresso às aulas.
Para muitos jovens o regresso às aulas é aquela época em que recomeça uma nova rotina. Muitos estão neste momento a preparar-se psicologicamente para 9 meses de trabalho duro.
E se por um lado os anúncios que aparecem na televisão mostram crianças e adolescentes felizes no seu primeiro dia de aulas, a verdade é que para a grande maioria, o primeiro dia de aulas é um arrastar de pernas digno da série Walking Dead


Já lá vão 12 anos desde o meu tempo da escola, mas ainda me lembro o quanto era penoso ouvir o despertador no primeiro dia de aulas. O recomeçar da rotina, dos trabalhos, das aulas, nunca era fácil e acredito que continue a não ser para a maioria.
Contudo existem algumas dicas que ajudam a superar o regresso às aulas. Por isso saquem já dos vossos cadernos (ou dos cadernos dos vossos filhos) e tomem notas:

1. Material pronto
Antes do primeiro dia de aula convêm ter já o material todo pronto para evitar surpresas. O mesmo se aplica na rotina do dia-a-dia de um aluno. Deixar a mochila e o material pronto de véspera ajuda a manter tudo em ordem.

2. Determinem metas
Querem o tão desejado 20 a português? Sabem que a vossa pior disciplina é biologia e já se contentam com um 10? Pois bem se estão a pensar ir para a faculdade estes são números que vos preocupam, por isso antes do ano começar vejam quais são as disciplinas onde sabem que conseguem ter boas notas e quais são as com que estão com mais dificuldades. Vejam as médias e estabeleçam as metas que precisam de atingir até ao final do ano letivo.

3. Equilíbrio entre o sono e alimentação
Toda a gente sabe que para ter bons resultados é necessário comer e dormir bem. Manter este equilíbrio é fundamental para um bom regresso às aulas. A adaptação a esta rotina deve começar uma semana antes para dar ao corpo a possibilidade de se habituar a um novo ritmo.

4. Trabalhos de casa e estudo em dia
Manter os trabalhos de caso e a matéria em dia é fundamental principalmente quando chegar a altura dos testes. Assim além de ser menos matéria a estudar é provável que consigas criar um raciocínio lógico e em cadeia o que torna a compreensão da matéria mais fácil à medida que vá avançando.

5. Distrações só nas pausas
Sou das maiores defensoras do uso dos telemóveis, mas também sou ainda mais defensora do "estar atento nas aulas". Acreditem ou não o meu percurso académico foi sempre marcado pelo facto de estar atenta nas aulas. Isso ajudava-me a ter que estudar menos, pois tinha mais facilidade em me lembrar da matéria. Nos horários de estudo evitem estar sempre ao telemóvel, mas façam várias pausas ao longo do estudo, contudo evitem fazer pausas a meio de uma matéria, escolham momentos estratégicos para parar sem perder o raciocínio.

5. Usem as ferramentas online
Felizmente hoje existem mil e uma alternativas e ferramentas online. Pesquisem antes do regresso às aulas quais aquelas que se adaptam ao vosso estilo de estudo e de vida e usem-nas a vosso favor.

O que acharam destas dicas? Existe por ai alguém que vá ter em breve um regresso às aulas?


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

17 comentários:

  1. Já não sou estudante, mas achei umas óptimas dicas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. O porquê, tu lá saberás,
    não condenes os meus reparos
    nessa fotografia tão séria estás
    sem um sorrisinho nos lábios!

    Boa noite, bons sonhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  3. Oh que tens aí umas boas dicas para quem já estuda
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Mas que belas dicas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Que saudades do regresso às aulas! Ótimas dicas :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei do seu post, seu site é muito bom mesmo, estou toda semana visitando e lendo seus artigos.

    Parabéns!

    Meu Blog: Saude Cap

    ResponderEliminar
  7. good post!
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    https://stylishpatterns.blogspot.com

    ResponderEliminar

Instragam