terça-feira, 3 de setembro de 2019

# detox # saúde

10 dicas detox para regressar à rotina

Setembro chegou e com ele trouxe para muitas pessoas o regresso à rotina, está na hora de deixar de lado os exageros das férias e preparar um detox para abraçar a rotina o melhor possível e de forma saudável.

Hoje decidi falar-vos da minha rotina detox depois das férias:

1. Refeições planeadas
Tento ter um controlo mais rigoroso na minha alimentação depois de um período de excessos. Vou ao supermercado com uma lista de produtos que eu sei que terei que consumir obrigatoriamente.

2. Carnes brancas e peixe
Na minha alimentação não dispenso o consumo de carne branca e peixe, deixando para ultimo plano, as carnes vermelhas. Também evito consumo de hidratos de carbono pelo menos três ou mais vezes por semana. Doces, batata, arroz e massas, são alimentos que apesar de não serem proibidos são evitados ficando assim o seu consumo restrito ao fim de semana ou a um dia especial em que me "apeteça mesmo comer aquilo".

3. Horas para comer
Não consigo comer se não tiver fome, muitos dizem que é um erro, mas simplesmente não consigo, por isso limito as minhas refeições a 3 por dia: pequeno-almoço (sempre por volta das 07h15), almoço (sempre às 12h45), e o jantar. A hora do jantar pode sempre variar, mas nunca janto imediatamente antes de me deitar. Habitualmente aguardo no mínimo duas horas entre a hora do jantar e a hora de me deitar.

4. Líquidos
Felizmente já tenho o hábito de beber muita água, mas quando estou a fazer um detox tento beber mais chá, entre eles chás com componentes como sene (que ajuda a eliminar o inchaço, retenção de líquidos e a prisão de ventre), hibisco e chá verde.

5. Caminhadas e 15 minutos de lazer
Sempre que possível tento fazer uma caminhada mais longa com uma duração aproximada de 1 hora. Claro que nem todos os dias consigo ter essa disponibilidade, mas não me proíbo de ir até ao café e relaxar um pouco, no mínimo 15 minutos por dia. 

6. Evitar alimentos tóxicos e refeições pesadas
Numa fase de detox é preciso ajudar o organismo por isso é importante que alimentos pesados e processados sejam evitados, para que o nosso organismo consiga processar todos os nutrientes e coisas boas.

7. Detox de fora para dentro
O meu detox não incluí só cuidar do meu organismo, mas também da minha pele, até porque durante as férias a pele está sempre exposta a mais agressões do que o normal, por isso todas as semanas faço uma hidratação da pele do rosto, e a cada 15 dias faço também uma leve exfoliação. Todos os dias cumpro os cuidados mínimos normais, uma boa limpeza e um creme de manhã e à noite.

8. Cuidados com o corpo
A hidratação da pele do corpo é fundamental, por isso tomo sempre banho com água morna. O banho deve ser um momento de descontração e ideal para relaxar. No mínimo faço uma esfoliação por mês, mas se achar necessário posso fazer até duas por mês. Depois do banho uso sempre um creme anticelulítico redutor e vou intercalando o seu uso com o gel reafirmante hipotérmico. Não dispenso o uso de óleo de amêndoas doces nas estrias que com o sol tem tendência a ficar mais visíveis. Uma vez por semana passo ainda pelo corpo um rolo de microagulhamento, para ajudar a circulação do sangue em zonas com celulite, estrias e de maior gordura.

 9. Cuidados com o cabelo
Depois das férias é imperativo cortar as pontas espigadas do cabelo. Aposto sempre em máscaras de hidratação após a lavagem e sérum para o enriquecer. Também opto sempre por lavar o cabelo de cabeça para baixo de forma a gerar a circulação do sangue nos vasos capilares. 

10. Horas de sono bem aproveitadas
Dormir bem é meio caminho andado para um dia de sucesso. No meu caso eu preciso de dormir entre sete a oito horas por noite, por isso tento manter um horário mais ou menos fixo e estável. No regresso à rotina é sempre complicado habituar o corpo a acordar cedo e a deitar mais cedo, mas o ideal é que nos dias anteriores comecemos a tentar criar essa rotina para evitar surpresas.

Relembro que as dicas que vos deixei são aquelas que utilizo comigo e com as quais consegui ver resultados, todas as pessoas são diferentes e por isso cada opção de detox deve ser considerada a pensar especialmente em cada um.

Se tiverem mais alguma dica ou sugestão que queiram acrescentar, não deixem de comentar!

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

19 comentários:

  1. Óptimas dicas, bem que devia seguir algumas delas! :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tento seguir quase religiosamente, mas ainda agora estou a comer um gelado heheheh

      Eliminar
  2. Gostei das dicas. Quanto à foto, não é perigoso uma mulher bonita andar assim por caminhos tão isolados e sós?

    Claro que se aparecer um "maluco" é porque o caminho não era assim tão isolado ou tão só, eheheeheh

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah ah ah mas eu não estava sozinha, caso contrario, quem ´ze que tirou a foto?

      Eliminar
  3. Vamos lá abraçar esse detox :D ótimas dicas!

    ResponderEliminar
  4. Nossa que tens aí umas boas dicas
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Dicas incríveis, é sempre um pouco complicado regressar à rotina.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Hi, I loved this post, it was the most interesting. I like your blog, do you want us to follow each other? let me know.

    ResponderEliminar

Instragam