sexta-feira, 19 de abril de 2019

# limpezas

Limpezas de primavera (2ª Parte)

Como já vos tinha dito, decidi aproveitar o fim de semana prolongado para fazer as minhas limpezas de primavera.
Confesso que adoro fazer limpezas de primavera e todos os anos procuro fazer mais e melhor, por isso, e porque sei que tal como eu muitas pessoas vão aproveitar estes dias para as limpezas decidi deixar algumas dicas para que tudo corra bem:
1. Arejar
Quando faço as minhas limpezas gosto de colocar tudo a arejar no terraço. Claro que para quem vive num apartamento é difícil, mas façam um esforço. Lavem os tapetes e as mantas uns dias antes para terem tudo pronto quando acabem as limpezas.

2. Colchão
Esta é uma boa altura para virarem o colchão primeiro para o lado de verão e depois coloquem os pés para a cabeceira, isto vai impedir que o colchão ganhe as formas do corpo e por isso vai durar um pouco mais.

3. Atenção aos teclados
É muito fácil acumular sujidade nos teclados, mas limpa-los nem sempre é fácil. Com um palito e uma toalhita podem limpar tecla por tecla. É uma tarefa morosa mas vai valer a pena.

4. Persianas
Eis outra coisa que leva qualquer pessoa ao desespero. Pessoalmente e se tiver a possibilidade tento tirar fora e limpar com a máquina de pressão, mas como essa realidade nem sempre é possível, a melhor forma de o fazer é usar um detergente que não cause descoloração, misturem o detergente com água e com um pano molhado limpem secção por secção.

5. Limpar as paredes
Se não tem problemas com humidades um pano molhado em detergente será o suficiente, basta esfregar com força. Caso tenham problemas de humidade e querem tirar aquelas manchas horríveis da parede usem lixívia. A divisão vai ficar com um cheiro forte, mas pelo menos eu avisei que era importante arejar tudo!

6. Atenção ao ar condicionado
De certeza que durante o inverno, usaram o ar condicionado, por isso está na altura de o limpar antes de o usar no verão. Acreditem ou não, este equipamento acumula muitas bactérias.

7. Apostem em plantas
A primavera é também uma altura para apostar em plantas e acreditem, elas podem dar aquele ar natural e fresco a qualquer divisão, além disso são um ambientador natural.

8. Não tirem de um canto para o outro
Quando estamos a arrumar e a esvaziar armários é tentador mudar as tralhas de um lado para o outro, contudo se é algo que já não utilizam então deitem fora ou coloquem para doação.

9. Janelas sem sol
O ideal é limpar as janelas e os vidros quando os mesmos não estiverem expostos ao sol, pois o sol vai fazer com que o detergente seque rapidamente deixando manchas nos vidros.

Outras dicas importantes:
  • Coloquem lavanda nos armários;
  • Limpem os candeeiros com um espanador, se forem de pano, recorram aqueles rolos que habitualmente se usam para retirar os pelos das roupas;
  • Encerar a mobília de madeira;
  • Limpem os interruptores da luz com um algodão com álcool;
  • Recorram a produtos naturais como vinagre, limão, sal e bicarbonato de sódio.

Espero que tenham gostado das dicas, mais alguma que queiram acrescentar?

Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

18 comentários:

  1. Que ótimas dicas :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Mas que boas dicas, algumas já faço a bastante tempo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Boas dicas. Este ano as minhas limpezas de Primavera devem ser lá para o Verão. Com os olhos em tratamento e à espera de nova cirurgia, só se limpa mesmo o essencial.
    Abraço e Páscoa Feliz

    ResponderEliminar
  4. Eu não faço limpezas na primavera, tapetes e edredons ou cobertores lavo quando necessário, paredes o mais que tudo pinta se for preciso, janelas e persianas também lavo quando precisam, armários da cozinha etc etc faço tudo quando é necessário. A minha casa só tem o indispensável, por isso é muito fácil de limpar.
    Bjxxx

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aqui em casa também, mas sabe sempre bem fazer estas limpezas!

      Eliminar
  5. Tenho de arranjar tempo e vontade para fazer o mesmo.

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas!... Também tenho andado a destralhar, aqui por casa, nestes últimos dias... e para a semana... também vou continuar com as minhas limpezas, o que tenho andado a fazer aos poucos... cozinha já ficou despachada... próxima semana... a sala e a respectiva marquise...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam