domingo, 17 de fevereiro de 2019

# guest post # vida

Guest Post: A importância de uma história de vida

Cresci a ouvir o meu avô a partilhar histórias de vida que ele dizia serem do tempo dele. O que é certo é que ainda hoje o tempo é dele mas parece achar que o que foi seu ficou lá atrás.
Ele era ponto e encenador num grupo de teatro da aldeia e por isso muitas vezes vi histórias de vida inventadas ou reais a subir ao palco.
Cresci mais um pouco e os meus ouvidos não se quiseram fazer de surdos. Levei os 5 sentidos comigo para todo o lado e em muitos sítios - pequenos e grandes, escutei e vi pessoas que traziam uma bagagem belíssima mas muitas vezes pesada de dor e obstáculos que mais tarde ou mais cedo se transformou em superação. Cada pessoa passou a ser para mim uma caixa de pandora que quando se abria sem mentiras nem vergonha partilhava de si o seu maior encanto: a vida.
Foi entre o voluntariado e o trabalho que dei mais uso à arte da escuta ativa. Quantas pessoas podemos realmente dizer que escutamos e fomos para lá dos estigmas e aparências? Vale uma reflexão e pelo menos uma mudança para a chamada de atenção.
Escutar de forma empática e sem julgamentos é uma tarefa árdua se realmente for bem executada. Eu ainda estou em treinos, mas todos os dias sinto que estou melhor a escutar sem querer fazer batalhas internas que coloquem em cheque a outra pessoa.
Tenho tomado este desejo pela escuta e pela valorização da preciosidade que cada ser humano traz consigo como missão. Partilho continuamente no mundo online e através de eventos histórias reais na primeira pessoa e outro exercício ainda mais colaborativo de crescimento: a partilha de lições de vida. 
Desde jovens a mais avançados nesta corda da vida partilham sem receios as suas conquistas e as suas sombras. Pessoas que se cruzam com a nossa a níveis que nem imaginaríamos à partida ser tão possível se apenas olhassemos à distância para a nacionalidade, as raízes, as condições financeiras ou outras características tipo que nos limitam a vista.
Para além das pessoas as histórias levaram-me a projetos. Muitos deles de empreendedores sociais. A minha missão expandiu da partilha de indivíduos para também a de projetos através das pessoas que os compõem.
Acredito que a mudança está a uma história e lições de vida de distância, mas acredito mais ainda que a colaboração é a chave para abrir muitas portas.
Agradeço ao "Ontem é só memória" pelo convite para partilhar um pouco das minhas palavras contigo e aproveito para deixar o convite de trazeres as tuas chaves para abrirmos mais portas em conjunto.



Muito obrigada à Joana pela tua colaboração, foi um prazer receber-te aqui no meu cantinho.
E sim, será um prazer aceitar o teu convite.


Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |

23 comentários:

  1. Gostei muito do post, do texto... sou exactamente da mesma opinião, acho que empatia é uma das chaves importantes para um mundo melhor. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mrs.Margot!Espero continuar a partilhar consigo pelo www.soloadventures.org

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Elisabete! Espero poder cruzar-me consigo pelas minhas partilhas no www.soloadventures.org

      Eliminar
  3. Oh gostei bastante de ler este post, pois há coisas que ouvimos que nos nós faz pensar para que posso mudar um pouco.
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras Sofia! Fico feliz por saber. Espero poder cruzar-me consigo pelo www.soloadventures.org

      Eliminar
  4. Que partilha maravilhosa *-*
    Saber escutar parece simples, mas exige muito de nós; exige, sobretudo, verdade, porque temos que nos predispor ao outro, sem julgamentos.

    ResponderEliminar
  5. Hoje é isto que cada vez faz mais falta! Ouvir os outros, as suas histórias e experiências, aprender e também ensinar. Faz tanta falta conversar

    ResponderEliminar
  6. Ouvir é bem mais fácil que escutar!
    Bem pertinente sua escolha!!!
    Boa semana ...

    ResponderEliminar
  7. Muito bom. Saber ouvir e tirar bom partido das experiências de vida, é maravilhoso .


    Hoje:- Sou tudo, sou nada. Sou o coração vadio.

    Bjos
    Votos de uma óptima Segunda - Feira.

    ResponderEliminar
  8. mt bacana saber mais da historia dela e dessa lição de vida

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  9. Gostei muito do testemunho da Joana:) muito obrigada as duas pela partilha :)
    Beijinhos
    https://matildeferreira.co.uk

    ResponderEliminar
  10. Mais um post formidável! Adorei!!!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam