O coaching é um processo que se centra em resolver problemas específicos ou alcançar objectivos concretos de uma forma rápida e quantificável. O ou a profissional (ou coach) é um orientador que conduz o ou a cliente do estado actual para o estado desejado. Esta tem de ser uma parceria baseada na confidencialidade, honestidade e responsabilidade.
O objectivo principal passa por superar desafios, potenciar capacidades e melhorar a auto-confiança, num processo estimulante e criativo que inspira e maximiza o potencial profissional ou pessoal de quem requer este serviço. Existem vários tipos de coaching e nós vamos explicar três deles: o coaching pessoal, o coaching familiar e o coaching empresarial.
Coaching pessoal:
Tal como o nome indica, este ramo de coaching tem como objectivo uma transformação a nível pessoal. Esta mudança pode ser tanto a nível de estilo de vida e hábitos alimentares, como a nível de ansiedade, relações amorosas, stress, gestão financeira, rendimento desportivo, entre outras coisas. São muitos os campos em que o coaching pessoal pode actuar.
O essencial é estabelecer metas que se pretendem atingir e alcançá-las ao longo do tempo. O papel do ou da coach é de potenciar as capacidades do cliente, ajudando a encontrar em si todas as respostas e a introduzir melhorias na sua vida.
Adquirir e reforçar confiança, superar bloqueios, medos e crenças, melhorar a comunicação e a assertividade, definir objectivos e desenvolver autoconsciência são algumas das finalidades de um processo de coaching pessoal.
Coaching familiar:
Por vezes não é fácil manter uma dinâmica familiar harmoniosa. Há alturas em que é preciso gerir conflitos e que os diferentes indivíduos que constituem a família não estão alinhados, havendo disputas entre irmãos, pais, mães e filhos ou interpretações distorcidas.
No coaching familiar, o coach e a família definem objectivos e um plano de acção para todos os membros, de forma a potenciar uma série de competências de comunicação positiva, da valorização das características de cada um, do respeito e da cooperação.
Neste tipo de sessões, o plano de acção e as ferramentas necessárias para a resolução do problema são descobertas pelos próprios elementos da família. Isto é, o ou a coach dirige a sessão através de perguntas poderosas (ou até dinâmicas mais activas como pequenos jogos ou desafios) em que os indivíduos terão de pensar e reflectir. Ao encontrarem as suas próprias soluções, a implementação das mesmas será facilitada e, provavelmente, mais eficaz.
Coaching empresarial
Os serviços de coaching não se limitam ao âmbito da vida privada. Uma outra modalidade de coaching está directamente relacionada com o ecossistema laboral. Os meios empresariais e os mercados são exigentes, estão em constante mudança e os vários elementos de uma organização ou empresa acarretam com toda esta pressão.
Para além disso, não é fácil gerir relações e uma comunicação eficiente dentro da própria empresa, visto que cada pessoa tem necessidades, características, forças e debilidades muito próprias.
O coaching empresarial pretende promover o sucesso a todos os níveis da organização. O ou a coach dirige as sessões através de processos que promovam e estabeleçam mudanças nos pensamentos, atitudes e comportamentos, alinhando-os de forma a que este sucesso seja alcançado.
Para alcançá-las, o ou a coach normalmente dinamiza as sessões não apenas através de discursos, mas também recorrendo a perguntas e exercícios práticos de brainstorming, mapas mentais e interpretação de imagens. A partir daqui o foco está em encontrar soluções e estabelecer estratégias adaptadas às necessidades de cada um, com o objectivo de melhorar as competências que não possuem tão desenvolvidas e potenciar a melhor versão de cada elemento.
Assim sendo, um serviço de coaching pode ser uma excelente orientação para as mais diversas áreas. O objectivo será sempre que se proceda a uma mudança, que se potenciem capacidades e se destruam barreiras, tudo isto através de ferramentas que serão descobertas pelo próprio indivíduo ao longo das sessões. Um ou uma boa coach podem ser a chave para que alcance a melhor versão de si.
Este texto foi pago ou patrocinado.
Acompanhem as novidades através do Facebook | Instagram | Twitter |
Eu acredito que eles tem um papel muito importante. Ótimo post!
ResponderEliminarwww.vivendosentimentos.com.br
Quanto mais conheço sobre o assunto mais acho isso!
EliminarBom não sabia o que é que a palavra queria dizer. Na verdade o que fazem é mais ou menos o que eu pensava, mas continuo com uma dúvida. Qual a formação profissional destes profissionais. Psicologia, sociologia, relações humanas, ou o quê?
ResponderEliminarAbraço e bom fim-de-semana
Realmente... também faço a mesma pergunta... mais modas, é o que é...
EliminarJá tinha ouvido falar na profissão, mas confesso que não tinha bem noção o que era e em que campos incidia, mas é sempre bom conhecer mais :)
ResponderEliminarAinda bem então que gostaste das informações!
EliminarMuito interessante. Adorei :)) Não conheço a profissão...
ResponderEliminarDo nosso amigo Gil António, com : Amor reflectido na cor das águas do mar
Bjos
Votos de uma óptima Sexta - Feira.
Fico feliz por saber que achaste este post interessante!
EliminarGostei bastante da tua partilha, mesmo importante
ResponderEliminarBeijinhos
Novo post //Intagram
Tem post novos todos os dias
Ainda bem que gostaste!
EliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarOlá:- À primeira impressão até pensei que era algo sensual sei lá. Mas pronto. Depois vi que não era, Fiquei mais culto com o ... coaching.
ResponderEliminarDeixando cumprimentos
Ah ah ah
EliminarDesconhecia a expressão por isso obrigada pela partilha! Bj
ResponderEliminarNão precisas de agradecer!
EliminarNão estava totalmente a par dos diferentes tipos de coaching, nem das suas particularidades, mas é interessante perceber naquilo que se dividem
ResponderEliminarTambém acho que sim!
EliminarUm post fantástico e super útil!!!
ResponderEliminarUma profissão, em franco desenvolvimento, actualmente, nas mais diversas áreas...
Beijinhos
Ana