Translate

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

# #ontemesomemoria # #pequenabonecadetrapos

Apresento-vos o José Régio

Como sabem recentemente fui passar um dia a Vila do Conde, e além de visitar o Convento de Santa Clara, ainda aproveitei o bom tempo que se fazia sentir para relaxar na Praça José Régio.

Mas afinal quem foi José Régio?
Para quem não sabe José Régio é o pseudónimo de José Maria dos Reis Pereira, estamos a falar de um escritor, poeta, dramaturgo, romancista, ensaísta, cronista entre outros que nasceu em Vila do Conde a 17 de setembro de 1901.
Até à sua morte a 22 de dezembro de 1969, este famoso e diversificado escritor português publicou cerca de 50 obras, entre elas ficção, novelas, poesia e ainda alguns ensaios e cartas.
Foi ainda muito jovem que publicou os seus primeiros poemas nos jornais de Vila do Conde, porém depois de uma breve e infeliz passagem por um internato no Porto (que foi a inspiração para "Uma Gota de Sangue"), partiu para Coimbra onde se licenciou em Filologia Romântica.
Em 1927 José Régio começou a dar aulas de Português e Francês numa escola do Porto, mas mais tarde em 1928 começou a lecionar no Liceu Nacional de Portalegre (atual escola Mouzinho da Silveira) onde esteve uma grande parte da sua vida. Aposentou-se da vida docente em 1962, mantendo-se por Portalegre até 1966 data em que regressou definitivamente a Vila do Conde.

Como escritor, José Régio é considerado um dos maiores criadores da literatura moderna portuguesa. Nas suas obras é constante encontrar o conflito entre o Homem e Deus, o artista e a sociedade, o Eu e os outros. Estamos a falar de um autor que constrói as suas obras num tom de misticismo e intimismo.

Apesar de nunca ter lido nada deste autor (shame on me), achei que seria bom partilhar com vocês alguma obras que pelo menos para mim parecem merecer destaque:
1; 2; 3; 4

23 comentários:

  1. Por acaso também nunca li nenhuma obra dessa escritor! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  2. Por acaso não conhecia
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Um dos meus escritores preferidos. Tenho pena de apenas ter lido 4 dos seus muitos livros. O vestido cor de Fogo, Não vou por aí As encruzilhadas de Deus, e Cântico Negro.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Pois então muito prazer! :) Nunca li nada dele. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Também não o conheço, Isy; mas, agora, procurarei conhecer a sua obra! Obrigado, boa semana.

    ResponderEliminar
  6. Que me recorde, acho que também nunca li algo de José Régio :/

    Boa semana, minha querida*

    ResponderEliminar
  7. Um grande autor português... embora não conheça muito a fundo, a sua obra!
    Estou a adorar ver-te mais vezes, nas fotos do teu blogue, cachopa!...
    Adorei o post! Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

Instragam